SPEM, a Salomon, o movimento EM’força e “A Mágica”
A Salomon juntou-se com a nova “ A Mágica ”, à Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla ( SPEM ) para ajudar a divulgar a causa e sensibilizar para a importância do desporto na vida das pessoas com Esclerose Múltipla (EM).
“ A Mágica ” do movimento EM’força
Assim a nova “ A Mágica ” do movimento EM’força tem agora a assinatura da Salomon, uma t-shirt de alta qualidade, com características ideais para praticar trail running, mas também para correr em estrada.
Esta será a nova companheira de todos os que não desistem, mesmo com Esclerose Múltipla. Esta edição é limitada e estará para venda solidária na SPEM por apenas €25. O valor angariado servirá para o desenvolvimento e promoção de um programa da atividade física para os portadores de EM nas delegações regionais da SPEM.
Desporto é essencial para todas as pessoas com EM
“Está provado que o desporto é essencial para todas as pessoas com EM”, sublinha Eduardo Pinto da SPEM.
“Este apoio é de extrema importância pois para uma instituição que vive maioritariamente de donativos, fica difícil ter verbas para conseguir renovar stock de material e oferecer aos nossos atletas equipamentos de qualidade que se adequem aos seus desafios e às suas necessidades em prova”, refere ainda Eduardo Pinto.
A SPEM, o movimento EM’força e “A Mágica”
“A Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social criada em 1984, que tem como missão contribuir para a melhoria das condições de vida dos portadores de Esclerose Múltipla e das pessoas que com eles convivem.
O movimento EM’força, nasce no final de 2012, quando um colaborador da organização achou que o desporto seria uma ótima ferramenta de divulgação da Esclerose Múltipla e da SPEM, ao mesmo tempo que promovia a prática de exercício físico pelos portadores de EM, conseguindo ainda angariar verbas tão necessárias para o funcionamento da instituição.”
” A Mágica “
O nome “ A Mágica ” surge de uma vontade de querer dar um nome com significado à t-shirt, algo que lhe desse um estatuto acima do normal e que permitisse que quem a usasse pudesse sonhar ir mais longe, alcançar o impossível.
“E isto muitas vezes só se consegue com magia, e nada melhor do que vestir um fato que nos dá esse super-poder! Quando vestimos ” A Mágica ” tudo é possível, somos mais do que pessoas normais, conseguimos fazer mais do que as pessoas normais. E mesmo que assim não o seja, é o que sentimos e é o que transmitimos a quem nos vê de fora.” explica Eduardo Pinto.
100 os atletas ativos com EM
Atualmente são cerca de 100 os atletas ativos com EM e que já fizeram muito mais do que esperavam com a doença. Exemplo disso é Alexandre Dias, que foi o primeiro atleta português com EM a participar no Campeonato do Mundo de Ironman no Hawai, e que já conta com 7 maratonas e 30 meias-maratonas, ou Eduardo Pinto que já completou várias provas de Ultra Trail Running.
Esclerose Múltipla
A Esclerose Múltipla é uma doença crónica, inflamatória e degenerativa, que afeta o Sistema Nervoso Central (SNC). É uma doença que surge frequentemente entre os 20 e os 40 anos de idade, ou seja, entre os jovens adultos. Afeta com maior incidência as mulheres do que os homens. Estima-se que em todo o mundo existam cerca de 2.500.000 pessoas com EM (dados da Organização Mundial da Saúde) e em Portugal mais de 8.000 (Gisela Kobelt, 2009).
Quem quiser agarrar “ A Mágica ”, pode enviar um e-mail para desporto@spem.pt com o assunto “Encomenda Nova Mágica Salomon”, indicando o nome e tamanho da t-shirt. Caso não consiga ir à sede da SPEM em Lisboa para a levantar, indique a morada para envio, que acresce €5 de portes.
Como é uma edição limitada, as encomendas serão por ordem de receção dos e‑mails, de acordo com os tamanhos disponíveis.
[divide icon=”circle” width=”medium”]
Texto: Ana Águas