SPORTING LIDERA EM JORNADA DE RECORDE NACIONAL

Margarida Oliveira - Foto: FPA
A primeira jornada dos Campeonatos Nacionais Sub-18 em Pista Curta terminou ontem em Pombal com as formações do Sporting, em masculinos e femininos, na frente da classificação coletiva.
Ponto alto da competição surgiu com o recorde nacional dos 300 metros femininos obtido por Margarida Oliveira, do Sporting, com a marca de 39,22.
Estes campeonatos são organizados pela Federação Portuguesa de Atletismo, com apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e do Município de Pombal.
Leia também
POMBAL ANIMADO PELOS NACIONAIS SUB-18
“Eu desejo fazer história” disse Margarida Oliveira do Sporting Clube de Portugal
Em termos individuais, destaque para jovem sportinguista Margarida Oliveira, que correu na última série dos 300 metros, cortando a meta em 39,22 segundos.
Bateu o recorde nacional do escalão, por 17 centésimos, e estabelecendo novo recorde dos campeonatos.
O anterior recorde (39,39 segundos) fora estabelecido nestes mesmos campeonatos, em 2020, por intermédio de Leonor Ferreira.
A recém recordista nacional, no final da prova, referiu “que há muito pensava neste resultado. O recorde nacional era claramente um objetivo.
Encarei muito bem esta prova, sentia-me bastante rápida e dei tudo logo desde início. Eu desejo fazer história e hoje dei um passo para isso, ficando na história do escalão”.
Destaques dos atletas que conseguiram superar recordes dos Campeonatos
Outros destaques seguem para os atletas que conseguiram superar recordes dos Campeonatos.
O primeiro foi o velocista brasileiro Paulo Albieri, do Centro de Atletismo do Porto, que venceu os 60 metros em 6,99 segundos, superando em três centésimos o anterior máximo.
O atleta do CAP pretendia mesmo “baixar dos sete segundos, era esse o objetivo da época de inverno. Com a competição achei que poderia ser mesmo aqui que conseguiria”.
O outro recorde dos Campeonatos surgiu nos 1500 metros. Afonso Gomes, do Sporting de Braga, revalidou o seu título nacional, com a marca de 4m32s76”, melhorando o anterior máximo que já lhe pertencia.
“Não estava à espera de bater o meu recorde, confesso.
Contudo, como a primeira série foi rápida, senti que tinha de correr mais rápido pois o meu objetivo era ser campeão”, afirmou o atleta minhoto.
Outros resultados de destaque foram obtidos por atletas que também revalidaram os seus títulos, como:
Carolina Ventura, do Benfica, vencedora dos 60 metros (7,59 segundos);
Mariana Moreira, do UD Várzea, vencedora dos 1500 metros (4m32s70”);
e Inês Pedro, do Amigos da Montanha, vencedora do salto em altura, com a marca de 1,59 metros.
Tiago Matos e Sara Ferreira voltam a triunfar
Os vencedores das provas combinadas de há uma semana, Tiago Matos, do CD Priscos, no heptatlo, e Sara Ferreira, do Vitória SC (Guimarães), no pentatlo, voltaram a triunfar esta semana.
Ele, no comprimento, com a marca de 6,83 metros – e que viu o segundo classificado, Samuel Amaro, atleta sub-16 do Oliveira do Hospital, saltar o mesmo (6,83 m) e a subir ao terceiro lugar de sempre no escalão sub-16 -, ela, também no comprimento, com a marca de 5,68 metros.
Em termos coletivos, o Sporting lidera as duas classificações (masculinos com 57 e femininos com 54 pontos), à frente do Juventude Vidigalense (51 e 39 pontos, respetivamente, em masculinos e femininos).
Na terceira posição do pódio seguem, em masculinos, o Clube Sport Marítimo, com 36 pontos, e a Academia Susana Estriga, com 29.
Como ver a acompanhar os Campeonatos Nacionais Sub-18
As informações (regulamento e histórico da competição) estão disponíveis na página da Federação Portuguesa de Atletismo.
Os inscritos e os resultados em direto estão disponíveis no Portal FPA Competições
A prova terá transmissão em direto (streaming) no Youtube e Facebook da FPA