INTERNATIONAL STAR CLASS YACHT RACING ASSOCIATION COMEMOROU 100º ANIVERSÁRIO DA CLASSE

Foto: Beatriz Domingos

A 3 e 4 de Dezembro, a International Star Class Yacht Racing Association organizou o “2022 Moscatel Trophy” para comemorar os 100 anos da Classe, no Clube Naval Setubalense (CNS), tendo ainda a comparticipação da Star Class District 15.

Fonte: Clube Naval Setubalense – Vela
Fotos: Beatriz Domingos

International Star Class Yacht Racing Association comemorou os 100 anos da Classe

Este evento foi muito importante, tanto para o Clube como para a Classe, pois ambos possuem o desejo e vontade de reviver os Star.

Foto: Beatriz Domingos

O Clube ao ser aprovado e capaz de realizar este Campeonato pretende ser o Host para muitas outras futuras regatas, sempre em Parceria com a Casa Ermelinda Freitas e o Municipio de Setúbal.

Neste Campeonato contou-se com uma frota de Cinco Stars e dentro destes participaram nomes muito importantes na Vela Portuguesa.

O Armador Sueco Harald Orneberg contou com o Proa Afonso Domingos, o primeiro Europeu a ganhar uma Bacardi Cup e a realizar o mesmo feito duas vezes.

Foto: Beatriz Domingos

Ainda possui duas Participações Olimpicas nesta classe, uma delas com o Proa Frederico Melo, que também participou neste campeonato com o Skipper Suiço Piet Eckert.

Esta dupla já venceu um Campeonato Europeio da Classe e a temporada deste ano foi incrivel.

Dentro de Oito Campeonatos, em dois classificaram-se em primeiro e estiveram presentes em Três Podios, com um Quinto Lugar no Europeu.

Renato Conde e Rubrio Basilio, foram outros Portugueses presentes, com a devida experiência noutras classes e apesar do Background das outras equipas, foram os Vencedores deste Evento, seguidos do Barco Suiço e após do Sueco.

Foto: Beatriz Domingos

O insólito e inesperado que ocorreu no segundo dia

No segundo dia aconteceu algo insólito e inesperado, a Equipa da organização do Troféu do Clube Naval Setubalense participou numa acção de resgate de uma embarcação naufragada junto à entrada da barra de Setúbal, onde se estava a montar o percurso de regata.

Foram salvos por esta equipa Três naufragos que se encontravam na água e o Quarto estava são e salvo por um membro do Clube de Canoagem do Sado no baixio da barra.

Todos os Atletas ambicionam continuar nesta Classe e o Clube Naval Setubalense (CNS), que a Frota cresça, obtenha uma Projeção Internacional e os que já fazem parte da mesma se mantenham.

Que a Baía de Setúbal se promova como um excelente palco para a prática da modalidade e para a divulgação do potencial turístico a nível internacional.

Parceiros

Deixe um comentário