Subida Épica na Pampilhosa da Serra vai ser inaugurada

30-Xisto-1

Para os apaixonados pelo ciclismo e pela montanha, as Aldeias do Xisto têm um desafio aliciante: a nova Subida Épica Porto de Vacas – Xiqueiro, na Pampilhosa da Serra. O ambiente está assim preparado: paisagens arrebatadoras, convívio e subidas desafiadoras… E a Serra do Açor promete recebê-lo com todo o esplendor para mais uma aventura ímpar pelas Aldeias do Xisto. Marque na agenda.

É já no próximo dia 15 de maio (domingo) que será adicionada mais uma Subida Épica Aldeias do Xisto ao portefólio das Bike Roads, projeto através do qual, e à semelhança do que acontece nalguns destinos de montanha noutros países, estão a ser caracterizadas e sinalizadas algumas das subidas mais desafiantes em Portugal para se fazer em bicicleta.

Desta vez é a Serra do Açor que nos recebe em todo o seu esplendor para a Subida Épica Porto de Vacas – Xiqueiro, na Pampilhosa da Serra. Será num ambiente de festa que os participantes irão enfrentar esta nova subida ao lado de amigos e outros amantes do ciclismo, num desafio cronometrado e que terminará bem no alto da montanha – aos 1.030 metros de altitude!

Esta subida, com 11 km de extensão e cerca de 6,3% de inclinação média, surpreende pelo seu grau de desafio e pela espetacularidade das paisagens envolventes, terminando num colo com uma soberba vista onde o cume da Serra da Estrela se impõe como pano de fundo por detrás do cenário do complexo mineiro da Barroca de Cima. Para o lado oposto, a vista estende-se ao longo dos cumes da Serra do Açor e da Serra da Lousã, com a Barragem de Santa Luzia a contrastar com as suas águas em tons de azul.

No fim de semana da inauguração estará disponível um conjunto de três circuitos, para que, durante dois dias, os participantes possam, em autonomia, descobrir as melhores propostas de circuitos de bicicleta de estrada desta região. No sábado, os participantes poderão optar entre dois circuitos com diferentes níveis de dificuldade e, no domingo, poderão efetuar um terceiro circuito que integrará a participação na inauguração da “Subida Épica Porto de Vacas – Alto do Xiqueiro”. Neste dia haverá no programa do evento a opção de sair em pelotão da Pampilhosa da Serra, rumo à base da Subida Épica para a sua inauguração e regresso à Pampilhosa da Serra percorrendo o circuito aconselhado para este dia.

PROGRAMA

Sábado, dia 14 de Maio
Programa livre, com propostas de 2 circuitos (Granfondo das Minas e Mediofondo do Ceira) disponibilizados no site a serem efetuados em autonomia pelos ciclistas.

Domingo, dia 15 de Maio
9:30 h – Abertura do secretariado (Porto de vacas)
10:30 h – Inauguração da Subida Épica Aldeias do Xisto ® Porto de Vacas – Xiqueiro
10:35 h – Partida para a subida cronometrada
11:15 h – Chegada prevista dos atletas mais rápidos ao final da subida
12:00 h – Chegada prevista dos últimos atletas ao final da subida
11:15 – 12:15 h – Lanche de reposição

O acesso da Pampilhosa da Serra ao início da Subida Épica em Porto de Vacas com passagem em Janeiro de Baixo e Janeiro de Cima e o regresso no final à Pampilhosa da Serra poderá ser efetuado opcionalmente em bicicleta e em autonomia, percorrendo o circuito “Mediofondo do Zêzere” disponibilizado no site bike-roads.com.

Todas as informações, assim como as inscrições, estão disponíveis aqui.

Parceiros

Deixe uma resposta