Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Telma Monteiro e Joana Ramos em Ekaterinburg

O Grand Slam de Ekaterinburg arrancou esta sexta-feira, 15 de março, na Rússia. Durante os três dias da prova, 358 Atletas (206 masculinos e 152 femininos) em representação de 47 países, vão pisar os tatamis russos em busca da Medalha de Ouro e dos respetivos 1000 pontos para o Ranking Mundial.

Neste dia inaugural, estiveram 4 Judocas Lusos em ação:

Telma Monteiro

‘wazari’ impediu Telma Monteiro de lutar pela vitória

Telma Monteiro (-57 kg) entrou nos tatamis como atual Campeã da prova e somou a primeira vitória contra a búlgara Ivelina Ilieva (26ª classificada do Ranking Mundial), por ‘wazari’. Nos Quartos-de-final, superou a russa Daria Mezhetskaia (vencedora da Medalha de Prata no Grand Prix de Tel Aviv deste ano) por ‘wazari’, perto dos 7 minutos de combate.

A medalhada olímpica cedeu na semifinal contra a nº 5 da hierarquia internacional, Christa Deguchi do Canadá, por ‘ippon’. No último encontro, em busca do pódio, defrontou Jessica Klimkait (Cabeça de serie da competição, nº4 no Ranking Mundial). Após um combate equilibrado, a canadiana conseguiu pontuar um ‘wazari’ no período de ‘ponto de ouro’ (perto dos 7 minutos). Com este resultado, Telma Monteiro termina num honroso 5º lugar.

Joana Ramos termina em 5º lugar

Nos -52 kg, Joana Ramos estreou-se com uma vitória por ‘wazari’ em período de ‘ponto de ouro’, contra a marroquina Soumiya Iraoui. Nos Quartos-de-final, não conseguiu ultrapassar nº 5 do Ranking Mundial, Natalia Kuziutina (a russa venceu a edição 2018 desta prova), que alcançou o ‘ippon’ no último minuto do confronto.

A Judoca Portuguesa regressou às vitórias na repescagem, eliminando a israelita Gefen Primo (Bronze no Europeu 2018), pontuando um ‘wazari’ antes do ‘ippon’ final.

Na luta pelo Bronze, Joana Ramos foi obrigada a desistir após uma técnica de submissão da belga Charline Van Snick (nº 6 do Mundo), terminando na 5ª posição.

Joana Ramos

Maria Siderot ficou nos oitavos de final

Maria Siderot (-48 kg) eliminou a brasileira Nathalia Brigida (que este ano já venceu 2 Medalhas de Bronze no Grand Slam de Dusseldorf e no Grand Prix de Tel Aviv), por ‘wazari’. Nos Oitavos-de-Final, cedeu por ‘ippon’ perante a russa Irina Dolgova (nº7 do Ranking Mundial). Com este resultado, Maria Siderot finalizou no 9º lugar.

Sergiu Oleinic

Na categoria masculina -66 kg, Sergiu Oleinic não conseguiu superar o Vice-Campeão Asiático (2017), Yeldos Zhumakanov do Cazaquistão, sofrendo o ‘ippon’ já em período de ‘ponto de ouro’.

Os tatamis russos receberam 1 Judoca Portuguesa este sábado:

Bárbara Timo (-70 kg) não conseguiu superar a sua primeira adversária, Kelita Zupancic, nº14 do Ranking Mundial, do Canadá, ao sofrer um ‘ippon’ no período de ‘ponto de ouro’, após um combate equilibrado.

Portugal está presente com 7 Judocas: Maria Siderot (-48 kg), Joana Ramos (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Bárbara Timo (-70 kg), Yahima Ramirez (-78 kg), Rochele Nunes (+78 kg) e Sergiu Oleinic (-66 kg).

O último dia de combates realiza-se hoje, domingo, com a presença de 2 Judocas Lusas nos tapetes, Yahima Ramirez (-78 kg) e Rochele Nunes (+78 kg), que fecham a participação portuguesa na prova.

Texto: Analima

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta