Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Correr nos trilhos da Via Nova Romana

A XII Ultra Geira Via Nova Romana decorrerá a 7 de abril de 2019. Este evento é organizado pela Confraria Trotamontes e pelo Clube Orientação do Minho, integrando o Circuito ATRP, e dá a conehcer a história dos Romanos naquela região.

A Ultra Geira Via Nova Romana tem como principais apoios o Município de Amares, o Município de Terras de Bouro e de OPraticante.pt como um dos média partner.

A Ultra Geira Via Nova Romana será constituída por 2 provas:

• A Ultra Geira Via Nova Romana, na distância de 50 km D+1820; D- 2300, integra o Campeonato Nacional de Ultra Trail, Serie 100;
• Trail Geira Via Nova Romana, com a distância de 18 kmD+ 700; D- 1026 , integra o Campeonato Nacional de Trail, serie 100.

Haverá ainda uma Caminhada em que parte da inscrição reverterá a favor da Cruz Vermelha de Amares e dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro.

Terras de Bouro 

Terras de Bouro é detentor de uma série de potencialidades turísticas que se fazem sentir nos mais diversos domínios, este é um concelho verde por excelência, convidativo por natureza.

Percorrido pelas bacias do Cávado e Homem, e com o Parque Nacional da Peneda-Gerês (Reserva Mundial da Biosfera) a servir de cenário de fundo, nesta terra, desfrutar do meio ambiente é um modo de vida, ganhando especial relevância uma alargada oferta de condições para a prática de desportos náuticos e de montanha.

Conhecer este concelho implica percorrer os trilhos pedestres de pastores e agricultores, apreciar a ruralidade das aldeias e o artesanato local, reviver o passado histórico e etnográfico no Núcleo Museológico do Campo do Gerês, pernoitar nas casas de turismo rural ou nos hotéis e residenciais, saborear a gastronomia, sentir o encanto do Parque Nacional da Peneda-Gerês e das albufeiras da Caniçada e de Vilarinho da Furna, recuperar forças nas Termas do Gerês e nas Termas da Moimenta e viver a fé do povo na Basílica de S. Bento da Porta Aberta.

Da sua história destaca-se a presença romana, testemunhada na «Estrada da Geira» (via Romana XVIII) e nos seus marcos miliários, reconhecidos como Património Nacional.

Ultra Geira Romana

A prova principal Ultra Geira Romana 50km, tem início às 08h00, dia 07 abril de 2019 no Campo do Gerês, Terras de Bouro e será percorrida, em parte, na via romana que ligava Bracara Augusta e a Astúrica Augusta.

A partida será no Museu da Geira, no concelho de Terras de Bouro e a meta será instalada em Caldelas, no concelho de Amares.

O Trail Geira Romana 18km, dia 07 de Abril de 2019, tem início às 10h00, em S. Sebastião da Geira e chegada a Caldelas.

A Caminhada da Geira 10km tem início às 9h00 com partida e chegada em Caldelas junto ao Posto de Turismo.

Vem fazer história e percorrer a Geira Romana e os trilhos que que estão a ser preparados para si!

Aproveite e inscreva-se.

As inscrições terminam a 01 de Abril.

Página do evento.

Texto: Sapatilhas Pensadoras / Andreia Ribeiro
Fotos: Cedidas pela Confraria Trotamontes

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta