A beleza da paisagem por Terras do Sardão

Sardão

A quinta edição do Trail “ Terras do Sardão ” decorrerá no Sardoal, distrito de Santarém, a 16 de setembro.

Numa organização do Município de Sardoal, com o envolvimento de diversas coletividades do Concelho, o evento vai ser constituído por três provas: Trail Longo (35 km); Trail Curto (17 km) e Caminhada (7 km).

“ Terras do Sardão ”, a beleza da paisagem

O Trail “ Terras do Sardão ” é já uma referência em toda a região centro.

Ano após ano, o evento desportivo tem vindo a superar as expectativas, afirmando o Concelho de Sardoal como um palco privilegiado para a prática de Trail e de outras atividades de desporto na natureza.

Por trilhos, caminhos e veredas, o Trail “ Terras do Sardão ” passará por várias zonas emblemáticas, nomeadamente a barragem da Lapa, os Moinhos de Entrevinhas, a Zona de Lazer da Rosa Mana e o Centro Histórico da Vila de Sardoal.

Sardoal como destino a visitar

O Sardoal, sendo um dos concelhos do Médio Tejo mais a norte do distrito de Santarém, faz fronteira com os concelhos de Abrantes, Mação e Vila de Rei.

Pela sua localização geográfica, encontra-se na confluência de três regiões distintas – Ribatejo, Alentejo e Beira Baixa – às quais foi buscar a sua identidade cultural e paisagística.

A Vila de Sardoal é antiquíssima e assume o formato de presépio, crescendo das margens da Ribeira do Talasnal até ao alto do monte onde se situa o Convento de Santa Maria da Caridade, sendo que, provavelmente, a povoação foi formada devido à existência das águas e ao relevo.

A par do seu rico património cultural, histórico, arquitetónico e religioso, o Concelho de Sardoal é caracterizado pela beleza das suas paisagens naturais.

Seis percursos Pedestres e a Grande Rota à sua disposição

O Município de Sardoal criou uma rede de Percursos Pedestres que permitem aos caminhantes desfrutar de alguns dos recantos mais belos do território sardoalense, vivenciando uma experiência única em contexto real.

Atualmente estão criados seis Percursos Pedestres de pequena rota – “Na Rota do Javali”, “Do Pão ao Vinho”, “Via Romana”, “Caminho da Moura Encantada” e “Calcorrear dos Resineiros” – e a Grande Rota da Prata e do Ouro, criada em parceria com o Município de Vila de Rei e que une as duas vilas.

Mais informação.

São motivos mais do que suficientes para visitar o Sardoal e deslumbrar-se.

Inscreva-se e não perca a oportunidade de marcar presença na quinta edição do Trail “Terras do Sardão”.

Parceiros

Deixe uma resposta