Tiago Ferreira e Maaris Meier categóricos em Seia

Taça de Portugal Liberty Seguros de XCO

O português Tiago Ferreira (Team Protek) e a estoniana Maaris Meier (Saertex Portugal/Edaetech) venceram hoje a sexta e última corrida pontuável para a Taça de Portugal Liberty Seguros de Cross Country Olímpico (XCO), disputada em Seia. O ausente David Rosa (Liberty Seguros/Movefree) e Maaris Meier conquistaram a edição de 2014 da Taça.
Tiago Ferreira impôs-se com autoridade na prova masculina, cortando a meta isolado, com uma vantagem de 44 segundos sobre Mário Costa (ASC/Focus Team), o opositor que deu mais luta. No terceiro lugar acabou o britânico Sebastian Batchelor (Fluid Fin Race Team), a 58 segundos.
Nas contas finais da Taça de Portugal Liberty Seguros sobressaiu David Rosa. O corredor de Fátima nem precisou de competir em Seia para vencer o troféu, com 170 pontos, mais 6 do que Mário Costa. A uma distância mais considerável, menos 53 pontos, colocou-se o terceiro na geral, Ricardo Marinheiro. O melhor sub-23 foi Jorge Salgado (BMC/Sram/Póvoa de Varzim).

A corrida feminina foi dominada por Maaris Meier, que deixou a segunda classificada, Joana Monteiro (ASC/Focus Team), a 1m30s. A terceira foi Joana Barbosa (BMC/Sram/Póvoa de Varzim), a 5m35s. A estoniana venceu a geral da Taça, com 172 pontos, mais 26 do que a concorrente mais direta, Joana Barbosa. Joana Monteiro foi a melhor sub-23 e fechou o top 3 da geral feminina, a 27 pontos de Meier.

André Moreira (Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão) foi o melhor júnior em Seia, mas a geral foi conquistada por Kevin Oliveira, quarto classificado na prova deste domingo. Ana Silvestre (Atlantic Service/Clube Xelb) venceu entre as juniores, mas a galega Desiree Castro (Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão) conquistou o troféu final. Nos cadetes masculinos a vitória em Seia foi para Nuno Costa (ASC/Focus Team), mas a Taça vai enfeitar a vitrina de António Azevedo (Escola Tomatubikers Famalicão). Marta Branco (Joane BTT/Trilhos Bike) confirmou a vitória na geral com o triunfo na última prova.

Nas categorias de veteranos, o primeiro lugar na corrida de Seia foi para os vencedores da geral em masters 30, através de Marco Sousa (Róódinhas/Santos Silva), em masters 50, por intermédio de António Silva (Saertex Portugal/Edaetech), e em masters femininas, responsabilidade de Teresa Fernandes (Atlantic Service/Clube Xelb). O vencedor da Taça de Portugal em masters 40 foi António Sousa (Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão), mas Abel Machado (ASC/Focus Team) ergueu os braços na última corrida do troféu.

Fábio Luiz (Anipura/OXI Nutrition/BlackJack) foi coroado rei dos paraciclistas, tendo também sido o melhor dos atletas com deficiência auditiva neste domingo.

A Taça de Portugal Liberty Seguros por equipas foi conquistada pela Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão), com 177 pontos, numa disputa muito apertada com os algarvios do Atlantic Service/Clube Xelb, que ficaram apenas a um ponto. A vitória em Seia garantiu ao ASC/Focus Tem o terceiro posto da geral coletiva, a 17 pontos do bloco vencedor.

Texto e fotos: F.P.C.

Parceiros