Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Cabeço de Vide recebe trail AJV

A Associação da Juventude Vidense, em parceria com a CM Fronteira, JF Cabeço de Vide, Termas da Sulfúrea, AJ Carreirense, AJ Vale de Seda, IPDJ e a loja desportiva BancaleiroTrailsBikes, organiza dia 18 de Dezembro a segunda edição do Trail Associação da Juventude Vidense, com partida pelas 10h do centro da vila de Cabeço de Vide.

Cabeço de Vide - Trail Associação da Juventude Vidense

Cabeço de Vide

Cabeço de Vide é uma bonita freguesia pertencente ao distrito de Portalegre, plena de tradição e paz de espírito, famosa pelas águas das Termas da Sulfúrea.

Banhada pela Ribeiras de Vide, esta é uma região ocupada pelo Homem, desde pelo menos o período Neolítico, que aqui encontrou excelentes condições de subsistência.

Cabeço de Vide - Trail Associação da Juventude Vidense

O povoamento Romano deixou a sua forte influência pela região, passando aqui uma estrada militar importante que ligava Lisboa a Mérida. Esta via servia as termas de Sulfúrea, onde foram encontradas ruínas de um balneário e muitos outros vestígios arqueológicos desta época.

Cabeço de Vide foi também ocupada pelos Mouros, sendo conquistada por D. Afonso Henriques em 1160, e de novo tomada pelos Mouros em 1190.

A freguesia apresenta um orgulhoso Património dessas épocas, de onde se destacam as Ruínas do outrora importante Castelo, a bela Capela do Espírito Santo do século XVI, o Pelourinho e o Cruzeiro, ou a bela Estação de Caminhos de Ferro, elegantemente decorada com azulejos que retratam cenas da vida rural, onde hoje em dia é uma bela estância turística.

Cabeço de Vide - Trail Associação da Juventude Vidense

Termas de Sulfúrea

Um dos maiores pontos de interesse da região são as já referidas Termas de Sulfúrea, indicadas para o tratamento de doenças de pele, respiratórias e reumáticas, exploradas desde a época de ocupação Romana e situadas num local de grande beleza, com várias fontes e nascentes, numa agradável área arborizada.

São estes mais que motivos para vir conhecer Cabeço de Vide, participando no 2º Trail AJV. Esta prova conta com duas distâncias, o Trail de 25km (Dn. 427m) e a caminhada (não competitiva) com 10km.
Participando neste Trail, pode percorrer os trilhos envolventes à localidade, pode conhecer as fantásticas paisagens alentejanas, mergulhar nas Águas Termais da Sulfúrea, e deliciar-se com um maravilhoso almoço à boa moda alentejana.

Cabeço de Vide - Trail Associação da Juventude Vidense

A organização espera por ti!

Inscrições e informações aqui.

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta