TRAIL DA AMIZADE UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA

Amizade

Foto: Pedro Seiça

Realizou-se no passado dia 3 de dezembro de 2023 a 2ª edição do Trail da Amizade, com a chancela do Centro de Amizade e Animação Social de Santiago da Guarda.

Nesta segunda edição estiveram presentes mais de 1200 participantes distribuídos pelas várias distâncias do Trail e ainda da caminhada.

Lulís, Embaixador da Caminhada com uma participantes -Foto: FOTOP

As distâncias do Trail Longo e Trail Curto fizeram parte integrante do 4º Campeonato Municipal do Concelho de Ansião, sendo esta a segunda prova do calendário a contar para o mesmo.

No dia anterior sábado foi dia dos mais novos participarem no Trail kids, distribuídos por 4 escalões etários compreendidos entre os 6 e os 16 anos.

Os pequenos grandes atletas demonstraram o que valem, sendo que o mais importante não é a classificação final, mas sim o convívio entre todos e praticar desporto na natureza num ambiente saudável.

Amizade
Foto: Nuno Simões – Trail da Ladeia

Texto: Nuno Fernandes // OPraticante.pt

Leia também

5 MINUTOS COM MIGUEL ARSÉNIO PADRINHO DA AMIZADE

5 MINUTOS COM INÊS MARQUES MADRINHA DA AMIZADE

TRAIL DA AMIZADE PROMETE SUPERAR-SE A SI PRÓPRIO

5 MINUTOS COM LULÍS EMBAIXADOR DA CAMINHADA

FacebookTrail da Amizade

InstagramTrail da Amizade

YoutubeTrail da Amizade

Inicio da caminhada – Foto: Joana Marques

Trail da Amizade, onde a corrida se transforma numa verdadeira celebração da amizade

Este evento prometia proporcionar aos participantes uma experiência única, onde a corrida se transforma numa verdadeira celebração da amizade, explorando os trilhos, cores e sabores de Santiago da Guarda e o objectivo foi plenamente alcançado.

Já no domingo a manhã começou com uma temperatura bem fresca, nada que afaste os bravos atletas de participar nesta aventura por terras de Ansião.

Amizade
Partida da Ultra- Foto: Cláudio Ribeiro

Este ano a organização superou e de que maneira a primeira edição, que já tinha sido muito boa.

Devido ao elevado número de participantes e alterações nos vários percursos, distribuídos por três provas cronometradas, envolveu já uma logística enorme.

Amizade
Miguel Arsénio – Foto: SID Fotografia

O apoio dos patrocinadores e dos voluntários é essencial para o sucesso do evento e mais uma vez ficou demonstrado que este evento tem tudo para ser uma referência a nível nacional, como frisou e bem o padrinho Miguel Arsénio (Mikeshow).

A madrinha do Trail da Amizade foi a atleta Inês Marques, tanto ela como Miguel Arsénio são enormes atletas, tendo representado Portugal em campeonatos do mundo de Trail running.

Amizade
Inês Marques a correr com o seus progenitores – Foto: Fotos do Pio

Para os apaixonados pelo Trail Running, o Trail da Amizade não é apenas uma competição; é uma festa desportiva que cria um ambiente competitivo, mas também promove a partilha genuína de momentos de alegria, descontração e companheirismo.

Esta é uma excelente oportunidade de percorrer trilhos, vales, outeiros, várzeas e planaltos, descobrindo a beleza natural de Santiago da Guarda e que nos proporciona a visualização de paisagens magníficas características da Serra de Sicó.

Foto: SID Fotografia

Apreciar a beleza natural da região

O Trail da Amizade vai além de ser uma simples prova desportiva; é uma oportunidade para os participantes se envolverem na comunidade e apreciarem a beleza natural da região.

Este ano aceitei o desafio de efectuar o Trail longo 32km, sabia de antemão que não seria nada fácil concluir o mesmo, devido à pouca preparação, mas a vida é feita de desafios e de superação e mais uma vez o objectivo foi alcançado.

Na partida existiu um controle do material obrigatório, um breve briefing acerca do percurso e das marcações.

Pude verificar que estavam exemplares, com diversas placas de cores diferentes para identificar o trajecto das diferentes distâncias que por vezes se cruzavam.

Amizade
Um Ferrari a abrir o caminho aos participantes da Ultra – Foto: Cláudio Ribeiro

Após o tiro de partida os primeiros quilómetros foram bastante rápidos, pois tínhamos que acompanhar um Ferrari que nos ia a indicar o caminho até ao início do percurso em trilho e a partir daí é começou verdadeiramente a prova.

Um serpentear na serra, um sobe e desce constante, esta prova teve um pouco de tudo, zonas onde correr se torna quase impossível devido ao elevado relevo e pedras enormes, zonas bastante rápidas que dá para acelerar, muita pedra pelo caminho, onde não se pode descuidar um só momento, já que o principal objectivo é concluir o desafio sem mazelas.

Amizade
Foto: Pedro Seiça

Trail também é amizade, entreajuda e troca de experiências

Aos km 12 e 16 apanhamos duas valentes subidas, na primeira estava um frio de rachar, na segunda o tempo estava já bem melhor.

Os diversos abastecimentos colocados em pontos estratégicos, tinham muita variedade, desde água, bebida energética, fruta, géis, marmelada, queijo, enfim um banquete que nem apetecia sair de lá.

Foto: SID Fotografia

Existem momentos de enorme dificuldade durante o percurso, principalmente nas duras subidas, mas também dá para criar amizades com atletas que vamos reencontrando prova após prova e o Trail também é isso, amizade, entreajuda e troca de experiências.

Os últimos Kms para mim são sempre os mais complicados, o físico começa a ficar exausto e a mente tem que se focar na concretização do objectivo por mais exigente que possa parecer, a última subida ao km 31 lá estava para o comprovar.

Foto: Cláudio Ribeiro

Prémio de finisher original

Ultrapassada esta última dificuldade foi manter o ritmo até à meta, junto ao complexo monumental de Santiago da Guarda, onde recebemos um original prémio de finisher.

Os banhos estavam a cerca de 100m da meta e a temperatura da água estava uma maravilha.

A organização ofereceu um fantástico almoço no final, numa enorme tenda colocada para o evento e tanto a sopa como o lombo estavam divinais.

A entrega de prémios aos vencedores da geral, equipas e escalões foi realizada durante o almoço.

OPraticante.pt media partner do evento esteve presente com três atletas no Trail longo, David Silva, Nuno Fernandes e Zina Fernandes.

Amizade
David Silva e Zina Fernandes entre outros participantes – Foto: Fotos do Pio

Para concretizar deixo um apelo a todos os amantes desta modalidade desportiva.

No próximo ano não podem perder a oportunidade de participar no Trail da Amizade, um Trail fantástico e com um custo de inscrição bastante reduzido para o que nos proporcionam e oferecem.

Foto: Pedro Seiça

Parabéns a organização do evento, estava tudo impecável.

Resultados

Parceiros

Deixe um comentário