Trail de Fátima, prova a repetir

Fátima é uma cidade portuguesa, sede de freguesia, do concelho de Ourém. Pertence ao Distrito de Santarém, na região de Lisboa e Vale do Tejo e sub-região do Médio Tejo. Sua fama mundial se deve ao fato de que, em 13 de maio de 1917, a Virgem Maria alegadamente apareceu aos pastorinhos, na forma de Nossa Senhora de Fátima.

A nível eclesiástico, a cidade é simultaneamente sede de diocese com a cidade de Leiria. O nome foi modificado pelo Papa João Paulo II a 13 de maio de 1984. A única paróquia existente na cidade tem como orago Nossa Senhora dos Prazeres. A freguesia da Serra, como era originalmente conhecida, fora desmembrada da Colegiada de Ourém no ano de 1568.

E é nesta cidade que a FET – Fátima Escola de Triatlo, se encontra sediada e levou a efeito o 2º Trail de Fátima, a 6 de dezembro, numa manhã com nevoeiro cerrado, mas como dizem os antigos, manhã com nevoeiro, manhã solarenta e foi.

A partida, chegada, secretariado, banhos e entrega de prémios tudo centrado no Centro de Estudos de Fátima, estão de parabéns, demonstraram uma organização de nivel com a cronometragem entregue à Offcrono, o percurso todo devidamente marcado com fitas, vários atletas da sua equipa de triatlo em locais chave, permitiram aos atletas desenvolver a sua corrida, numa constante montanha russa, tanto se subia com cordas a auxiliar os menos afoitos, como se descia, tendo os atletas de se valerem de arbustos e arvores para auxiliar para não terem nenhuma queda, o sol pouco teve oportunidade de beijar os atletas, pois grande parte do percurso, foi sempre com grande vegetação, e zonas arborizadas, a provocar nos atletas uma grande frescura, e com isso tiveram um melhor rendimento, no computo geral poderá dizer-se que foi magnifico, agradável, e que opinião unânime de quem participou, foi “para o ano estou cá de novo”, no final uma sopa, da pedra ou caldo verde recompunha os atletas, que ainda tiveram à sua disposição, bifanas, doces, entre outros géneros alimentícios, para ajudar na angariação de receitas para o Clube continuar a desenvolver a sua principal actividade, a área do Aquatlo, Duatlo e Triatlo.

No total das três provas caminhada, 15 e 30 kms, cerca de 350 atletas participaram.

trail02Nos 15 kms Luis Semedo de “Os Trinca Espinhas” foi uma bala até à linha da meta, dando sete minutos de avanço a Nuno Gonçalves – SR Jardoeira, em 2º, e 3º João Martins – CAF Zézere, em femininos Anabela Remédios – ACS Mamede obteve a vitória também de forma destacada e sem contestação, sobre a 2ª Cátia Gonçalves – Team Burpee e 3ª Paula Branco – União FCI de Tomar.

O Praticante esteve representado nesta distância com Carlos Figueira 151º Geral / 22º Vetereno M1 e Henrique Dias 152º Geral / 16º Veterano M3, com Carla Belchior Figueira e Amália Mendes a participarem na Caminhada, um agradecimento à organização por ter atrasado a partida alguns minutos, para que a nossa representação, que se perdeu, chegasse ao local e partisse juntamente com os restantes atletas e também a Tiago Piedade, que nos facultou as fotos para ilustrar o artigo.

trail05Nos 30 Kms, o conhecido atleta Luís Mota – C. Benfica Abrantes venceu até parecendo ir de mota, dado o avanço que proporcionou ao 2º Luís Fernandes – Trilhos dos Templários – Green Roc e Custódio António – individual, Paula Penedo – Rail Runners foi a vencedora feminina, Sofia Agostinho – Offtel Runners a 2ª e em 3ª Ana Santos – CCRD Brurinhosa.

No final falamos com Délio Nunes, que nos disse que em outubro de 2013, fundaram a FET- Fátima Escola de Triatlo. É com orgulho que o “pai” Délio Nunes viu o seu projeto crescer de dia para dia. “Começámos quase por brincadeira com 13 atletas, muitos deles filhos de amigos, e actualmente já temos 43 inscritos, alguns este ano já transitam para o escalão de Cadetes e outros novos estreiam se no escalão de benjamins.

Mecânico de profissão, praticante e um apaixonado pela modalidade, Délio Nunes sentiu a necessidade de criar em Fátima uma modalidade nova, que conseguisse cativar os jovens para a prática de um desporto completo. “Tirei a formação necessária para preparar estes jovens e, neste momento, trabalho com mais três treinadores: João Silva, André Carreira e Rui Pires, explica.

O projecto tem vindo a crescer assim como os resultados, em 2014 a FET- Fátima Escola de Triatlo, terminou a época em 3º lugar do Campeonato Nacional Jovem, entre as 38 equipas participantes. Pelo segundo ano consecutivo, a equipa de Fátima, assegurou os primeiros três lugares no campeonato nacional.
Paralelamente ao campeonato Jovem a escola disputou os campeonatos de Triatlo, Duatlo Cross, Aquabike e Taça de Portugal TPorterra, com destaque de Catarina Dias, atleta da Escola que se sagrou Campeã Nacional de Cadetes em Aquabike, Raul Santos campeão nacional de cadetes em tri cross e campeão Nacional de cadetes em Duatlo Cross e Vice campeão Francisco Órfão, ambos atletas da escola. Paulo Silva, o júnior da equipa também conseguiu alcançar o titulo de campeão nacional júnior de Duatlo Cross.
Já este ano de 2015, Rita Caetano sagrou-se campeã nacional júnior de Duatlo. No escalão de juvenis, João Reis ficou em 3º nacional.

Com o apoio de entidades locais a FET tem procurado realizar uma das etapas do Campeonato Nacional Jovem e uma das etapas da Taça de Portugal PORTerra, pois entendem que “ a realização destas etapas, ajudam na divulgação da modalidade em Portugal pois, com a realização do Duatlo de Fátima mostrou à população local o que é a modalidade e despertou o interesse em muitos jovens.

Com um leque de eventos realizados ao longo do ano, esta associação não baixa os braços e mete-se em evento atrás de evento, pois como afirmam, “é preciso arranjar apoio para conseguir proporcionar condições para estes jovens e estes convívios promovem cada vez mais o espírito de grupo, quer entre pais, quer entre a FET e a sociedade local” e prova disso é que “felizmente, os patrocinadores não nos têm dito que não”. Os eventos que se tem realizado, tem assumido um cariz social, ou seja, entendem que “as associações tem um papel importante na sociedade”, dai entenderem que apesar de realizarem eventos com o objectivo de angariar verba própria para o clube, decidiram reverter uma parte do valor das inscrições a uma Instituição Social – O Centro de Deficientes Profundos – Centro João Paulo II, em Fátima e para o ano “reverte a favor de outra instituição local”.
Dai como não se “pode parar”, avançam já para outro evento – A Corrida dos Reis com a Bênção do Atleta, no dia 10 de Janeiro. Aqui também mais uma vez solicitam a colaboração de quem participe, ou de quem venha apenas ver, que traga uma peça de roupa, livros, brinquedos para que á semelhança do ano anterior esses objectos possam ser entregues a uma instituição de crianças.

Fotos: Tiago Piedade

Parceiros