Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Trail do Monte Meda, um desafio duro de roer

A segunda edição do Trail do Monte Meda, realizou-se em Lordelo, organizado pela secção de trail running (Aliados Trail Running Team) do Aliados Futebol Clube de Lordelo com o apoio da Junta de Freguesia de Lordelo.

Trail do Monte Meda

O Trail do Monte Meda surgiu em 2018 com o intuito de demonstrar as verdadeiras potencialidades do Monte Meda para a prática da modalidade e com a intenção de não ser apenas mais um trail, mas ser um dos trails mais duros da zona norte, fomentando assim a superação, entreajuda e competitividade entre atletas.

Pode-se afirmar assim que o Trail do Monte Meda é um autêntico carrocel, onde no dia seguinte é garantida uma “ ligeira dor de pernas.”

Trail Monte Meda teve duas distancias competitivas, os 23km (Trail longo) com um acumulado de 1180 D+ e os 14km (Trail curto) com um acumulado de 770 D+, mais a caminhada com uma distancia de 8km.

Foto: Runners + TV

Objetivos pessoais

Tinha como objetivo nesta prova, tentar um lugar no pódio do meu escalão Sub-23, com a consciência que ainda não tenho andamento em trails, sabia que seria complicado a minha participação num dos trails mais duros da zona norte.

Foto: Jorge Pinto

Levantamento dos Dorsais

Numa manhã muito chuvosa, pelas 8h chegava à zona da secretaria, com uma recepção exemplar dos colaboradores da organização, atenciosos e simpáticos para com os atletas.

De seguida, os atletas enquanto esperavam pela partida, aproveitavam para colocar a conversa em dia e objetivos de cada um.

Foto: Runners + TV

Partida do Trail Longo

Pelas 8.30h, iniciava-se o trail longo com uma distancia competitiva de 23 km com um acumulado de 1180 D+.

Foto: Runners + TV

Aquecimento dos atletas do trail curto

Os atletas do trail curto e também os participantes da caminhada faziam o seu aquecimento, mais uma pequena animação de dança oferecida pela organização, um ambiente fantástico.

Foto: Runners + TV

O Trail Curto do Trail do Monte Meda

Pelas 9h iniciava-se o trail curto com uma distancia competitiva de 14 km com um acumulado de 770 D+.

Primeiros kms mais simples, com descidas confortáveis e com muitos atletas a aumentar o seu ritmo.

Foto: JR Fotografia

Sabia que tinha controlar e gerir bem a prova para alcançar o objectivo, depois de uns 5 km em podia colocar um ritmo médio em acção, a partir do km 6 foi um parte-pernas, com 500 metros de rochedos escorregadios em que tinha de subir, onde se perdia muito tempo, mas necessários para não correr grandes riscos.

Foto: Runners + TV

Depois dessas subidas pelos rochedos, mais umas complicadas subidas, onde tive direito a duas quedas, mas nada desistir .. e continuei a luta pelo o meu objectivo, no km 11 até km 13 foi recuperar algum tempo perdido, chegando ao ultimo km .. que previa massacrante, com 900 metros de subida, que parecia escalada, mas com força de vontade lá consegui ultrapassar e chegar à meta com sucesso e conquistando pódio, com o 2º lugar do meu escalão Sub-23.

Subida final – Foto: Jorge Pinto

Com a missão cumprida, faltava abastecimento merecido.. e sem duvida um excelente abastecimento, onde não faltava nada .. simpatia da organização, ambiente fantástico e mesas de comida e líquidos de perfeição, os meus parabéns a organização por este miminho na chegada de todos atletas.

Foto: Jorge Pinto

Para fechar em grande, faltava ir ao pódio .. mas antes vi a chegada dos atletas do trail longo e dar motivação aos atletas com mais dificuldades, porque não custa nada darmos uma pequena motivação e felicitar este grande desafio que foi o Trail Monte Meda.

José Mota, conhecido treinador de futebol também marcou a sua presença na caminhada.

Foto: Jorge Pinto

Paulo Nakata foi sempre uma voz motivadora

Paulo Nakata, atleta de grandes trilhos foi desta vez um dos organizadores desta edição do Trail do Monte Meda, onde fui sempre uma voz motivadora para todos os atletas nos seus últimos metros.

Trail do Monte Meda
Paulo Machado, responsável pelo Trail do Monte Meda

Analisando todo o evento temos mais uma vez um ótimo feedback por parte de todos os intervenientes.

O Trail do Monte Meda este ano apresentou-se num dia agreste de chuva e nevoeiro, que ao se juntar á dureza característica da nossa prova tornou este evento um evento apenas ao alcance dos mais bravos(as) e resilientes.

Lamentamos apenas que as condições atmosféricas, não nos deixassem desfrutar nas melhores condições da festa que tínhamos preparados para o final da prova e o facto de o adiamento de algumas provas para a nossa data, terem comprometido os números que pretendíamos (a festa seria certamente maior não fosse esse facto).

No entanto, temos a certeza que todos os atletas desfrutaram de Meda da mesma maneira que nós gostamos de desfrutar e que os novos trilhos foram uma aposta ganha, o Trail do Monte Meda 2020 já mexe e os novos single tracks já se encontram a ser desenhados.

Cá vos esperamos em 2020” foram as declarações de Paulo Machado após a realização do evento à nossa equipa de reportagem

Trail Curto – 14 km – 248 participantes

Célia Neto de OPraticante.pt e João Amorim F.C. Penafiel foram vencedores

1º Célia Neto – Opraticante.pt – 1h41min.
2º Ana Freitas – A.D. Carril – 1h43min.
3º Fátima Coelho – Sonos Nós Team – 1h45min.

Pódio 14 km – Foto: Runners + TV

1º João Amorim – F.C. Penafiel- 1h14m03s
2º Marco Faria – Dá-lhe Gás Trail Team Fisio – 1h14m26s
3º Sérgio Silva – Mss Contabilidade Trail – 1h16min.

Pódio 14 km – Foto: Runners + TV

Trail longo – 23 km – 81 participantes

Foram vencedores Mário Pinto – GDCD Paiva e Diana Martins

1º Mário Pinto – Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva – 2h33min.
2º Vitor Fonseca – C.A.Trail – 2h42min.
3º Carlos Silva – Clube Trilheiros e Amigos – 2h44min.

Pódio 23 km – Foto: Runners + TV

1ª Diana Martins – individual – 3h11min.
2ª Laura Mendes – Kemedo Team – 3h16min.
3ª Maria Loureiro – Associação Desportiva de Cabroelo – 3h20min.

Pódio 23 km – Foto: Runners + TV

OPraticante.pt marcou presença com sucesso no Trail do Monte Meda

A equipa do OPraticante.pt esteve representada por três atletas e para além do destaque da classificação do Tiago Lopes – 2º Sub23 / 49º Geral com 1h46min, destacamos a vitória na geral no Trail Curto de Célia Neto com 1h41m, e a participação de Carlos Morais a obter o 26º Veterano M40 / 80º Geral – 1h55min.

Trail do Monte Meda
Foto: Runners + TV

Texto: Tiago Lopes
Fotos: Jorge Pinto / JR Fotografia / Runners + TV

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta