Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Granfondo Tavira 2019, a beleza do sobe e desce Algarvio

Tavira Cidade Algarvia situada entre o Cabo de Santa Maria e a Foz do Rio Guadiana, implantada nas margens do rio Gilão, foi o palco para mais uma prova para os amantes do desporto de bicicleta, foi palco da segunda edição do Granfondo Tavira 2019.

O percurso do Granfondo Tavira 2019 foi traçado pelos conselhos de Tavira e Alcoutim, tendo sido organizado pelo Clube Bike Team de Tavira, União de Ciclismo Tavirense, Núcleo de Cicloturismo Luz de Tavira.

Granfondo Tavira 2019
Foto: Sandra Conceição

Granfondo Tavira 2019

O dia 13 de outubro foi o dia escolhido para o Granfondo Tavira 2019 que contou com a inscrição de cerca de 400 atletas de várias Nacionalidades, mas segundo a organização cerca de 60 dos inscritos não levantaram os respetivos dorsais.

Granfondo Tavira 2019 preparou para os ciclistas dois percursos, Granfondo 125 km e um acumulado de 2500m. O Médiofondo 70 km com 1300m de acumulado.

Foto: Sandra Conceição

No dia anterior, dia 12 entre 15horas e as 19 horas o secretariado já se encontrava aberto no Pavilhão Eduardo Mansinho em Tavira para o levantamento dos dorsais dos atletas. Entregas rápidas, eram dadas todas as informações necessárias e reinava a boa disposição. Previa-se uma prova espetacular.

Foto: Sandra Conceição

Mesmo com a manhã de céu muito nublado bem cedo começaram a chegar os aventureiros para enfrentar as estradas Algarvias, na Avenida Zeca Afonso entre 8:00 e as 9:00 foi dada a autorização para os atletas entrarem para as respetivas Boxes (boxes estas que tinham um número de 150 atletas distribuídos pela ordem do número do dorsal). Enquanto se esperava pela partida os atletas iam confraternizando e tirando as habituais fotos e selfies.

Granfondo Tavira 2019
Foto: Pedro Santos

A partida

Às 9h foi dada a partida simbólica, a partida real seria dada já fora da cidade.

Os primeiros quilómetros logo deixariam de ser retas e passaram a ser subidas e descidas inclinadas, destacando-se algumas com pendentes médias de 10% na totalidade de 37km intercalando-se com algumas retas.

Foto: Pedro Santos

No decorrer de toda a prova existiram vários abastecimentos líquidos e sólidos onde quem parava deparava-se com a boa disposição de todos.

Seguindo o percurso, havia muitos publico na beira da estrada a aplaudir e a motivar os ciclistas.

Granfondo Tavira 2019
Foto: Sandra Conceição

Qualquer um dos 2 percursos eram muito exigentes onde na segunda metade aparecia o sobe e desce mais acentuado, levando a um “parte pernas constante”.

Tendo o granfondo entrado mais no interior Algarvio levou os atletas a um maior esforço, não descurando os atletas do Medio que andaram pela beira das serras, mas que também tiveram que se aplicar.

Na avenida Zeca Afonso a animação estava ao rubro com muito publico e os familiares.

Granfondo Tavira 2019
Foto: Ana Gouveia Photo

E os vencedores

Do Granfondo

Os vencedores foram no primeiro lugar Ricardo Pires da Swick Cycling Team/CB Benfica em 3h34m o segundo lugar foi para o Bruno Rosa da Santa Cruz/Litoralmotors.Pt com 3h38m e o último lugar do pódio foi para Adriano Fernandes Bicisintra com 3h38m11.

Granfondo Tavira 2019

Do Medofondo

O pódio  ficou completo com Filipe Martins do Ccaa – Clube de Ciciclismo Amaro Antunes com 1h56m, o segundo lugar Patrick Simão Ccaa-Clube de Ciclismo Amaro Antunes com 1h56m55s e o terceiro lugar Hélder Azevedo Ccaa- Clube Ciclismo Amaro Antunes com 1h56m56s.

OPraticante.pt / SFOA Cycle Team

O atleta do OPraticante.pt / SFOA Cycle Team Luís José obteve no Granfondo o 90º da geral, percorrendo os 125 km em 5h07m.

Granfondo Tavira 2019
Luís Filipe José – OPraticante.pt / SFOA Cycle Team

Um BTTista diferente, Dionisio

Fica o destaque para BTTista diferente, Dionisio de seu nome que após a sua participação escreveu “Boas amigos não poderia deixar de agradecer ao Nuno Bértolo que me acompanhou ao longo de todo o percurso abdicando da sua prova para me acompanhar.

Granfondo Tavira 2019
Dionísio, Um Bttista Diferente com Nuno Bértolo

Que me ajudou quando comecei a não conseguir mexer o braço direito, que me foi ajudando, quando em subida me escorregam os pés e me ajudava a montar, que quando cai, me foi logo levantar, ele preocupado comigo e eu em ver se a bike estava pronta para chegar ao fim, pois nem que chega-se a pé mas tinha de chegar.

E porquê, perguntam vocês por causa de “Pedro Nascimento, qual o nome do senhor que vinha na carrinha de apoio, que saltou da mesma em andamento para ver se eu estava bem após a minha queda? É por essas pessoas todas que cada vez mais tenho a certeza que a minha mensagem está a passar que os limites é a nossa mente que os faz, obrigado à organização, parabéns

Granfondo Tavira 2019
Dionisio, um BTTista diferente – Foto: Random pics from nowhere

Organização do Granfondo Tavira 2019 de parabéns

Para finalizar foi o almoço na Escola EB2/3 onde foi servido uma refeição ao gosto de todos os atletas, onde se pode conviver um bocadinho entre amantes do ciclismo e seus familiares. Ressalvo que os últimos participantes já não devem ter tido grande opção de refeição.

Prova no geral bem organizada onde se viu que todo o satff envolvido esforçou-se para que tudo corresse bem.

E assim se concluiu, mas um Granfondo em Tavira.

Foto de Capa da autoria de Pedro Santos

Sitio oficial do evento.

Página do evento.

Texto: Luís Filipe JoséOPraticante.pt / SFOA Cycle Team
Fotos: Ana Gouveia Photo / Granfondo Tavira / Pedro Santos / Random pics from nowhere / Sandra Conceição

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta