TRAIL MOINHOS DA BAJOUCA, CARA LAVADA, MAS SÓ DEPOIS DE TIRAR A LAMA!

Foto da organização
Share the post "TRAIL MOINHOS DA BAJOUCA, CARA LAVADA, MAS SÓ DEPOIS DE TIRAR A LAMA!"
Trail Dos Moinhos da Bajouca é uma organização do Grupo Alegre e Unido da Bajouca conjuntamente com a Associação Bajouquense para o Desenvolvimento.
O evento conta com o apoio de várias empresas da região, o apoio técnico da Recorde Pessoal e Associação Distrital de Atletismo de Leiria, o apoio média de OPraticante.pt.
Leia também
MOINHOS DA BAJOUCA, UM TRAIL ATRATIVO E CATIVANTE, NÃO FIQUES DE FORA
Página do evento
Fonte: Nuno Fernandes // OPraticante.pt
“Uma edição de cara lavada, mas só depois de tirar a lama!”
Evento que se realiza a norte do Concelho de Leiria, voltou a decorrer à tarde à semelhança das primeiras edições, o ambiente estava espetacular, a tarde estava solarenga, mas desenganem-se aqueles que pensavam que não iriam ter que molar os pezinhos!
Como frisou e bem a organização “Uma edição de cara lavada, mas só depois de tirar a lama!”
A 7ª edição teve as seguintes provas:
Moinhos Kid’s com distâncias adaptadas aos escalões etários (800m a 1200m) a corrida dos mais novos, realizou-se na parte da manhã, contou com mais de 50 participantes, num percurso muito divertido e desafiante, sendo a principal motivação encorajar a juventude para a prática desportiva do Trail Running.
Trail Curto 20Km’s, +/-500m; com partida no Marco Geodésico de Monte Redondo (Cabeço) e chegada no Centro de Atividades da ABAD – Pisão – Bajouca
10Km’s, +/-250m
Mini Trail e Caminhada
A Caminhada foi um sucesso, com mais de 160 participantes, onde puderam disfrutar dos abastecimentos, da música das Concertinas da SAMB e dos belos trilhos.
No que diz respeito ao secretariado decorreu com normalidade e sem falhas.
Uma vez que a prova de 20 km partiu na Freguesia de Monte Redondo, foram disponibilizadas diversas carrinhas para transporte dos atletas para o local de partida mediante pedido no ato de inscrição, para que tudo decorresse sem atrasos.
A surpresa na partida
Participei pela primeira vez no Trail Curto da Bajouca, prova a contar para o Circuito de Trail Curto da ADAL, teve a sua partida na Freguesia de Monte Redondo, mais propriamente no Marco Geodésico, e eu a pensar que o início seria a descer, bem que me enganei, afinal tínhamos uma subida generosa de cerca de 300 metros para começar em beleza.
Existiu um ligeiro abastecimento junto ao local de partida, mais três durante a prova, foi realizado um breve aquecimento dado pelo Grupo de Estudantes do Curso de Desporto do Colégio Dr. Luís Pereira da Costa e o tiro de partida foi efetuado pela Srª Presidente Céline Gaspar.
Depois de ultrapassada a primeira dificuldade, descemos a grande velocidade para um caminho junto a uma ribeira, já com uma primeira amostra do que nos esperava, zonais com muita água está claro, que se transformou em lama depois de ter chovido bastante no dia anterior.
E não se admirem, nem tínhamos percorrido sequer 2 Km e já o meu colega de equipa tinha ficado sem uma sapatilha!
Ao entrarmos na primeira ribeira fiquei muito surpreendido!
Eu a pensar que já tinha visto tudo, afinal descobri que se podem pescar umas belas cervejas com uma cana de pesca por estas bandas e um Motosserrista de serviço não fosse cair alguma arvore para a ribeira.
Novos trilhos, nomeadamente trilhos dos tufos Açoreanos, procura-se cenoura, trilho do Feteira, single tracks junto dos riachos Ribeira da Bajouca e Ribeira Santo Aleixo.
Percurso muito bem marcado
Marcação irrepreensível com fitas amarelas colocadas sempre no lado direito do percurso, setas direcionais e placas com indicação de caminho errado.
Elementos da organização colocados em diversos locais onde os trilhos quase se encontravam, enfim a organização está mais uma vez de parabéns e os cerca de 100 voluntários pela boa disposição e disponibilidade com que nos receberam.
Estivemos constantemente entre ribeiras e lama, algumas vezes pelos joelhos, o que impediu que a prova fosse mais rápida, no entanto tornou-a muito mais desafiante e divertida.
Ouvi diversos atletas, que não conseguiam parar de rir, tal era a dificuldade para saírem de alguns charcos ainda com as sapatilhas nos pés, o que nos valeu foi sem dúvida a extrema ajuda dos ramos árvores.
Existiram também partes mais rolantes, com vistas maravilhosas que nos vão ficar marcadas na memória e com enorme vontade de regressar para nova aventura.
A pesca da bela cerveja
Ao entrar na Bajouca, o percurso encontrava-se com o Mini Trail e Caminhada, a passagem pela Cascata foi espetacular, fiquei a saber que este local também é muito bom para a pesca da bela cerveja.
Percorremos single tracks e não podia faltar, mais uns metros na água para depois entrarmos nas zonas mais rápidas da prova, com uma nova e desafiante subida até à meta.
A meta onde fomos novamente bem recebidos, desta vez pelos speakers de serviço Rui Cabecinhas e Nuno Branco que ficaram desconfiados pelos participantes chegarem todos limpinhos e sem molharem os pezinhos!
Finalizada a prova os banhos a céu aberto, fizeram a delícia de quem aproveitou, nunca tinha visto em nenhuma prova, é original e não é que a água estava maravilhosa!
Foi servida uma refeição ligeira, uma feijoada e caldo verde, bem regada e servida na louça típica da Bajouca, tivemos ainda oportunidade de disfrutar de boa música com DJ Guest pela noite dentro!
Diogo Viana e Sandra Gonçalves foram os vencedores dos 20 kms
A vitória sorriu para o homem da casa, Diogo Viana fez os 20 km em 1:29:32, seguido de Carlos Fernandes da Crossmates em 1:31:49 e Joel Couto também do GAU em 1:33:01.
No setor feminino, Sandra Gonçalves do Bairro dos Anjos – Amigos da Corrida foi a primeira com 2:00:34, seguida de Virgínia Simões do Noticias Colmeias – 2:04:46, e a 3ª senhora, Ana Filipa do Atlético Clube São Mamede – 2:06:30.
Coletivamente, a equipa GAU renovou o título nos homens, nas mulheres, Notícias das Colmeias foram as mais fortes.
Fábio Durão venceram o Mini Trail
No Mini Trail, Fábio Durão do CCRD Arrimal / Morcegos foi o vencedor com 0:40:46, seguindo de Marco Gomes do Bairro dos Anjos em 0:42:38 e Daniel Cabecinhas do GAU – 0:43:22.
Nas mulheres, Daniela Cordeiro do GAU, estreou-se no mundo do trail com a vitória em 0:49:18, 2ª Ana Bonifácio do CPR-A-Do-Barbas – 0:50:05 e Carla Monteiro 3ª – 1:00:35.

OPraticante.pt esteve presente com 3 atletas nos 20 Km, Nuno Fernandes – 2:37:31, David Silva – 2:59:52 e Zina Fernandes – 3:02:14 respetivamente.
Um imenso obrigado a toda a organização pela simpatia com que fomos recebidos e espero voltar no próximo evento.