Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

O trail que passa num dos melhores caminhos da Europa

A Costa Vicentina situa-se na faixa litoral Alentejana até à região do Algarve, ou seja,  é toda a zona entre Odeceixe e Burgau, onde a natureza tem um carácter forte e selvagem pela sua persevação, que se traduz em paisagens de uma imponência deslumbrante. Devido ao carácter paisagístico e à história que esta zona transborda, foi criado o Caminho Histórico, que percorre as principais vilas e aldeias num itinerário rural com vários séculos de história e com 230 km de prolongamento. O Caminho Histórico foi em fevereiro de 2016, distinguido com a Certificação Europeia “Leading Quality Trails – Best of Europe”, da responsabilidade de ERA (European Ramblers Association), integrando o lote exclusivo dos melhores destinos de caminhada na Europa.

costa-vicentina08

Com tanta história e paisagens para oferecer, as Câmaras Municipais de Sines e de Santiago do Cacém uniram-se com a empresa GanharDestak para organizar um evento que dinamiza-se as suas zonas, que muitos já ouviram falar por possuir locais de enorme beleza. Assim nasceu o Trail Costa Vicentina que se realizará no próximo dia 23 de outubro e é composto por três distâncias.

costa-vicentina01

Distâncias:

Prova Rainha – 59 km

A prova Rainha conta com 59 km de pura adrenalina que começa na Praça Marquês de Pombal em Porto Covo e tem chegada na Igreja Matriz de Santiago do Cacém. Haverá tempo limite de 12 horas para terminar

Prova Média – 26 km

Os 26 km têm inicio no Vale das Éguas e chegada na Igreja Matriz de Santiago do Cacém. Não haverá tempo limite para terminar.

Prova Pequena – 14 km

Os 14 km têm partida no ponto do Caminho Histórico que passa no Paiol (Sines) e acaba na Igreja Matriz de Santiago do Cacém. Poderá ser feito a correr ou caminhar e não haverá tempo limite para terminar.

A história de Porto Covo e de Santiago do Cacém

Como anteriormente referido o evento passa por muitos locais históricos, então fica a história dos dois locais onde se inicia e finaliza o Trail.

costa-vicentina03

História de Porto Covo

Fonte de inspiração de poetas e cantores, Porto Covo desde sempre encantou os seus visitantes logo num primeiro olhar. Em meados do século XVIII, Porto Covo não passava de um pequeno lugar implantado na arriba, próximo de uma pequena enseada. Sabe-se que em 1780 o pequeno povoado resumia-se a quatro casas apenas, e hoje é uma conceituada povoação, muito procurada pelos turistas.

História de Santiago do Cacém

Dotada de uma localização geográfica estratégica, as populações humanas procuraram, desde épocas remotas, esta região para se estabelecer. As escavações efectuadas no Castelo Velho, onde se situam as ruínas romanas de Miróbriga, demonstram que a região foi habitada desde a Pré-história.

costa-vicentina06

E de história que se fará este primeiro evento do Rota Vicentina, obtenha mais informação.

Saiba mais aqui sobre o evento

Sobre o Autor

Artigos relacionados

1 Comentário

  1. Pingback: Paulo Guerra embaixador do Trail Costa Vicentina - Opraticante

Deixe uma Resposta