TRAIL RUN AQUI HÁ-OS, SERRA & MAR.…A COMBINAÇÃO PERFEITA!

Trail Run

Foto: Trail Run Aqui Há-Os

Os amantes do trail running que se preparem para enfrentarem os trilhos da Serra da Boa Viagem inseridos na 4ª edição Aqui Há-Os.

O evento é promovido pela Associação Talentos Objetivos – Clube de Enduro e Recreio, com o apoio da Junta de Freguesia de Quiaios, Junta Freguesia Buarcos e São Julião, da Câmara Municipal da Figueira da Foz e de OPraticante.pt como média partner.

A 4ª edição Aqui Há-Os está agendada para o dia 12 de maio de 2024 e pontuará para os circuitos nacionais da ATRP – Associação de Trail Running de Portugal e prova única para a ADAC- Associação Distrital de Atletismo de Coimbra.

Leia também

TRAIL RUN “AQUI HÁ-OS” COM FIGURINO DIFERENTE

Site oficial

Trail Run Aqui Há-Os integra cinco circuitos trail running

São cinco distâncias desenhadas na encosta norte e oeste da Serra da Boa Viagem que têm o seu início e fim na localidade da Praia de Quiaios, exceção para o Trail Ultra que tem a partida junto ao Farol do Cabo Mondego e chegada na Praia de Quiaios.

Distâncias:

12km – Caminhada
12km – Trail Jovem – circuito ATRP – [série 150]
17km – Trail Sprint – circuito ATRP – [série 100]
30km – Trail – circuito ATRP – [série 100]
46km – Trail Ultra – circuito ATRP – [serie 100] e circuito ADAC [prova única]

Quando iniciámos esta «aventura» organizativa traçamos um trilho com dois objetivos: crescer a nível organizativo e torna-lo sustentável.

Hoje a equipa esta mais experiente e mais exigente no que concerne a nível ambiental, promocional e organizativa.

Cada grupo de trabalho já sabe as suas funções o que torna a gestão da prova mais fácil.

Para a edição de 2024 contamos com cerca de 700 atletas divididos pelos cinco circuitos e caminhada”; confessou Amílcar Ramos, diretor e responsável pelo atletismo da associação.

Acrescentando “Tragam as máquinas fotográficas porque para além das ‘varandas’ nas encostas, há passagens de «cortar a respiração» em percursos que valorizam o património histórico, natural e cultural da Figueira da Foz”.

E fica o relato de Nuno Fernandes, um dos três elementos (Zina Fernandes e David Silva, foram os outros dois) que estiveram presentes a participar na edição 2023 em representação de OPraticante.pt.

Trail Run
Praia de Quiaios – Foto: Ana Ferreira – Por aqui – Por acoli

Quiaios oferece uma paisagem exuberante e diversificada

O evento ficou sediado como habitualmente no perímetro da Freguesia de Quiaios, o secretariado decorreu no Posto de Turismo local.

As partidas das distâncias de 17km, 27km foram efetuadas junto à Praia de Quiaios.

Em 2023 a associação Talentos Objetivos resolveu acrescentar uma nova distância relativamente às duas últimas edições, os 50 Km com partida no belíssimo Castelo de Montemor o Velho.

Quiaios, possuidora de extenso areal, oferece uma paisagem exuberante e diversificada com a Serra da Boa Viagem como plano de fundo.

É um apetecido destino de férias no concelho da Figueira da Foz, sendo das praias do concelho com mais habitações de férias.

Para quem não conhece, o Castelo de Montemor-o-Velho localiza-se na freguesia de Montemor-o-Velho, Distrito de Coimbra, em Portugal.

Em posição dominante sobre a vila, na margem direita do rio Mondego, à época junto à sua foz, no contexto da Reconquista cristã da Península Ibérica, constituiu-se em um ponto estratégico na defesa da linha fronteiriça do baixo Mondego, em particular da região de Coimbra.

Foi, por essa razão, a principal fortificação da região, à época.

O Castelo de Montemor-o-Velho e a Igreja de Santa Maria da Alcáçova que está no seu interior encontram-se classificados como Monumento Nacional por Decreto publicado em 23 de junho de 1910, local este que merece uma visita sem dúvida alguma.

Foto: Ana Ferreira – Por aqui – Por acoli

A novidade da edição de 2023 foi inserção da distância de 50 km

No Sábado, 29 de abril de 2023 decorreu a prova de 50km, os atletas deslocaram-se desde a Praia de Quiaios em autocarros disponibilizados pela organização para a partida que ocorreu por volta das 9h, no Castelo de Montemor-o-Velho.

Nesta distância considerada de ultra trail, os primeiros 11km foram de menor dificuldade devido ao pouco desnível acumulado.

No entanto foi-se transformando com o acumular dos quilómetros e estava reservada a parte mais complicada, mas também a mais bonita ao entrarem na Serra da Boa Viagem, na Cidade da Figueira da Foz por volta do 28km, a.

Até final o percurso foi serpenteando a serra, num sobe e desce constante, com os últimos 2 km a serem já efetuados na areia da Praia de Quiaios, que muitos atletas afirmam ser de extrema dificuldade.

Foto: Ana Ferreira – Por aqui – Por acoli

Serra de Nossa Senhora da Boa Viagem

A Serra de Nossa Senhora da Boa Viagem situa-se a três quilómetros a Norte da cidade da Figueira da Foz com 261,88 metros de altitude, cota do vértice geodésico da Bandeira, na freguesia de Quiaios.

O facto de esta elevação se encontrar junto do Oceano Atlântico, confere a esta, e a toda a zona envolvente, uma paisagem de singular beleza, de que se destaca o Parque Natural da Serra da Boa Viagem com um vasto património natural, arqueológico e paisagístico.

No seu extremo ocidental situa-se o Cabo Mondego.

Foto: Ana Ferreira – Por aqui – Por acoli

A serra tem sempre o condão de nos surpreender

No Domingo, 30 de abril de 2023, tive a minha estreia nesta 3ª edição e só posso afirmar que fiquei muito surpreso pela positiva.

Já sabia de antemão que iria encontrar belas paisagens, mas a serra tem sempre o condão de nos surpreender.

Os trilhos estavam magníficos, subidas e descidas muito técnicas, em alguns locais principalmente nas ribeiras a organização colocou cordas que foram essenciais para transpor as rochas.

No que diz respeito aos abastecimentos estavam top, constituídos de sólidos e líquidos, a marcação do percurso poderá ser aperfeiçoada.

Foto: Ana Ferreira – Por aqui – Por acoli

A parte final da prova é surreal, tal é a beleza circundante que nos faz esquecer o cansaço acumulado e nos transforma completamente.

É também por estes momentos que nós andamos no trail, aliar a prática de exercício físico à beleza das paisagens que só nesta modalidade desportiva podemos vivenciar.

Se poderem vejam os vídeos das provas nas redes sociais colocados quer pela organização, quer por atletas que nela participaram.

Vão certamente ficar surpreendidos pela positiva e ao mesmo tempo arrependidos de não terem participado, mas não desesperem pois para este ano será com certeza ainda melhor.

Pouco depois do segundo abastecimento começamos a descer em direção à praia e eu a pensar que já não haviam mais subidas, bem que me enganei.

Nem me dei ao trabalho de olhar para o gráfico da prova que tinha no dorsal.

Trail Run
Foto: Ana Ferreira – Por aqui – Por acoli

Subida até ao marco geodésico é demolidora

Aquela subida até ao marco geodésico é demolidora, tanto fisicamente, como mentalmente, mas mais uma vez o fator superação esteve bem presente.

Estava um pouco apreensivo por os últimos 2km serem na areia, algo que nunca me aconteceu em prova.

Mas gostei bastante, apesar das pernas já não corresponderem foi espetacular e quero repetir novamente.

Já na meta fomos muito bem recebidos pelo speaker do evento, existiu um abastecimento final de sólidos e líquidos acompanhado de umas saborosas bolas de Berlin.

Quem não teve coragem para um banho no mar teve oportunidade tomar banho no Parque de campismo de Quiaios, local com excelentes condições para relaxar e aproveitar umas belas férias.

Trail Run
Foto: Ana Ferreira – Por aqui – Por acoli

Seguiu-se um saboroso almoço composto por sopa de caldo verde, bifana no pão e bebidas, no parque de merendas próximo do Posto de Turismo.

Local onde decorreu também a entrega de prémios aos vencedores individuais, coletivos e por escalões.

Organização de parabéns

Diversos atletas manifestaram a sua satisfação nas redes sociais relativamente ao excelente trabalho realizado nesta 3ª Edição, como foi o caso de Sílvia Pedro, atleta da equipa Miro Trail que afirmou

Organização – Foto: Ana Ferreira – Por aqui – Por acoli

Muitos parabéns pela excelente prova, pela organização, pelo staff, pela simpatia e disponibilidade para com todos, os banhos, a comida, a t-shirt que é linda

…enfim para o ano aí estarei de novo.

Obrigada pelo domingo maravilhoso que me proporcionaram

Trail Run
Sílvia Pedro – Foto: Ana Ferreira – Por aqui – Por acoli

Parceiros

Deixe um comentário