TRAIL RUNNING POMBAL – SICÓ UM TRAIL DE REFERÊNCIA
Nesta 7ª Edição do Trail Running Pombal – Sicó a organização decidiu conjugar o Trail Rosa Albardeira e o Trail Curto Cidade Pombal, em duas distâncias competitivas.
Texto: Nuno Fernandes // OPraticante.pt
Fotos: Cedidas pela organização
Trail Running Pombal – Sicó, um trail para louvar e de incentivar
o Trail Running Pombal – Sicó foi uma prova inclusiva, pois, permitiu que todos pudessem usufruir da natureza nomeadamente quem optou pela Caminhada do Centenário SC Pombal.
Mais uma vez o dinheiro das inscrições reverteu na sua totalidade a favor dos Bombeiros Voluntários de Pombal, para a aquisição de equipamento de proteção individual, bem merecido.
Iniciativas destas são sempre de louvar e de incentivar, já que aliam a prática de desporto e o apoio a instituições que bem merecem por tudo o que fazem por nós.
Três distâncias, duas de competição e uma de caminhada
A prova Trail Longo Rosa Albardeira teve o seu início cerca das 08h30, a partida decorreu na Aldeia dos Poios, com os atletas a percorrerem caminhos e trilhos da Serra do Sicó, nas Freguesias de Pombal, Redinha, Pelariga, e Vila Cã, numa distância aproximada de 32 km com 1300 metros de desnível acumulado positivo e terminou na Ponte Dona Maria, na Cidade de Pombal.
O Trail Curto Cidade Pombal teve início às 9h30, em Pousadas Vedras com uma distância aproximada de 17 km com 615 metros de desnível acumulado positivo, e na meta na Ponte Dona Maria, na Cidade de Pombal.
A Caminhada do Centenário SC Pombal não teve carácter competitivo, mas divertimento não faltou certamente, teve início às 10h, em Monte de Vérigo e terminou no mesmo local das provas.
Como ambas as provas não tiveram um percurso circular, a organização disponibilizou diversos autocarros que saíram do local da meta para os respetivos locais de partida.
Apartida do Trail curto estava localizada na Associação local de Pousadas Vedras, onde fomos muito bem recebidos e quem quis teve à sua disposição uns bolos muito saborosos e um cafezinho.
Estive presente na primeira edição do trail de Pombal e como gostei bastante da prova decidi voltar este ano apesar da preparação não ser muita.
Trail de Pombal
Adorei participar no trail curto, num percurso que no final deu 19,5 Km, teve um pouco de tudo, single tracks, subidas e descidas com muita pedra à mistura a requerer a máxima atenção para não se trazer mazelas, mas de uma beleza inigualável com belíssimas paisagens durante grande parte da prova.
Aquelas duas subidas lá para o final da prova quase que davam cabo de mim!
Uma num ribeiro com uma inclinação vai lá vai, pena este ano não levar água, e o que dizer da subida com cordas que só de me lembrar me dá arrepios!
Nunca vi uma prova com tantas equipas de apoio, socorro e emergência constituídas por bombeiros para prestar os cuidados aos participantes que deles poderiam necessitar e olhem que já participei em muitas provas, por isso muito obrigado.
Gosto muito deste tipo de percurso, em que no início da prova temos a parte mais difícil em termos de desnível positivo e daí para a frente é voar nas descidas até à meta quando as mesmas o permitem claro.
Agradecimento especial à equipa de sapadores, que trabalhou na limpeza dos percursos da prova de uma forma incansável, para que todos os trilhos correspondessem às nossas expetativas, obrigado estavam top.
No final da prova ainda recebemos um prémio de finalista, seguido de um saboroso almoço no Pavilhão Municipal com sopa, sandes de porco no espeto, bebida e sobremesa.
Finalizado o repasto decorreu no mesmo local a entrega de prémios aos grandes vencedores da geral masculina / feminina e por escalão etário.
As palavras do padrinho e madrinha do evento
Inês Marques madrinha da prova este ano referiu no final “Posso ser suspeita, mas foi espetacular!
Adorei esta versão do percurso e o ambiente final estava convidativo a aproveitar mais um dia de liberdade”.
Já o padrinho da prova Luiz Mota disse “Dia de regresso ao Sicó, correndo em trilhos fantásticos no concelho de Pombal.
O Trail está a atingir uma elevada qualidade organizativa e de percursos de beleza ímpar.
Hoje foi mais uma prova fantástica, com perto de 34km e 1500D+.
Dia de regresso ao Sicó, correndo em trilhos fantásticos no concelho de Pombal.
Foi boa, até aos 32km, depois foram mais 2,6km a gerir. COVID há 2 semanas, as pernas ainda estão em dificuldades. Mas foi bom, 3 da geral, a 6 do Filipe e 3 da Inês.
Foi uma honra apadrinhar o evento, juntamente com a comadre Inês Marques”.
Para finalizar quero agradecer à organização, Bombeiros Voluntários de Pombal, Município de Pombal e SC Pombal Trail Team por esta manhã maravilhosa que nos proporcionou e espero estar presente em representação de OPraticante.pt na próxima edição sem dúvida para mais um empeno.