Trail solidário a favor “ das quatro patas ”
Amigos de quatro patas
6º Trail solidário a favor “ das quatro patas ” em Albergaria volta a bater recordes
Foi no passado domingo dia 7 de maio que mais de 500 pessoas associaram-se a uma causa solidária em Albergaria-a-Velha. A primeira edição deste trail solidário canino tive a adesão de 150 participantes. Desde então tem vindo a crescer no número de pessoas que aderem e os números falam por si nesta sexta edição.
Esta causa “ das quatro patas ” é desenvolvida pela Associação dos Amigos dos Animais de Águeda (A4) e Amigos dos Animais de Albergaria-a-Velha (AAAAV) com o intuito de angariar ração sólida para os animais que acolhem. Ambas as associações são protetoras de animais e sem fins lucrativos.

Como começou a causa “ das quatro patas ”…
A ideia da causa “ das quatro patas ” surgiu do Viriato Dias , residente de Albergaria, que depois de adotar um patudo na Associação de Águeda quis ajudar as Associações a conseguir alguma ração extra. Teve a ideia e colocou-a em prática com a ajuda das duas associações para onde revertem as rações angariadas. Este evento acontece alternadamente em Albergaria-a-Velha e Águeda para poder estar presente nas localidades das respetivas associações.

Angariados 5650 kg de ração

Este sexto trail solidário teve como palco principal o Cineteatro de Albergaria, local de ponto reunião para todos os que quiseram aderir a esta causa. Para participar neste evento os atletas apenas tinham de registar a sua inscrição na plataforma disponível e escolher a distância pretendida. O valor da inscrição era em género, ou seja, cada participante apenas tinha de trazer um saco de ração animal á sua descrição.
E foi assim que perto das nove horas da manhã do dia 7 de maio, foram-se amontoando um gigantesco monte de sacos de ração no Cineteatro de Albergaria. Segundo a organização foram cerca de 5650kg de ração angariados. Bem hajam a todos o que ajudaram esta causa.
Solidariedade & Desporto
Este trail, de cariz solidário, não teve classificações, nem dorsais, cada atleta ia ao seu ritmo, sozinho ou em grupo, no entanto a organização deu a possibilidade de escolher a distância pretendida a todos os participantes. Aquando da inscrição cada atleta podia escolher entre um percurso de 10km e 20km. Estes percursos são organizados pelo Corridas por Albergaria. Notou-se que muitos dos participantes nesta vertente da corrida eram de clubes regionais, mas muitos outros eram apenas pessoas que pretendiam ajudar a causa em questão e passarem uma manhã mais ativa. Todos eles estão de parabéns pelo seu gesto e pela iniciativa de realizar atividade física num domingo de manhã.

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha foi a responsável pela caminhada de 5km onde os caminheiros podiam levar os seus animais a passear se assim pretendessem. A adesão nesta vertente foi também massiva.

Organização impecável
Depois da concentração dos participantes no local da partida, a organização deu um pequeno briefing a todos sobre a cor das fitas dos percursos, bem como outras considerações. Teve o cuidado de ter elementos a servirem de follow me nas diferentes distâncias e elementos a servir de “vassoura” para que ninguém se perdesse ou ficasse sozinho.

Segundo a opinião dos vários participantes, todo o percurso estava bem sinalizado, à altura de um verdadeiro trail. Além disso o percurso maior, o dos 20km, teve três abastecimentos de sólidos e líquidos e o percurso dos 10km teve dois abastecimentos de sólidos e líquidos. Toda a logística dos abastecimentos foi amavelmente cedida pelas duas associações em causa de forma a retribuir as generosas doações dos participantes. Nada faltou a este evento: tiveram uma grande adesão, apresentaram bons percursos de trail pelos caminhos de Albergaria, tiveram uma boa gestão de mais de 500 pessoas, esteve um dia fantástico de sol e no final tiveram o sorriso de todos quanto terminavam o trail satisfeitos com o percurso e felizes por terem ajudado a associação local.
Próxima edição em setembro
A organização vai continuar a trabalhar de forma a que a cada nova edição possam receber mais participantes e lhes proporcionem bons momentos de desporto na natureza. Espera também que este movimento solidário continue, porque o mundo precisa disto!!
A próxima edição será em Águeda e está agendada para setembro.
Por isso, se gostas da natureza, se gostas de animais e se gostas de ajudar, junta-te a esta causa. Vem correr ou caminhar e ajuda os amigos de “quatro patas”.
[divide icon=”circle” width=”medium”]
Escrito por: Maria Areias
Fotos e Vídeo: Mário Martins
Fotos: Viriato Dias