TRILHO DA LAMA OU LAMPAS

A 4ª edição do Trilho das Lampas, que este ano bem se podia chamar Trilho da Lama, realizou-se no passado sábado, dia 14 de maio.
Com o tempo nublado, prometendo as negras nuvens que povoavam o céu um grande diluvio, mas foi só mesmo isso
Promessas, porque muito mais tarde quando já há muito a escuridão se tinha apoderado do percurso que efetuávamos, o céu estava limpo e podia-se observar a lua e as estrelas que o povoavam.
Trilho das Lampas este ano bem se podia chamar Trilho da Lama
Partida pelas 19h30 no Largo de São João das Lampas, em plena relva, junto à Sociedade Recreativa, Desportiva e Familiar de S. João das Lampas, situada na localidade com o mesmo nome, bem perto de Sintra.
Foi em direção ao campo, aos trilhos, a um percurso que teve um variado de pisos pelos participantes percorridos, aos caminhos enlameados pela intempérie que tem assolado o país, provocando que ficasse barrento.
Para os artistas do barro, teria sido um prazer trabalhá-lo, de tal forma se colava às solas dos ténis, enquanto noutras zonas se escorregava, ou até o ténis era inserido nas poças lamacentas que íamos encontrando pelo caminho.
Mas quem pratica “Trail” sabe o que vai encontrar por isso nada de queixas, e prosseguimos uma boa parte do caminho com a Ribeira da Samarra correndo a nosso lado, que ficou para trás.
Surgiu então a Ribeira da Bolelas que abandonámos para reencontrar a da Samarra novamente, até chegar à praia da Samarra, onde observámos as nuvens lá ao fundo do horizonte a beijarem o Oceano Atlântico.
Mais umas subidas e descidas, e percorríamos as arribas, os caminhos dos pescadores observando o mar a espreguiçar-se pela praia de São Julião, até encontramos os caminhos romanos.
Caminhos que a organização iluminou com tochas, fazendo reviver tempos antigos.
Prosseguimos por mais trilhos, estradões e estradas de alcatrão até à tão ansiada meta, onde fomos presenteados com uma bela medalha “Finisher” para mais tarde recordar.
Percurso dividido em 3 secções temáticas
No site da prova descreveram o percurso da prova “o percurso pode ser dividido em 3 secções temáticas, sendo:
a primeira secção o designado trilho dos moleiros, a desenrolar ao longo de caminhos por onde se abasteciam de trigo as azenhas e moinhos;
uma 2ª secção, junto ao mar, designada por trilho dos pescadores, decorre ao longo de caminhos utilizados até aos dias de hoje pelos pescadores na pesca à linha, por fim;
e uma 3ª secção designada trilho dos romanos, onde os atletas poderão passar por alguns dos vestígios Romanos existentes na região.”
Abastecimentos em quantidade, elementos da organização e dos bombeiros nos pontos mais estratégicos, bem sinalizada.
Só mesmo por distração como aconteceu a um grupo de participantes prontamente avisado por um elemento que iam mal.
Deixamos uma palavra de agradecimento e de elogio ao Fernando Andrade, o mentor da prova, que tanto tem feito pela modalidade “Atletismo“, e pela sua terra “São João das Lampas” através da realização deste evento e da Meia Maratona das Lampas, à muito conceituados no seio de quem pratica a modalidade
Classificação
O grande vencedor da prova foi Mário Fonseca – 1:20;46, em segundo ficou José Gaspar – Clube Atletismo Odimarq – 1:24;55 e em terceiro Fábio Fontoura – 1:24;56.
Em femininos, a vencedora foi Inês Marques – Proaventuras – 1:39;40, seguida por Cristina Ponte – Aminhacorrida – 1:44;14 e por Paula Da Silva Barbosa – Oralklass – Amigos do Trail – 1:47;15.
Sub23 (15 finalistas)
1º Alexandre Blasques – Decathlon Montijo Trail Team – 1:32;00, 2º João Patrício – Escaravelhos Team – 1:35;12, 3º José Ferreira – 1:36;23, 13º Miguel David – O Praticante – 2:57;40
Veteranos M40 (174 finalistas)
1º Artur Oliveira – Pica Miolos – 1:30;01, 2º Luís Graça – C. A. Ferreira do Zêzere – 1:31;58, 3º Nuno Patrício – Clube Natureza Alvito – 1:32;03, 52º Rui Miguel – O Praticante – 2:01;59
Veteranos M50 (68 finalistas)
1º João Ginja – Nutrimania SN – 1:29;23, 2º Paulo Póvoa – Amigos Vale Silêncio – 1:35;29, 3º Aníbal Godinho – Caracol Trail Team – 1:39;34, 56º David Silva – O Praticante – 2:42;07
Veteranas W45(34 finalistas)
1ª Maria Felisardo – Proaventuras – 2:17;55, 2ª Carla Santos – 2:18;37, 3ª Dora Veríssimo – 2:18;52, 12ª Isabel Barra – O Praticante – 2:33;17
Colectiva:
1º AC Portalegre / UTSM – 4:21;26, 2º Clube Atletismo Odimarq – 4:31;03, 3º Rail Runners – 4:34;52
[divide icon=”circle”]
Fotos de: Runners Dream Moments
Veja mais fotos deste grande evento aqui