Trilhos & Courelas um evento na terra das bifanas

Trilhos & Courelas

O evento Trilhos & Courelas, realiza-se anualmente no mês de Abril, a sua realização foi no dia 22 abril com inicio pelas 09 horas, sendo organizado pela Associação Desportiva Natura Trilhos, uma instituição sem fins lucrativos com sede em Vendas Novas.

Evento solidário com Alexandre Oliveira – FOREVER

Instituição que deu todo o seu apoio na divulgação da história e angariação de fundos de um enorme atleta.

Alexandre Oliveira

O Alexandre Oliveira mais conhecido como FOREVER, praticante assíduo de ciclismo desde pequeno, participou em importantes competições Nacionais e Internacionais onde representou Portugal nas quais alcançou alguns títulos tais como:

2005: – Vencedor taça de Portugal de BMX race (elite)
2007: – 1 ano em que participou na taça Portugal de DHI
2008: – Vencedor da taça de Portugal de BMX Cruiser (elite) – Campeão nacional BMX Cruiser (elite)
2010: – Participação Lisboa downtown
2011: – Vencedor taça Portugal BMX race (elite)

Em 20 agosto de 2017, a vida deste atleta mudou, num passeio com amigos, após um acidente sofreu uma lesão na coluna vertebral entre C6 e T1, tetraplegia…

Alexandre Oliveira

Quem quiser contribuir pode depositar o seu donativo na conta do Banco Santander Totta com o IBAN: PT50001800032201463302071

Trilhos & Courelas – Vendas Novas 2018 um evento na terra das bifanas

Eram 07h30 e em Vendas Novas avistavam-se vários atletas espalhados pelos vários cafés a provarem as célebres bifanas, um pequeno-almoço reforçado para se enfrentar a mítica prova.

Entregas de dorsais no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Vendas Novas muito bem organizada, sem filas e ao mesmo tempo era explicado como funcionavam os banhos e local de almoço.

Trilhos & Courelas evento com três tipos de distâncias Maratona Meia-Maratona e um percurso guiado mais virado para os iniciantes. A Maratona e Meia-Maratona tinham tempos registados e entregas de prémios nas classificações gerais.

A medida que a hora da partida chegava os atletas iam se aproximando da linha de partida, a organização alterou uma parte do percurso devido as chuvas. E após uma breve explicação do responsável da prova, os atletas melhores preparados e com ambições a conquista de um lugar no pódio colocaram-se nas 2 primeiras linhas de partida.

Partida dada e uns kms de alcatrão guiados por um veículo da organização, uma partida sem quaisquer problemas, ordeira mas rápida.

Entrada nos primeiros estradões para esticar o pelotão, um zigue-zague constante para se evitar algumas poças e não se estragar material pois a prova estava no início.

 

Trilhos & Courelas um evento com trajeto rápido, com algumas dificuldades, travessias de ribeiros, descidas rápidas, subidas curtas mas com boa inclinação.

Bons apontamentos na sinalização da prova e ajuda dos elementos de STAFF

A rever urgentemente o último km da prova, vindos de uma zona rápida do percurso eram brindados com o último controlo e viravam a esquerda, problemas!!!!

Era desnecessário a passagem por uma zona de vinha, em que era um autêntico lamaçal barrento. Que se colava as rodas, carretos, alguns a partirem correntes, obrigando os atletas a levarem as bicicletas as costas, perdendo algumas posições na classificação.

 

Pena foi só terem existido classificações nas Gerais das duas Maratonas. O que desmotiva quem já tenha alguns anos desta modalidade, pois não consegue competir em igualdade com os atletas mais novos por mais que se treine.

OPraticante.pt / SFOA Cycle Team marcou presença com 6 atletas

A Equipa OPraticante.pt / SFOA Cycle Team marcou presença com 6 atletas Rui Bastos, Luís José, Luís Freire, João Carriço, Igor João e Nelson António, efetuaram a Meia-Maratona.

Equipa OPraticante.pt / SFOA Cycle Team

A equipa OPraticante.pt / SFOA Cycle Team terminou a Meia –Maratona com a seguinte classificação:

20º lugar – Rui Bastos – 02H09m22sgs
23º lugar – Luís José – 02H11m40sgs
70º lugar – João Carriço – 02H50m13sgs
71º lugar – Luís Freire – 02H50m21sgs
73º lugar – Igor João – 02H50m53sgs

Tendo o atleta Nelson António obrigado a desistir por avaria mecânica.

Fotos

Visualize mais fotos efectuadas pelo Telmo Coelho e pela organização.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Rui Bastos
Fotos: Telmo Coelho / Organização

Parceiros