Trilhos de Viana de regresso a Stª Luzia

Trilhos de Viana

Depois de uma paragem devido à pandemia que nos assolou, vai estar de regresso o evento III Trilhos de Viana há montanha de Sta Luzia.

Inscrições

Regulamento

Página do evento

III Trilhos de Viana

Uma organização da Associação Trilhos de Viana e direção da prova a cargo de Leandro Freitas, Presidente da Direção e atleta desta associação, no dia 6 de fevereiro de 2022, com partida às 08H30, por blocos, no Estádio Municipal Manuela Machado, centro nevrálgico do evento.

Mais uma vez vão ser percorridos os Trilhos / caminhos / ribeiros da montanha de Sta Luzia, tendo como ponto de partida (e chegada) o Estádio Municipal Manuela Machado.

Logo no 1º km os participantes atravessam as ruínas do Convento S. Francisco do Monte, subindo até à Carreira de Tiro, encaminhando-se para os Canos d`água.

Canos d`água

Após saída d os Canos d`água atravessam a cascata da azenha e a própria azenha, dirigindo-se para a capela da aldeia de S. Mamede, onde haverá o 1º abastecimento, e como é da praxe a broa c/ mel.

Trilhos de Viana
Capela São Mamede

Após o retempero de energias, encaminham-se para a montanha, até entrarem nas margens da ribeira do Pego, de onde sairão após passagem da sua magnífica cascata.

Passados cerca de 2 km de trilhos passam na Lagoa Verde, atravessam um túnel e vão chegar a uma zona de onde dá para admirar a paisagem do Vale do Lima e Oceano Atlântico.

Azenha

A partir daqui será praticamente sempre a descer por trilhos até entrarem na ribeira de Perre, bastante sinuosa, onde será necessário uma certa destreza para a percorrer, e logo uma pequena subida até ao trilho que os levará ao “Castelo de Perre“, que será atravessado pelos atletas, e daqui subindo até ao Penedo Furado.

Trilhos de Viana
Cascata da Cova

Do Penedo Furado andam cerca de 2,5 km até passarem novo túnel que os levará à cascata da Cova e daí para a frente sempre ao longo, e pelo leito, do ribeiro que os leva até ao estádio onde será a Meta final. Isto no Trail Curto.

Trail longo continua para prazer dos participantes

O Trail Longo após a cascata, saída do ribeira do pego, seguindo em direção às eólicas, onde percorreram uma linha de água, em subida bem inclinada, passam junto a 3 lagoas na zona do parque eólico, Marco geodésico de Outeiro, o ponto mais elevado da prova, seguindo para a Fonte da Louçã e encaminhando-se por trilhos até integrar o percurso do trail curto, antes da chegada à Lagoa Verde.

Trilhos de Viana

No kit dos atletas estarão, além de outras ofertas que a organização venha a conseguir, um voucher da Cerveja artesanal Letra, uma t-shirt e uma mochila. Todos os finishers, excepto caminhada, terão a sua medalha

No final a organização terá para os atletas a famosa Bola de Berlim do Natário, uma canjinha, além do abastecimento dito normal.

De salientar que a segurança do evento estará a cargo do Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo em articulação com o Grupo Operacional Busca e Salvamento (GOBS) e Agrupamento 348 dos escuteiros da Meadela nas travessias de caminhos/estradas, sendo este evento de caráter solidário para os bombeiros e agrupamento de escuteiros c/ parte da verba das inscrições a reverter a seu favor.

Parceiros

Deixe uma resposta