Trilhos do Almourol – Um clássico do Trail
Realizou-se no dia 12 de Abril o Trail “Trilhos do Almourol”, prova do Circuito Nacional de Trail Running da Associação Trail Running de Portugal – ATRP que reuniu cerca de 1400 participantes, numa organização do Clube de Lazer Aventura e Competição do Entroncamento (CLAC) .
O dia amanheceu soalheiro e com temperatura amena e pelas 7 horas, o Pavilhão Municipal do Entroncamento, abria as suas portas para receber cerca de 1360 participantes, dos quais cerca de 500 na maratona Trail, 500 no Trail e os restantes na caminhada. No local, era possível recolher os dorsais, visitar as tendas de apresentação e venda de material de Trail, dispondo o local ainda de espaço de refeições e de todas as infra-estruturas necessárias à realização do evento.
O evento contou com várias opções de percursos, a saber:
• Maratona Trail K42 –D+ 885 metros
• Trail K25 D+ 350 metros
• Trail Jovem, de vários níveis, nas distâncias de 1000, 2000 e 3000 mts
• Caminhada de 17Kms
A prova K42 iniciou o seu percurso no no Parque de Campismo de Castelo de Bode, na localidade de Martinchel, deslocando-se ao longo do Rio Zêzere, Rio Nabão e Rio Tejo. Trail K25 parte do parque de campismo de Constância e desloca-se ao longo do rio Tejo. Os caminheiros reúnem em Almourol, sendo estes transportados de comboio entre o Entroncamento e essa localidade. A meta encontrara-se montada no pavilhão Municipal do Entroncamento, onde se situa igualmente a zona de balneários e restauração.
Diversos autocarros transportaram os atletas da prova K42 para o parque de campismo de Martinchel e dai, às 10 h, os atletas iniciaram o seu percurso paralelo ao rio Zêzere em direcção à Foz do Rio Nabão, onde a passagem para a outra margem foi efectuada graças a uma ponte feita pela EPE (escola prática de engenharia de Tancos) na madrugada do dia do evento, que depois é desmontada. O primeiro abastecimento estava situado num terreno particular, que o proprietário gentilmente cede no dia da prova e cujos terrenos são também “pisados” pelos atletas, numa zona muito bonita em que a companhia deixa de ser o Zêzere para passar a ser o Nabão. Depois da passagem sobre a ponte da EPE os atletas alcançaram a aldeia do Cafuz, lugar onde existia outro abastecimento. Dai até Constância, e após passagem junto á aldeia de Matos, continuaram a percorrer a margem do Zêzere até chegarem à bonita vila de Constância, lugar de onde os K25 tinham partido também às 10h. Dai para a frente o circuito foi comum a ambas as provas e a eles se juntaram os caminheiros que, foram transportados de comboio, em carruagem da CP especial só para o evento, entre o Entroncamento, e o apeadeiro de Almourol.
A partida da prova K25, tinha o trajecto marcado de forma a percorrer algumas das bonitas ruas da vila de Constância. Depois de percorrerem a ponte sobre o rio Zêzere os atletas dos de ambas as provas, já que era aqui o ponto de interseção de ambas, entraram no circuito que, os levaria até ao objectivo final que todos ambicionavam – o pavilhão municipal do Entroncamento.
Durante os primeiros Kms foram percorrendo single tracks “desenhados” pelo Grupo Cicloturismo Barquinhense, o trilho Luis Vaz de Camões, aqui já tendo-se despedido do Rio Zêzere e tendo por companhia o Rio Tejo, passando vila de Praia do Ribatejo e começaram a ter por companhia não só o Rio Tejo, mas também a linha da Beira Baixa, pela qual iriam passar várias vezes, cruzando-a por ciam ou através dos túneis.
Chegaram então a um dos pontos mais altos da prova: Castelo á vista. Junto ao castelo, de forma estrategicamente e fotograficamente estaria colocado mais um abastecimento. Um dos sítios onde os atletas mais tempo pararam, e até por que nesta zona a animação era muita e foi também um dos sítios privilegiados para os familiares esperarem pelos atletas para umas palavras de incentivo.
Mais uns Kms, mais passagens por baixo da linha da beira baixa, mais uns single tracks de cortar a respiração – Trilho do Almourol, Trilho dos Cactos, Trilho dos Espargos (este com vista elevada sobre o Castelo de Almourol), e eis que se chega a Tancos, lugar onde os atletas teriam mais uns metros de calçada para percorrer, antes de se entrar novamente numa zona de bonitos singles tracks por entre vegetação e ribeiras, o Trilho da Água, obra dos “falcões btt”.
Numa altura em que o calor era muito, foram percorridos mais uns estradões que levariam a mais singles, tais como Trilho dos Fetos, Trilho das Cabras, Trilho do Barreiro e mais um abastecimento. Entroncamento à vista!!! Os últimos kms teriam ainda passagem por carreiro das velhas, trilho do Túnel, Trilho da Cascata, Trilho da Raposa, Trilho do Pimenta e Trilho 4 estradas, Trilhos estes com assinatura dos Trilhos do Bonito – Barroca, grupo de BTT que muito têm feito pela criação destes autênticos “parques de diversão”.
Chegava-se a uma das mais belas paisagens que o Entroncamento tem para oferecer a quem o visita, o Parque Verde do Bonito. Os atletas passariam todo o parque, e este com uma particularidade, além de um belo parque puramente urbano, tem já na sua parte final uma zona de floresta, que já não se espera num parque. Assim, após um ultimo singletrack, é alcançada a a ciclovia que circunda o estádio municipal e dirige os atletas e caminheiros à reta final de mais uma aventura que certamente fica na memória.
Verificou-se a existência de pontos de controlo de passagem intermédios, o que contribui para um maior rigor na execução da prova.
Os abastecimentos existentes estavam bem distribuídos quanto à sua localização, verificando-se no entanto, que em alguns momentos ter-se-á verificado alguma escassez de alguns alimentos, devido ao congestionamento entre atletas e caminheiros que convergiam para um mesmo local.
De salientar o excelente serviço de massagens presente no evento, sem dúvida uma mais-valia na recuperação dos atletas após o esforço despendido.
Os percursos encontravam-se bem marcados sem margem para dúvidas na direcção a seguir.
Verificou-se ser este um evento amigo do ambiente, porquanto não foram fornecidas garrafas de água individuais ou copos descartáveis, tendo cada atleta levado e utilizado o seu próprio material, como previsto.
A Organização do evento foi de excelência, com simpatia, disponibilidade e eficiência revelando-se uma anfitriã com boa capacidade de resposta ao evento.
De entre as muitas equipas e individuais que reuniram e convergiram para este evento, a destacar sobretudo a equipa Tãlentos Team que com a sua presença em larga escala, amarelou Almourol ! Cinquenta e cinco atletas e caminheiros. Tãlentos Team – uma equipa de running e Trail running em crescimento, que com a sua forte presença, obteve resultados meritórios, de onde se destaca o prémio de equipa com mais elementos inscritos e diversos lugares de pódio em escalões.
A equipa O Praticante / CDAsas do Milénium, contou com a presença de sete atletas, que obtiveram a seguinte classificação, no escalão:
Maratona Trail K42 Masculinos
M40 (97)
29º Miguel Gomes com 06h:10:19
35º Luís Patrício com 06h:26:35
36º Nuno Lucas com 06h:26:35
M45 (63) 6º António Soares com 05h:15:38
M60 (11) 1º Cirilo Formiga com 05h:15:38
Trail K25 Masculinos
M40 (87) 52º Pedro Santos com 03h:24:12
Trail K25 Femininos
F45 (21) 8º Isabel Barra com 03h:24:12
Sem dúvida uma prova a marcar no calendário do próximo ano.
A classificação geral foi a seguinte:
K 42 Masculino
1º Vítor Cordeiro – AC Portalegre / UTSM M50 – 03h:55:33
2º Luís Semedo – AC Portalegre / UTSM MSeniores – 03h:57:10
3º Virgílio Gomes – Rail Runners – M45 – 04h:05:09
K 25 Masculino
1º Marco Carvalho – Fire Team BVMC – M40 – 02h:00:19
2º Jorge Matos Rail – Runners – M40 – 02h:00:53
3º Bruno Bondoso – Algarve Trail Running – M40 – 02h:00:53
K 42 Feminino
1ª Sara Brito – Clube de Atletismo da Barreira – F45 – 04h:26:27
2ª Patrícia – Carreira Offtel Runners – FSeniores – 04h:51:39
3ª Cristina – Couceiro Associação Recreativa de S. Miguel – FSeniores – 05h:03:12
K 25 Feminino
1ª Inês Parente – FSeniores – 02h:29:11
2ª Maria Oliveira – F40 – 02h:35:25
3ª Sílvia Jorge – N.C.Sporting de Torres Novas – F45 – 02h:39:01
Texto de : Isabel Barra e Pedro Carmo
Fotos de Miguel David