Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Trilhos do Espichel recebem IV Maratona

Cabo Espichel, situado no distrito de Setúbal, concelho de Sesimbra, principalmente os Trilhos do Espichel vão ser palco este domingo dia 30 junho da prova IV edição da Maratona de btt.

4ª Maratona BTT GDUAzoia – Por Trilhos do Espichel

O evento é organizado pela secção de BTT do Grupo Desportivo União da Azóia (GDUAzoia), com o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra, da Junta de Freguesia do Castelo e do Grupo Desportivo União da Azóia, entre outros apoios e patrocínios, entre os quais OPraticante.pt.

Que vão certamente proporcionar momentos de boa adrenalina e com uma paisagem que só para quem conhece a zona consegue desfrutar, e que a organização se esmerou a preparar novos Trilhos do Espichel, bem como umas pontes para superarem o trajecto.

Os atletas poderão optar por se inscrever em dois percursos/distâncias:

Meia-Maratona (cerca de 38 km) – dificuldade técnica e física média;

Maratona (cerca de 76 km) – dificuldade técnica média; dificuldade física alta.

O percurso da Maratona serão duas voltas ao percurso da Meia-Maratona.

Um evento limitado a 400 participantes, para o almoço que pela proximidade do evento já se nota no ar um belo cheirinho ao porco no espeto, mas limitado a 300 almoços.

A partida e chegada para este evento está localizada junto das instalações do GDUAzoia, Rua da Baleeira – Serra de Azoia 2970-595 Sesimbra Coordenadas: N 38º 25’ 48,66” W 9º 10’ 48,23”

Atenção que a partida é pontual as 09h.

Cabo Espichel

Para quem não sabe a zona de Cabo Espichel, é um promontório localizado em Portugal, a oeste da vila de Sesimbra. É delimitado a sul e oeste pelo oceano Atlântico e a norte pela estrada nacional 379 e Ribeira dos Caixeiros. Marca a extremidade sudoeste da península de Setúbal. No cabo vislumbra-se, vertiginosa e abissal, a Baía dos Lagosteiros.

No Cabo Espichel temos também o conjunto arquitetónico do chamado Santuário de Nossa Senhora da Pedra Mua, implantado no extremo do Cabo Espichel, é sem dúvida o mais importante e característico do Concelho.

Há neste precioso agregado de edificações, desde a antiga Ermida da Memória à Igreja Seiscentista, desde os corpos rústicos das “hospedeiras” ao aqueduto e à “Casa da Água“, uma unidade de valores gráficos que fez esquecer a disparidade de estilos.

Foto: JF Castelo

O culto de Nossa Senhora do Cabo perde-se na bruma dos tempos e é crível que anteriormente à sua veneração – a partir do Séc. XV – o Cabo Espichel fosse centro de peregrinações.

Mas voltemos ao evento, a organização informa aos atletas que durante o evento, ao longo do percurso existirão 4 postos de abastecimento de líquidos, sendo que pelo menos um deles será de sólidos e líquidos.

Caso as condições climatéricas na altura o justifiquem, serão criados pontos de abastecimento suplementares.

ATENÇÃO que estas zonas de abastecimento encerram à passagem do último atleta ou no horário de encerramento do percurso.

Estacionamentos de veículos dos atletas e banhos quentes, estarão ao dispor dos participantes nas instalações do campo de futebol do GDUAzoia.

Bem-estar social e da natureza.

E nós reforçamos OPraticante.pt reforçamos esse apelo efectuado pela organização da Maratona de BTT – Por Trilhos de Espichel, os jerseys têm vários bolsos e se conseguimos iniciar uma prova com eles carregados de géis, barras ou afins, também conseguimos terminar com as embalagens vazias nos bolsos, todos agradecemos e a organização fica sem esse trabalho no final, um trabalho ingratificante, de falta de respeito dos participantes (alguns) que é a de limpeza dos percursos.

Irão existir neste evento prémios para os 3 primeiros classificados de cada escalão, por isso amigos toca a dar ao pedal e lutar por trofeu, mas melhor que é isso é de certeza o agradecimento que temos que fazer a organização por tentar por todos os meios dar aos atletas participantes mais uma prova neste local digno e com grande diversidade de percursos.

O clube não é somente, BTT, aposta noutras vertentes tendo grande destaque na orientação, trail, etc..

Inscrições.

Informações e regulamento.

Página do evento.

Página da organização.

[dividir ícone = “círculo” width = “medium”]

Texto: Rui Bastos
Fotos: Cedidas pela secção de BTT GDUAzoia

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta