Trilhos “velozes” em Trail do Sarilho

trilhos

A Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense organizou mais uma edição do Trail do Sarilho – Cantanhede 2021, com novos trilhos a presentear os participantes.

Edição organizada com o apoio do Município de Cantanhede e outros parceiros, entre os quais OPraticante.pt teve o privilégio de ser um dos média partner do evento.

Texto: Pedro Garrido
Fotos: Kabazuk Photography

Página do evento.

Página da organização.

Sitio oficial do evento.

O evento teve duas distâncias competitivas, o Trail Curto de 19 Km (prova integrada no Circuito Distrital de Trail de Coimbra, da responsabilidade da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra) e o Mini Trail de 12Km.

Integrou igualmente, e numa vertente mais lúdica, uma Caminhada. No total, contou com cerca de 600 participantes.

De regresso ao Trail do Sarilho

Já não sendo principiantes no Trail do Sarilho, sabíamos bem o “Sarilho” que teríamos de enfrentar!

Mesmo assim aquela “típica” ansiedade não desaparece, ainda mais agora que as partidas são realizadas de forma faseada. Queremos começar a percorrer os trilhos o mais depressa possível.

Com o aproximar da hora, a organização foi chamando os participantes de acordo com as boxes previamente atribuídas para se prepararem para a partida.

Tudo pronto na box, contagem decrescente e siga!

trilhos

Trilhos “Velozes”

Após o km inicial deixamos o asfalto, mas nem por isso o ritmo de corrida abrandou. Os trilhos, que aqui apelidamos como “velozes”, com apenas pequenos desníveis favorecia os atletas mais rápidos.

trilhos

Cerca do km 9 (no Trail Curto) / do km 2 (no Mini Trail) existiu a junção dos percursos.

Durante o percurso fomos encontrando os trilhos batizados pela organização: Trilho da Toca, o Trilho da Cascalheira, o Trilho do Grande Sarilho e o Trilho da Serpente.

trilhos

Alguma pedra fez parte dos singles track muito bonitos que percorremos, exigindo assim alguma concentração e cuidado aos atletas, mas o desnível do terreno continuou a proporcionar um bom ritmo de corrida em toda a prova.

Sem dúvidas, uma das prova de trail mais rápida em que o OPraticante.pt marca presença!

Dado as caraterísticas dos trilhos, “velozes”, tivemos postos de abastecimentos mais que suficientes. Dada a velocidade de prova, alguns atletas apenas devem ter parado no abastecimento final!

Nos abastecimentos, os atletas tinham à sua disposição fruta, frutos secos, doces, água, e, não menos importante, a simpatia do staff!

Boa organização, cumprindo as determinações da DGS

A partida / chegada bem como o secretariado, abastecimento final e entrega de prémios, decorreram junto às Piscinas Municipais. Um bom espaço exterior, bem organizado de forma a cumprir com as determinações da DGS.

A organização teve o cuidado de, dias antes do evento, enviar todas as informações úteis para os atletas! Muito pertinente, ainda mais no contexto pandémico que ainda vivemos.

O levantamento do dorsal decorreu sem demoras e aos atletas era exigido a entrega do termo de responsabilidade devidamente preenchido. Após conclusão da prova, a organização deu um saco com diversos brindes, bem como a senha para almoço volante.

Nada a apontar de negativo à marcação da prova, muito bem fitada, com marcações adicionais no chão, avisos de aproximação a cruzamentos de estrada, avisos de aproximação a postos de abastecimento bem como da meta.

Equipa de OPraticante.pt Da esqª para a dtª, David Silva, Ana Mafalda, Pedro Garrido e João Garrido

A equipa OPraticante.pt em destaque nos trilhos do Trail do Sarilho

OPraticante.pt esteve presente com três atletas, que levaram o nosso projeto ao pódio na geral e no escalão, estando representado na distância de 19 km:

trilhos
Pedro Garrido – OPraticante.pt

Pedro Garrido – 01h21m23s, que obteve o 3º geral – 1º M35;

e por João Miguel Garrido – 01h44m26s, 97º geral, 23º M40.

Já no Mini Trail a Ana Mafalda Pereira concluiu a distância de 12 km em 1h31m26s alcançando o 133º da geral – 9º FSenior.

Trail do Sarilho em dezembro de 2021

E reserve na sua agenda em Dezembro deste ano, se realizará a edição 2021, dado que esta agora realizada foi uma compensação da não realização em 2020, fiquem atentos aos nossos meios e aos da organização, que para breve terão mais novidades

Trilhos

Hotel B&B Cantanhede Coimbra

O hotel B&B Cantanhede Coimbra é o alojamento perfeito para viagens de lazer ou de trabalho no centro de Portugal.

Além do mais, o hotel tem a localização perfeita para descobrir zonas incríveis da região: a apenas 26 minutos da Praia de Mira, a 13 minutos, a cidade histórica de Ançã, e a 25 minutos, a famosa cidade de Coimbra.

Foi neste hotel que a equipa de reportagem de OPraticante.pt esteve alojada e recomenda, pela simpatia dos seus funcionários e pela qualidade das suas instalações.

Um obrigado à Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense pela sua cooperação na nossa deslocação.

Parceiros