Turismo militar, desporto e história em Torres Vedras

A edição deste ano do evento Linhas de Torres Running Challenge foi apresentada no Auditório do Edifício Paços do Concelho, em Torres Vedras, numa fusão de desporto, história e turismo militar.

Leia também

Linhas de Torres Running Challenge

Site oficial do evento.

Texto / Fotos: Câmara Municipal de Torres Vedras

Linhas de Torres Running Challenge, turismo militar, desporto e história

O evento, que consiste num conjunto de provas desportivas, decorre no próximo dia 9 de abril e assume-se como uma homenagem aos que construíram e defenderam o sistema defensivo das Linhas de Torres Vedras.

A presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, destacou a visibilidade que a prova conquistou nas últimas edições, sublinhando o “envolvimento mais intenso do Ministério da Defesa Nacional” e a importância da “possibilidade de participação de equipas militares“.

Na ocasião, Laura Rodrigues lançou o convite para que o próximo Ministro da Defesa Nacional venha a estar presente em Torres Vedras no dia da prova.

O diretor-geral de Recursos da Defesa Nacional, Vasco Hilário, evocou a importância do turismo militar num evento que dá a conhecer a história militar, ao mesmo tempo que promove o contacto com a natureza.

Note-se que o evento se centra no património turístico e militar das Linhas de Torres Vedras, com os participantes a percorrer caminhos da Grande Rota das Linhas de Torres.

A apresentação contou, ainda, com a presença de :
António Teixeira Duarte, fundador do evento;
do Major-General António Cavaleiro, do Estado-Maior-General das Forças Armadas;
do Coronel Santa Clara Gomes, presidente da Associação dos Deficientes das Forças Armadas;
de Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo;
de Rui Pinho, presidente da Associação de Trail Running Portugal;
e de António Felgueiras, vereador da Câmara Municipal de Mafra.

turismo militar

A nona edição das Linhas de Torres Running Challenge irá integrar uma ultramaratona (individual e estafeta) de 100 km, que irá unir Torres Vedras e Vila Franca de Xira, passando por locais como a Serra do Socorro, o Castro do Zambujal e a Foz do Sizandro.

O evento contempla, ainda, uma maratona trail (individual e a cavalo) de 42 km, entre Torres Vedras e Mafra, uma corrida de 10 km e uma caminhada de 5 km.

Parceiros