UCRANIANA DOBROTVORSKA CONTA A SUA FUGA DESESPERADA

ucraniana

A 24 de fevereiro, a atleta Ucraniana Viktoriia Dobrotvorska foi acordada pelo som de seu telefone tocando, quando surgiram notícias de que seu país estava sob ataque das forças russas.

Dobrotvorska estava segura na vizinha Polônia, num campo de treino de canoagem slalom. Mas sua filha de cinco anos, seu marido e seus pais estavam na Ucrânia.

Atleta ucraniana conta como ficou desesperada para resgatar sua filha de zona de guerra

Abri meu telefone e comecei a ler a terrível notícia de que a Rússia havia atacado a Ucrânia com muitas bombas, naquele momento, tudo mudou”, disse Dobrotvorska.

Eu entrei em pânico. Fui ter com o meu treinador e pedi que me levasse até a fronteira, não importava como, só queria que me levasse até a fronteira. Vou passar a fronteira, vou para casa….

Foi nesse momento que Viktoriia Dobrotvorska, não pela última vez, teve que parar para conter as lágrimas, ao relembrar o terror que viveu, de não saber se a sua família estava segura.

Após uma série de telefonemas stressantes, a jovem atleta Ucraniana de 29 anos, conseguiu organizar-se para viajar para Lviv, cidade ucraniana a apenas 70 quilômetros da fronteira polonesa, onde encontrou o marido, a filha e a mãe.

Depois de um reencontro emocionado, começou o desafio de voltar à Polônia e à segurança.

Durante 24 horas, Viktoriia Dobrotvorska e a sua família dormiram na estação ferroviária de Lviv, esperando por um comboio que os levasse para longe das bombas e da destruição.

Pode ouvir mais sobre a fuga de Viktoriia da Ucrânia, dos seus medos pelo seu marido e pai terem ficado para trás, na entrevista concedida ao ICF.

Conta Go Fund a favor dos atletas Ucranianos

A ICF também está criando uma conta Go Fund para angariar dinheiro para atletas ucranianos, treinadores e suas famílias apanhados neste terrível ataque.

Enquanto isso, as pessoas que desejar contribuir, podem enviar dinheiro para a seguinte conta.

Banco Vontobel AG
Gotthardstrasse 43
CH – 8022 Zurique
Suíça
Federação Internacional de Canoagem Beneficiária
Número da conta em euros 11230929.002.002
IBAN CH97 0875 7000 0120 5339 1
SWIFT VONTCHZZXXX

ucraniana
Viktoriia Dobrotvorska

A comunidade de canoagem polonesa já está a organizar-se, fornecendo acomodações, refeições e instalações de treino para um grupo de atletas deslocados, incluindo Viktoriia Dobrotvorska.

Estamos muito agradecidos, porque eles disseram que poderíamos ficar o tempo que quiséssemos, e forneceram comida, nos deixam treinar de graça. E agora vamos continuar aqui até ver”, disse Dobrotvorska.

Vários atletas também expressaram sua indignação, com as mensagens públicas da Federação Russa de Canoagem apoiando a invasão da Ucrânia pelo seu país.

A ICF já baniu todos os atletas e oficiais russos e bielorrussos de todos os eventos, reuniões, comitês e fóruns da ICF, e também despojou a Rússia dos três eventos programados para serem realizados naquele país em 2022.

Parceiros