Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Ultimate Frisbee quase a integrar o Programa Nacional

Decorreu ontem no Comité Olímpico de Portugal, em Lisboa, a divulgação do Manual de Ultimate e Desportos de Disco nas Escolas, da autoria de José Amoroso, Presidente da APUDD (Associação Portuguesa de Ultimate e Desportos de Disco).

Admissão do Ultimate Frisbee nas escolas

Este manual insere-se na estratégia que, enquanto professor e Presidente de APUDD, tenho desenvolvido ao longo de vários anos junto das escolas. O próximo passo será a admissão do Ultimate Frisbee nas escolas, concretamente a sua entrada no Programa Nacional de Educação Física”, explica José Amoroso.

O trabalho resulta de vários anos de investigação teórica e prática do autor e surge como uma ferramenta preciosa para o ensino desta modalidade nas escolas. O desporto caracteriza-se por ser autoarbitrado, eclético e multilateral e contribuir para a mudança de paradigma no desporto ao promover o fairplay.

Por sua vez, Nuno Fialho, Vice-Presidente do CNAPEF (Conselho Nacional de Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto), refere que “esta modalidade acrescenta valor à educação física e ao desporto escolar, pelas qualidades desportivas, mas também por apresentar uma relação de custo benefício muito relevante”.

O CNAPEF reconhece o valor desta matéria e já recomendou ao Ministério da Educação e à Direção Geral de Educação, para que se criem programas para esta modalidade, numa perspetiva de apresentar alternativas nos programas curriculares de Educação Física. “Temos o compromisso por parte da tutela que há condições muito favoráveis para incluir, em breve, este desporto no plano curricular”, explica Nuno Fialho.

Ultimate Frisbee
Rita Nunes do COP, José Amoroso, Presidente APUDD e Nuno Fialho Vice Presidente CNAPEF

É muito importante transmitir valores aos alunos

A Diretora do Departamento de Estudos e Projetos do Comité Olímpico de Portugal, Rita Nunes, ressalvou as mudanças que estão a acontecer na realidade desportiva das crianças e jovens e a abertura do Comité Olímpico para acolher uma modalidade como o Ultimate Frisbee. “É muito importante esta transmissão de valores aos alunos e esta é uma modalidade que pretendemos integrar nas nossas atividades, utilizando os desportos de disco como elemento facilitador do espírito desportivo, do fairplay, e também dos três valores olímpicos, como o respeito, a amizade e a excelência”, assegura Rita Nunes.

A APUDD vai estar presente no 11º Congresso de Professores de Educação Física, na Figueira da Foz, entre 31 de outubro e 2 novembro. Neste evento, irá oferece 20 kits de Ultimate aos professores de Educação Física, sempre com a ambição de colocar o #frisbeelifestyle em todas as escolas do país.

Texto: Filipa Galvão

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta