Ultra maratona da Transvulcania termina com vitória de Emelie Forberg e Luis Alberto Hernando. Ester Alves cortou a meta em 7º lugar

Luis Alberto Hernando vence pela segunda vez consecutiva a Plátano de Canarias Transvulcania Ultramaratón com um tempo recorde de 6h e 52m. Na segunda posição chegou Dani Garcia com 7h 21m e em terceiro lugar o atleta da Salomon Internacional Blake Hose, com 7h e 25m.
A grande vencedora feminina foi a atleta da Salomon Suunto Internacional, Emelie Forsberg que se converteu na primeira mulher capaz de baixar as 9h em prova. A sueca liderou a corrida do inicio ao fim e cortou a meta ao fim de 8h e 32m. A catalã Anna Comet foi a 2º classificada, chegando 30 minutos depois da vencedora.
A Portuguesa Ester Alves da equipa Salomon Suunto Portugal completou a corrida em 9h e 58m e cortou a meta em 7º lugar. Ester tinha como objetivo alcançar o top 5, mas o calor que se fez sentir ao longo dos 73,3km e 8.525m de desnível acumulado, foi o seu maior adversário.
Ester Alves:
“A corrida foi muito exigente por causa do calor. Muitos de nós não vínhamos preparados para fazer 70 km com tanto calor. A outra grande dificuldade foi subir aos 2.500 metros positivos. Subir dos zero até ao Roque de los Muchachos foi outra das grandes dificuldades. A corrida é no seu todo muito bonita e muito rápida. Não estava à espera de ser um corrida tão rápida e onde as mulheres, e mesmo os homens, vão muito juntos a competir a corrida toda, lado a lado. A disputar cada subida e cada descida. A pressão é constante, mas é uma corrida fabulosa. Terminá-la é sem dúvida um conforto.”

Parceiros