Um Trail com a benção de Santo Ovidio

Sábado dia de Portugal, chegados a Jancido para o primeiro Trail de Santo Ovidio, era já visível a azáfama em pleno centro da povoação.

O Trail e as Festas de Santo Ovidio

Oito da manhã e já as senhoras da organização ligavam as bocas de gás para preparar a comida e os restantes membros tratavam de todos os pormenores para que nada faltasse às dezenas de atletas iam chegando.

O ambiente era de festa, com a população visivelmente envolvida, não fosse o Trail estar inserido nas festas em honra do Santo Padroeiro.

Quanto à prova, fomos ao Trail Curto de 12km.

Um percurso muito bem marcado, com membros da organização bem posicionados nos principais pontos.

Tivemos direito a passar perto de uma queda de água cénica, uma escalada com cordas, e diversas descidas técnicas.

Tudo com bons abastecimentos pelo meio para recuperar energias.

Uma íngreme e longa subida final até a meta, uma benção do Santo Ovidio

Para terminar uma íngreme e longa subida final até a meta, verdadeiramente merecedora de uma benção do Santo Ovidio.

O evento teve ainda outro percurso na distância de 25 kms com trilhos diversificados e rolantes surpreendendo com umas esporádicas subidas de cortar a respiração, que deixou os que nela participaram com vontade de em 2018 marcarem presença

Em suma: belos trilhos, organização simpática e eficiente.

O I Trail de Santo Ovidio foi um evento bem agradável e por isso é uma prova a seguir com atenção em próximas edições e por certo merecedora de uma maior adesão por parte dos atletas, está de parabéns a Filipa Sousa e a restante equipa organizativa.

Os pódios das duas distâncias desta primeira edição foram para :

Trail Curto

Tiago MaiaPorto Triatlo, foi o vencedor destacado com 55m14s, ao contrário a disputa pelo 2º teve direito a espectáculo, a um sprint protagonizado por Alcino Gomes – CIA – Alpendurada – 57;20 e Tiago PintoDouroconta Trail Team – 57;27, com uma diferença de 7 segundos a separá-los.

A Madrinha do evento Lucinda Sousa Gondomar Futsal foi a vencedora com 1:08;32, ela que gosta de distâncias com três digitos, veio a este primeiro trail espalhar o seu brilho contribuindo para o seu sucesso.

No 2º lugar ficou Isabel Dias – Corre até num dar mais – 1:31;06 e Sara Castro – Juntos a correr – 1:34;35 em 3º lugar.

OPraticante.pt esteve representado nesta distância através de Ricardo Fonseca – 72º geral / 67º escalão – 1h45m45s e André Barros – 73º geral / 68º escalão – 1:45;45.

A geral do trail longo

Trail Longo

O vencedor foi Tiago TeixeiraEDV Viana Trail – 2h00m52s, Bernardo Tavares, em representação de OPraticante.pt obteve o 2º lugar com 2:08;10, após um belo despique, um magnifico sprint, onde colocou todas as forças que ainda dispunha para superar Victor Correia – EDV – Viana Trail – 2:08;52.

No feminino somente duas atletas participaram com Joana Cardoso – Gondomar Futsal – 3:18;43 a ser a vencedora e a 2ª Carla CoelhoTrepa Trilhos – 4:01;11.

José Sousa ” Vassoura “, Jorge Silva e Bernardo Tavares, três dos representantes da equipa de OPraticante.pt

OPraticante.pt para além do 2º lugar obtido nos masculinos, teve a representá-lo nesta distância, Duarte Conceição – 9º geral / 9º escalão – 2:38;06 e Jorge Silva – 20º geral / 19º escalão – 3:23;07.

Evento no Facebook.

Até para o ano!

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Ricardo Fonseca
Fotos: Jorge Silva / FC

Parceiros

Deixe uma resposta