Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Urgezes Solidário, um trail que se tornou tradição

O Trail Erdal / Urgezes Solidário, é, desde a sua génese, um evento que ultrapassa largamente a vertente desportiva e assume-se como uma prova também de cariz cultural, patrimonial, ambiental e solidário.

 

Trail Erdal / Urgezes Solidário

É já uma referência em toda a região, e tem vindo a alargar fronteiras tendo recebido nas últimas edições atletas de todo o país e alguns atletas espanhóis e brasileiros.

Este ano, na sétima edição, realiza-se a 10 de maio, fazendo parte integrante do Circuito Nacional de Trail, continuará a ser uma prova comunitária, feito em comunidade, para a comunidade.

Urgezes

Em maio de 2014, a Associação Erdal (Escolas de Referência de Desportos de Ar Livre) e um grupo de amigos decidiu organizar o Free Trail Running Solidário da Penha. Todos os donativos angariados foram doados à Casa da Criança em Guimarães.

Os mais de 600 participantes do que deveria ser um evento de “uma só edição” criaram uma enorme expetativa, responsabilidade e desafio: replicar e melhorar a “primeira edição”.

No ano seguinte, a Junta de Freguesia de Urgezes associou-se a este projeto e assim surgiu o Trail Erdal / Urgezes Solidário – “A Penha como nunca a viu”.

Um trail que se tornou tradição! Uma prova movida a amizade!

É desde a primeira edição, uma prova vincadamente de cariz solidário, de promoção do desporto em comunhão com a natureza, de promoção de boas práticas ambientais, que pretende promover de forma altruísta todas as potencialidades da montanha da Penha.

Já foram apoiadas instituições como a CERCIGUI, APCG, Casa da Criança, por várias vezes, e BVG também por várias vezes.

Nesta sétima edição as instituições apoiadas serão o CNE/FNA Urgezes, a REFOOD e mais uma vez a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntário de Guimarães.

Urgezes

Também nesta edição o evento associa-se à Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha e ao Município de Guimarães na candidatura da Penha a Paisagem Nacional Protegida.

Em todas as edições foram criados percursos diferentes, únicos e irrepetíveis, sempre com trilhos novos. Este ano serão, mais uma vez, criados novos percursos de forma a que todos possam sentir e descobrir “A Penha como nunca a viram” !

Urgezes

Singletracks fantásticos e desafiantes

Os percursos “desenhados” são conhecidos por neles existirem muitos pontos de interesse, ligados maioritariamente por singletracks fantásticos e desafiantes.

Os percursos de 26 km (Circuito Nacional de Trail), 18km, 12km e caminhada de 7km permitem a participação de todos, independentemente do seu nível de preparação ou objetivos.

Urgezes

O Kids Trail, organizado para os alunos do centro Escolar de Urgezes, é também um dos momentos altos do evento.

O Trail Erdal / Urgezes Solidário tem sido, para muitos, a sua primeira experiência de trail. A prova devido às suas características, às suas distâncias e a toda a sua envolvente é o momento ideal, também, para quem quer experimentar o trail pela primeira vez.

Nas últimas edições têm sido também muitos os alunos das escolas de Guimarães que participam nas diferentes distâncias, o que muito orgulha a organização.

Inscrições.
Regulamento.
Evento 2020.
Página do evento.

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta