Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Viseu Trail Running, fez-se a festa do trail

Decorreu no passado dia 27 de Outubro mais uma edição do Viseu Trail Running, no qual participaram cerca de 1500 atletas nas diversas distâncias.

As três distâncias que faziam parte do Viseu Trail Running, partiram todas às 9h horas do Parque da Feira de S. Mateus, e os participantes tiveram oportunidade para poder dormir mais uma hora, com a mudança para hora de inverno. O percurso desenhado era circular e comum às três distâncias no seu início e final, mas antes a organização proporcionou aos participantes uma sessão de aquecimento.

Viseu Trail RunningViseu Trail Running

O percurso estava bem marcado e com abastecimentos bem colocados ao longo do percurso, que na sua maioria era composto por single tracks, que aumentaram ainda mais a diversão de quem participou.

O tempo esteve excelente para a prática da corrida, permitindo desta forma que todos os atletas pudessem contemplar da melhor forma as belas paisagens ao longo do percurso.

Viseu Trail Running

 

 

Ao longo do percurso, sentiu-se sempre a presença massiva do Staff da prova, dos Bombeiros e da GNR, aumentando desta forma a segurança e a confiança de quem se propôs a uma manhã diferente. No final todos os atletas tinham à sua disposição a possibilidade de realizarem massagem de realização

Partida da prova e os primeiros 2,5 kms são a sair da cidade, não têm, por isso, muito que contar. Entramos então no primeiro trilho e quase imediatamente se separa a prova dos 35km das outras duas (14km e 21km, a minha).

Seguimos um pouco por um trilho absolutamente tranquilo, passamos por uma exploração de javalis e de repente temos uma virada à esquerda, para uma primeira subida. Confesso que ia meio distraído, apesar de já me ter lembrado que estávamos a subir pouco.

É quando me começam a pesar as pernas que decido olhar para cima – não via o fim! Pronto, mão na perna e aí vamos nós. Esta era a fase mais dura de toda a prova – a subida que terminaria no Marco Geodésico, apesar de dois pequenos seguementos a descer, começava com uma subida explosiva e terminava com uma quase escalada da última encosta. Chegados lá a cima, ainda estávamos juntos com a prova dos 14k.

Depois foi sempre a abrir por uma descida igualmente vertiginosa onde felizmente estava uma corda. Após mais uns metros a descer temos o primeiro abastecimento e é aqui que se dá a separação da prova dos 14km.

Viseu Trail Running

Foi pouco antes deste abastecimento que sou passado pelo primeiro atleta dos 34km, o Helio Fumo. Eu com os meus 7km e ele com os seus 14km já nas pernas, ainda consegui ouvir dele um “com licença” – quando olhei com atenção, já não o via – o homem parecia uma enguia, aos saltinhos a furar pelo meio das pessoas.

De seguida a prova segue pela zona florestal de Moselos, com algum sobe e desce, culminando aos 12km no alto da Capela do Crasto. Seguimos para um desce e sobe em terreno fácil e, de novo no alto começamos a grande descida que nos levaria a Orgens – resumidamente em cerca de 5km íamos do ponto mais alto ao ponto mais baixo da prova.

Viseu Trail Running

Por volta dos 16km sou passado novamente pelo Hélio Fumo (vida a minha…) e, por ser uma fase mais fácil da prova, ia num ritmo descontraído, na conversa e de guarda baixa. Quando menos esperava, em terreno perfeitamente plano… tropeço numa pedra com o pé direito, tento com o pé esquerdo aguentar o corpo, mas não dá!

Convenço-me que vou ao chão e a minha primeira reação é rodar e ir de ombro pra evitar qualquer problema ou nos joelhos ou nos pulsos. Caio de lado, sobre o ombro direito e depois sobre a parte da costela – fico meio atordoado! Levanto-me, respiro fundo e tudo parece no sítio! Ufa, que abre olhos…. Retomo a corrida com calma e a avaliar o meu estado e é desta forma que entramos finalmente em Orgens.

 

Há um abastecimento final, onde paro um pouco mais do que normal para me recompor. Começava já a sentir algumas dores na zona da costela mas dá perfeitamente para continuar. A partir daqui foi gerir até ao final, sem forçar minimamente. À saída de Orgens temos nova subida, que fiz a passo calmo e partir daí foi trote até ao centro da cidade.

 

Já completamente de regresso à cidade, com a meta em linha de vista e a não mais do que 300 metros vejo uma placa a dizer “último km” – cai a moeda e lembrei-me que ainda faltava a subida do funicular da Sé – uma picada de não mais do que 300 metros mas bem acima dos 10% de inclinação. Estando lá em cima, foi só rebolar até à meta.” escreveu João Baldaia na sua página “Quando acaba?“.

Bombeiros Voluntários de Viseu recebem donativo do Viseu Trail Running

De salientar que metade do valor da inscrição dos participantes da caminhada, cuja madrinha foi Aurora Cunha, reverteram a favor dos Bombeiros Voluntários de Viseu, tendo sido entregue aos bombeiros 1800 euros.

Viseu Trail Running

Rui Figueiredo e Inês Teixeira vencem Mini Trail – 14 km:

1º Rui Figueiredo da equipa OPraticante.pt – 1h11’03’’
2º Carlos Nunes da equipa Casa do Povo de Mangualde – 1h15’12’’
3º Márcio Cruz individual – 1h15’30’’

1ª Inês Teixeira da equipa ACTIB – 1h34’11’’
2ª Sandra Garrido da equipa Santacastta – 1h39’47’’
3ª Isoleta Simões da equipa Bike Riders – 1h40’36’’

A equipa da ACTIB fez a festa colectiva seguida de Espigueiros Runners – Carraposinha e da equipa do Runners do Demo

Trail Curto – 21 km, Fátima Amoínha e Carlos Lopes foram os vencedores

1ª Fátima Amoínha da equipa Chaves Running Team – 2h34’29’’
2ª Sandrina Cardoso da equipa Viseu 360 – 2h42’15’’
3ª Catarina Martins individual – 2h43’49’’

1º Carlos Lopes individual – 1h50’49’’
2º Jorge Manuel da equipa Montanha Clube Trail Running/Efapel – 1h56’18’’
3º Bruno Silva da equipa Afacycles – 1h56’38’’

A quipa Duravit Raceteam foi a vencedora, OPraticante.pt obteve o segundo lugar e a equipa GDCR Lajes o terceiro lugar.

Viseu Trail Running

Hélio Fumo e Maria Fonseca os primeiros no Trail Longo – 35 km

1º Hélio Fumo da equipa Runners do Demo – 2h53’18’’
2º Nelson Santos da equipa Dãi Nelas Runners – 2h57’54’’
3º José Tomás da equipa PSP Viseu Runners – 3h11’04’’

Maria Fonseca

1ª Maria Fonseca da equipa Runners do Demo – 4h17’03’’
2ª Liliana lopes da equipa Asdreq – 4h22’14’’
3ª Andreia Oliveira da equipa Runners Do Demo – 4h22’37’’

Os primeiros foram os Runners do Demo, acompanhados no pódio pelas equipas do Viseu 360 e da ASDREQ.

Viseu Trail Running

 

Equipa OPraticante.pt vence geral dos 14 km e foi ao pódio colectivo dos 21 km

Os atletas que representaram OPraticante.pt obtiveram bons resultados nas distâncias a que se propuseram, Rui Figueiredo venceu à geral na distância dos 14 km, nos 21 km, Hugo Ventura obteve o 12º lugar, Pedro Sousa obteve a 16ª posição e Bruno Simões foi 17º classificado, com estes resultados OPraticante.pt fez 2º lugar por equipas na distância dos 21 km, logo atrás da equipa Duravit Raceteam, e à frente da equipa GDCR Lajes.

Classificações.

Página do evento.

Evento 2019.

Página da organização.

Viseu Trail Running

 

E podes já marcar na tua agenda 25 de outubro de 2020, nova edição espera por ti, e tua vais lá estar ?

Página do evento 2020.

Texto: André Andrade – Quando Acaba? / Viriato Dias
Fotos: Escola Profissional Mariana Seixas – Inês Morais, Mariana Cabral e Susana

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta