VÍTOR PASCOAL TRIUNFA APÓS DUELO INTENSO

Vitor Pascoal

Vítor Pascoal e Inês Braga levaram o Porsche 991.2 GT3 CUP do Baião Rallye Team à vitória na edição inaugural do Rally Rota da Cereja de Resende.

A prova ostentou um excelente nível organizativo, recorde de participantes, com 53 equipas à partida, muito público e um programa desportivo e lúdico aliciante foram o segredo para êxito alcançado.

A façanha do piloto baionense coroou uma verdadeira ‘remontada’ face a Pedro Melo e Nicolau Rabaça, a dupla local do BMW M3 que só foi suplantada na última especial da prova e por magros dois segundos. Emocionante!

Leia também

FESTA ABERTA NO ASFALTO DO DOURO VERDE

Fotos: Flat Out Racing Models / GSI Manuel Carvalho / João raposo Photography

Pedro Melo

Cereja Night Race abriu as hostilidades competitivas

Os 2300 metros da super especial urbana Cereja Night Race que abriram as hostilidades competitivas no início da noite de sábado deram a entender que a prova poderia fazer valer a superioridade habitual de Pedro Melo nos ralis disputados em Resende.

O resendense fez o melhor tempo e com 4,1 segundos de vantagem sobre Carlos Matos, navegado por Ricardo Faria, num Skoda Fabia R5.

Filipe Teixeira e António Campos assumiam a 3ª posição a 4,9 segundos do comandante, cabendo a José Carlos Pouca Sorte, outro piloto resendense o 4º melhor registo.

Pouca Sorte, piloto e líder da Megamotors, estreou ‘em casa’ um novo Porsche 997 GT3 CUP, que partilhou com Vera Sequeira e logo se percebeu que iria querer lutar pelos lugares de pódio.

Com uma entrada muito a frio, Vítor Pascoal foi apenas 8º e perdeu 9,6 segundos, prejuízo que viria a exigir um enorme esforço do baionense para reentrar na luta pelo triunfo.

A decisiva etapa de domingo contemplava 4 especiais.

De manhã, eram os 7,5 km da especial Rota dos Cerejais, percorridos por duas vezes e, na passagem inicial, Pedro Melo reforçou a liderança, vencendo, com José Carlos Pouca Sorte a ser segundo, gastando mais 5 segundos, enquanto Carlos Matos registava o terceiro melhor crono, 1 décimo atrás de Pouca Sorte, saltando Matos para a 2ª posição da geral, a 9,2 segundos de Melo e com 1,8 de vantagem sobre o piloto do Porsche da Megamotors.

Vítor Pascoal voltava a perder tempo (7,3 segundos) e, mesmo subindo para 5º, ficava já a 16,9 segundos do líder, parecendo que estava tudo perdido.

Vitor Pascoal
Vitor Pascoal

Vítor Pascoal puxou dos galões e abriu o livro

Mas assim não foi. Na 2ª passagem por Rota de Cerejais, Carlos Matos assina o triunfo, com Pascoal em segundo, a gastar mais 1,5 segundos, José Carlos Pouca Sorte em terceiro, duas decimas atrás de Pascoal e Pedro Melo a não passar do quarto tempo, mas perdendo apenas 2,1 segundos para Matos.

O quarteto terminou a secção com Pedro Melo ainda seguro na liderança, agora com 7,1 segundos de avanço sobre Carlos Matos, 10,6 em relação a Pouca Sorte e 16,3 sobre Pascoal que ascendia ao 4º posto.

A secção final da tarde era o mais difícil “osso para roer”, com dupla passagem pelos 15,6 km de O Penedo.

E foi aqui que Vítor Pascoal puxou dos galões e abriu o livro!

O baionense esteve imparável. Na 1ª passagem venceu o troço, com 5,4 segundos de vantagem sobre Pedro Melo, enquanto José Carlos Pouca Sorte registava o 3º tempo, perdendo 10,1 segundos para Pascoal.

Pior fez ainda Carlos Matos, que não passou da 5ª marca, a 17,7 segundos de Vítor Pascoal.

Chegávamos assim ao último troço, que se transformou num verdadeiro ‘mata-mata’.

Pedro Melo arrancou com 10,9 segundos de vantagem sobre Vítor Pascoal, José Carlos Pouca Sorte era terceiro a 15,3 e Carlos Matos vinha logo a seguir, a 19,4.

Vítor Pascoal deu um recital com o Porsche 991.2 GT3 CUP e pulverizou a melhor marca na especial, melhorando 9,2 segundos e deixando um desolado Pedro Melo a 12,9 segundos de distância.

Desta forma forçou o rápido piloto de Resende a contentar-se com um excelente 2º lugar no final da prova, a escassos dois segundos de Pascoal, sendo certo que o baionense venceu a prova com todo o mérito, fazendo jus ao seu vasto e rico palmarés.

Vitor Pascoal

“…felicitar a organização por um rali exemplar!” Vítor Pascoal

No final, o vencedor confessava que:

não viemos a Resende com o intuito de andar a fundo, encarando a presença como um apoio a este novo rali e uma oportunidade para fazer quilómetros no carro.

Começamos com demasiada cautela e, sem exageros, fomos aumentando o andamento.

Quando, percebemos que podíamos lutar pela vitória, então sim, intensificamos o ritmo e, na derradeira especial, andamos mesmo a fundo.

Estou muito feliz, por mim, pela Inês e pela equipa e dou os meus parabéns ao Pedro e ao Nicolau que fizeram um excelente rali.

Também quero felicitar a organização por um rali exemplar!”.

Por seu lado, Pedro Melo não escondia alguma:

tristeza por termos perdido mesmo no fim. Andamos sempre a fundo, lutámos contra grandes pilotos e grandes carros e voltamos a provar que somos muito competitivos.

O 2º lugar deixa-nos orgulhosos e, a perder a prova, que fosse, como foi, para um grande campeão nacional como é o Pascoal!”.

José Carlos Pouca Sorte – Foto: GSI Manuel Carvalho

Desfecho inglório na batalha final pelo último lugar

Atrás dos dois primeiros, a batalha final pelo último lugar no pódio absoluto do rali teve um desfecho inglório.

Ainda nas primeiras curvas da última classificativa, José Carlos Pouca Sorte foi forçado a abandonar, sofrendo uma saída de estrada provocada por um problema técnico no Porsche.

Abriu caminho para Carlos Matos colocar o Skoda Fabia no 3º lugar da geral, numa prova em que o piloto se queixou de:

alguns problemas no meu carro, que condicionaram o nosso andamento.

Mas, divertimo-nos muito, num rali bem organizado e o 3º lugar é muito positivo”.

Carlos Matos

Filipe Teixeira levou o Renault Clio Rally4 da Domingos Sport ao 4º posto, com o penafidelense a aproveitar o rali para conhecer melhor o carro francês, sem deixar de andar forte, tendo mesmo terminado a escassos 1,5 segundos de Carlos Matos.

Logo atrás, na 5ª posição, encontramos uma das duplas mais endiabradas do rali.

Telmo Pedro e Pedro Fonseca extraíram todo o sumo do seu Citroen Saxo e andaram sempre entre os mais rápidos, assinando uma exibição de fino recorte!

Numa prova exigente, destaque para a presença no palanque final da prova de 35 das 53 equipas que alinharam à partida.

E foi geral o aplauso ao alto nível organizativo ostentado pelo Automóvel Clube Clássicos de Aregos e pelo Team Baia.

Excelente estrutura, troços belos e desafiantes, plantel de grande nível, muito público, programa de animação e a habitual hospitalidade resendense, cativaram todos quantos estiveram no belo concelho plantado na margem sul do Rio Douro.

Foto: GSI Manuel Carvalho

“o rali foi um sucesso!”

Para a autarquia, o balanço do evento é altamente positivo, com Garcês Trindade, Presidente da Câmara Municipal de Resende a considerar que:

o rali foi um sucesso!… Estamos muito felizes por terem sido cumpridos todos os objetivos traçados.

O vasto número de participantes e de acompanhantes que vieram até Resende, a forma exemplar como decorreu a prova, o sucesso mediático e económico do evento, tudo contribuiu para que possamos considerar ganha a aposta que fizemos.

Quero parabenizar o Automóvel Clube Clássicos de Aregos pela excelente organização, fruto do seu trabalho e da boa escolha que fizeram para os parceiros especializados que vieram garantir a qualidade técnica do rali.

Agora é tempo de balanço e de começar a pensar na próxima edição!”.

O 1º Rally Rota da Cereja de Resende teve uma novidade aliciante: prémios monetários para os três primeiros da geral, oferecidos pelas empresas Megamotors, Mítica Frota e Escola de Condução S. Salvador.

Caso raro em Portugal, este “prize Money” para o Top 3 absoluto é mais um gesto de generosidade por parte de José Carlos Pouca Sorte, o piloto e empresário natural de Resende e que lidera as três empresas envolvidas no apoio.

Depois deste êxito, ficaram escancaradas as portas para que a 2ª edição do Rally Rota da Cereja de Resende tenha lugar em 2025, com os responsáveis da prova a prometerem um evento ainda mais aliciante!

Parceiros

Deixe um comentário