Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Rita Jorge obtêm grande vitória no Open Portugal

A jovem mestre FIDE portuguesa Rita Jorge protagonizou a primeira grande surpresa do Open de Portugal / Cidade de Lisboa de 2019, ao bater o categorizado mestre internacional indiano Teja Krishna.

Rita
Rita Jorge

Rita Jorge surpreende no Open Portugal

Tratou-se do mais significativo triunfo da carreira da jogadora do Galitos, que não se impressionou com a abismal diferença de pontuação Elo para o adversário (1902 versus 2391, ou seja, 489 pontos) e impôs-se com categoria.

A vitória de Rita Jorge, obtida com as peças brancas, foi uma das notas de maior registo na primeira ronda do grande torneio português, que reúne 270 jogadores no segundo pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa.

Outro bom resultado de um xadrezista luso foi o empate obtido por Paulo Fanha (1884 pontos Elo) frente ao mestre FIDE norueguês Andreas Tryggestad (2351).

Alexander Motylev

Iturrizaga já sabe o que é vencer o Open de Portugal

Na primeira mesa, o grande russo Alexander Motylev, número 1 da prova e 112.º jogador da hierarquia mundial, bateu o alemão Volker Bub, o mesmo sucedendo com o grande mestre venezuelano Eduardo Iturrizaga na segunda mesa, perante o suíço Blaise Javet. Iturrizaga, recorde-se, já sabe o que é vencer o Open de Portugal, pois foi o rei da edição de 2017.

Um dos favoritos ao triunfo final, o grande mestre norueguês Johan-Sebastian Christiansen (2559 pontos Elo) foi surpreendentemente derrotado na mesa 7, pelo veterano grego Dimitrius Gkogkas (2004).

Open de Portugal

O Open de Portugal / Cidade de Lisboa decorre até o dia 9 de fevereiro e consta de nove jornadas, sendo que as segunda e a terceira rondas se jogam no domingo, dia 3, uma com início às 14 horas e a outra marcada para as 19.30. Entre os dias 4 e 9 jogar-se-à uma ronda por dia.

[dividir ícone = “círculo” width = “medium”]

Texto / Fotos: Federação Portuguesa de Xadrez

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta