Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Volcanoes Marathon escolhida para a final da GTNS

A ilha do Faial vai receber, a 1 de novembro de 2020, a final da Golden Trail National Series (GTNS), integrada mo Volcanoes Marathon, na etapa número 3 da sexta edição da Triangle Adventure, prova de etapas com a chancela Azores Trail Run®.

Golden Trail National Series

Para esta final são selecionados os três primeiros classificados masculinos e femininos de cada uma das GTNS (Portugal e Espanha, França e Bélgica, República Checa e Eslováquia, Polónia e Itália, já confirmadas; e China, Alemanha, Suíça, Áustria, Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, a confirmar para 2020), que rumarão ao Faial para disputar a Grand Final e conquistar um lugar na Golden Trail World Series 2021.

A Salomon criou as GTNS em 2019, como forma de potenciar algumas das melhores e mais icónicas corridas de montanha. Em 2020 a experiência repete-se, com a Grand Final de todos os circuitos a disputar-se em Portugal, nos Açores, na ilha do Faial.

Volcanoes Trail
Foto: Pedro Silva

Para o coordenador do Azores Trail Run®, trata-se de um reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido pelo Azores trail Run® desde 2014 e de que os Açores ocupam, cada vez mais, um lugar de destaque no trail mundial e no Desporto de Natureza.

Sentimos que 2020 será um ano de ainda maior afirmação internacional do Azores Trail Run® e, principalmente, da qualidade do destino Açores para a prática do trail. Depois de termos a confirmação de que a Whalers’ Great Route Ultra-Trail®, em maio, vai integrar o Ultra-Trail® World Tour, chega agora esta novidade, desta feita relativa à Triangle Trail Run Adventure, ao Volcanoes Marathon, que será mais um momento onde as atenções estarão voltadas para o arquipélago”, considera Mário Leal.

Volcanoes Trail / Marathon, Grand Final do GTNS

A receção desta Grand Final obrigou a pequenas alterações no figurino da Triangle Adventure: “foi necessário mudar a data em que habitualmente realizamos a Triangle, que em 2020 acontecerá então nos dias 30 e 31 de outubro e 1 de novembro, para aguardar pelo término de todos os circuitos nacionais, mais concretamente o chinês. Além disso, a Volcanoes Marathon (etapa do Faial e que acolhe esta final) terá uma variante mais curta em relação à sua distância habitual, para cerca de 35km”, refere o coordenador.

Recorde-se que, em abril passado, os Açores receberam o Running Camp anual da equipa internacional da Salomon, cuja organização coube, também, ao Azores Trail Run®.

Agora, serão os pódios masculino e feminino das GTNS a marcar presença, num evento que poderá ser partilhado por todos os atletas que se queiram inscrever na sexta edição da Triangle Adventure.

A prova de etapas arranca no dia 30 de outubro,na ilha do Pico, com um percurso de 30 km desde a paisagem da cultura da vinha até ao topo da Montanha mais alta de Portugal. No dia seguinte os atletas correm outros 30 km, na etapa da ilha de São Jorge, no trail das Fajãs.

Finalmente, no dia 1 de novembro, no Faial, acontece a Volcanoes Trail/Marathon, Grand Final do GTNS, com partida do Vulcão dos Capelinhos. As inscrições serão disponibilizadas brevemente, através do site oficial do Azores Trail Run®.

Whalers
Foto:Pedro Silva

Veja o vídeo da primeira edição.

Mais informação sobre as Golden Trail Series.

Texto / fotos: Azores Trail Run®

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta