WINDWHISPER VENCE CAMPEONATO MUNDIAL ORC, COM PORTUGUESES A BORDO

Foto: 2023 ORC World Championship | Janis Spurdzins for ORC

O Campeonato Mundial ORC realizou-se de 6 a 12 de agosto em Kiel na Alemanha, com 113 barcos e três distintas classes: ORC A, ORC B e ORC C, cada uma com o seu respectivo percurso.

A largada desta regata em Kiel Inner Fjord possuiu condições adversas, com ventos fortes de oeste entre os 20 a 35 nós e com o mar bravo. A frota ORC B percorreu um percurso com 17.3 milhas, onde alguns barcos se retiraram devido às duras condições.

Com esta longa distância e uma previsão de vento para ultrapassar os 40 nós, as condições eram muito extremas.

Com o intuito de manter a tripulação e os barcos seguros, o Race Committee decidiu alterar o formato deste Campeonato Mundial para uma Regata Costeira.

Ainda assim as condições foram agrestes e variáveis, propícias a desafiar os atletas numa adequada prova de performance náutica e navegação.

Afonso Domingos e Hugo Rocha – Foto: DR

Hugo Rocha e Afonso Domingos integraram equipa vencedora

No segundo dia entre uma frota de 29 barcos de 9 nações, o 1º barco a atingir a bóia foi o WindWhisper44, Marcin Sutkowski o atual Campeão do Mundo ORC Classe B com uma nova tripulação polaca e dois portugueses a bordo que já venceram o Campeonato do Mundo ORC em 2022 e em 2021. Hugo Rocha como timoneiro e Afonso Domingos como tático.

A equipe Madame Gray quase os alcançou no final da poupa, mas conseguiram manter a liderança.

Nos dias seguintes, com os ventos de oeste a diminuir, as condições tornaram-se mais acessíveis, mas ainda existiram muitas equipas a retirarem-se da regata.

Na Classe B, realizaram-se cinco regatas no segundo dia e após o terceiro dia, a equipa dominante era o WindWhisper44 com quatro primeiros lugares e um segundo.

Possuíam uma vantagem de 7 pontos sobre Sirena, um Swan 42 comandado pelo Dinamarquês, Peter Buhl.

No final da competição, já com condições menos cinzentas, com uma média de 12-18 nós e apenas 111 barcos, realizaram-se duas regatas de barlavento-sotavento para cada classe.

Foto: 2023 ORC Worlds Kiel | Felix Diemer for ORC

Competição renhida entre WindWhisper e Sirena

A competição renhida entre WindWhisper e Sirena manteve-se, com 2-2 e 1-3 pontos cada.

Após a Long Offshore Race do Campeonato Mundial ORC de 2023, a frota chegou à chegada no Farol de Kiel e os vencedores ocuparam os seus lugares.

Com uma regata de 91 milhas, após aproximadamente 15 horas a velejar, o primeiro lugar é conquistado por 19 minutos em tempo corrigido por WindWhisper. Ficando em segundo lugar, Katariina II, um Swann 42 da Estônia.

Depois de 6 dias de competição e apesar de um protesto na Long Offshore Race na primeira regata de barlavento, a Equipa dos nossos Portugueses consegue a Vitória!

Com uma diferença de 7 pontos para o Sirena e 10,5 para o Katariina II.

Parceiros

Deixe um comentário