WOUT VAN AERT, NINGUÉM RESISTE AO SEU PODER
A ascensão do Alto del de 14% levou a um final extremamente disputado em direção a Córdoba, onde Wout van Aert (Visma-Lease a Bike) finalmente conseguiu a sua segunda vitória em La Vuelta (sua primeira vitória na etapa de estrada na Espanha), no dia 7 da edição de 2024.
Leia também
FUGA ESPETACULAR DE BEN O’CONNOR NA VUELTA
Fonte: Henrique Dias // OPraticante.pt em cooperação com a Lusa
Wout van Aert conseguiu a sua segunda vitória em La Vuelta 2024
No fim da ligação de 180,5 quilómetros, Wout van Aert – que já tinha triunfado na chegada a Castelo Branco, na terceira tirada – cortou a meta em 4:15.39 horas.
Deixou o checo Mathias Vacek (Lidl-Trek) em segundo e o espanhol Pau Niquel (Kern Pharma) em terceiro.
Depois do heróico passeio de Ben O’Connor na Serra de Málaga, o pelotão de La Vuelta 24 passa mais um dia na Andaluzia.
Começando em Archidona, na Provincia de Málaga, e indo para Córdoba (180.2km) com o emblemático Alto del 14% no final.
169 ciclistas começaram a etapa, depois que Andreas Kron (Lotto Dstny) e Damiano Caruso (Bahrein Victorious) abandonaram com problemas físicos.
Neste pelotão, Xabier Isasa (Euskaltel-Euskadi) imediatamente ataca para torná-lo no seu segundo dia de fuga em La Vuelta 24. Mas desta vez, ele está sozinho na frente.
O jovem espanhol empurra sua vantagem para 8’25’ (km 45) antes de Kaden Groves – Alpecin -Deceuninck e Wout van Aert – Visma-Lease a Bike trabalharem juntos na frente do grupo para controlar a lacuna.
Apesar dos muitos ataques, Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale) conseguiu fazer com segurança o seu primeiro dia com La Roja, à frente de outro estágio exigente em direção a Cazorla.
Um ritmo brutal para cima e para baixo no Alto del 14%
O atacante basco foi apanhado ao km 38 para ir, pouco antes da subida do dia (gato-2, 7,4 km a 5,6%).
A Red Bull-Bora-Hansgrohe estabeleceu um ritmo brutal e Primoz Roglic foi o primeiro no topo (6 segundos de bônus), levando na fuga cerca de 25 ciclistas.
Os ataques continuaram voando por cima, até que Marc Soler (Equipe dos Emirados Árabes Unidos) conseguiu abrir uma lacuna a 21 km.
O espanhol consegue ficar 20 segundos à frente, mas Sepp Kuss (Visma-Lease a Bike) puxa para Van Aert. Soler é cambaleado com 3,5 km para ir.
Pavel Sivakov (Emirados Árabes Unidos) contra-ataca, mas o grupo reduzido o leva a 500 metros para ir e ninguém resiste ao poder de Van Aert.
O’Connor sem problemas para manter camisola vermelha
A classificação geral continua ser liderada pelo australiano Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale).
O australiano tem 4.45 minutos de vantagem sobre o esloveno Primoz Roglic (BORA-hansgrohe), segundo, e 4.59 face ao português João Almeida (UAE Emirates), que se mantém em terceiro, após hoje ter sido 29.º, com o mesmo tempo do vencedor.
A oitava etapa realiza-se no sábado, com 159 quilómetros entre Úbeda e Cazorla.