Foto: Paulo Nunes

O Estrela Xtreme Triathlon regressa a 29 e 30 de setembro este ano com dois desafios a solo e outro em estafetas.

Apesar de extremo, este evento inédito em Portugal apresenta um programa para toda a família, sempre com a preocupação de promover e proteger a Serra da Estrela.

Regulamento

Site oficial do evento

Página do evento

Estrela Xtreme Triathlon um evento inédito em Portugal

Este ano os participantes podem optar pelo Estrela Standard, que consiste em 1000 metros de natação, 53 km de bicicleta com 1000 metros de desnível positivo e 15 km de corrida com 600 metros de desnível positivo.

Já no Estrela Xtreme, os triatletas põem-se à prova em 2000 metros de natação, 105 km de bicicleta com 2600 metros de desnível positivo e 21 km de corrida com 900 metros de desnível positivo.

Este último percurso pode ainda ser realizado em estafetas de três elementos, um para cada segmento.

Armando Teixeira – Foto: Paulo Nunes

Em nome da organização, o criador e impulsionador deste projeto, Armando Teixeira, explica que esta é “uma proposta de adaptação dos modelos de referência internacionais às especificidades culturais, climáticas e orográficas da região da Serra da Estrela”.

O também mentor e organizador do Estrela Grande Trail, acrescenta que “este modelo permite mostrar todo o potencial da região para a prática do desporto de natureza, complementando o trabalho já realizado pelo EGT, no que diz respeito à promoção da Serra da Estrela”.

Foto: Paulo Nunes

Evento incontornável no calendário nacional e internacional da modalidade

Armando Teixeira diz ainda acreditar que o Estrela Xtreme Triathlon seja em breve um evento incontornável no calendário nacional e internacional da modalidade e enumera as razões:

Qualidade paisagística e ambiental do Parque Natural da Serra da Estrela;

o aproveitamento ao máximo do relevo do Parque Natural da Serra da Estrela;

a experiência proporcionada ao atleta e a qualidade dos serviços prestados;

o segmento de corrida, com características de trail, que diferencia este desafio de todos os outros já realizados no nosso país.

Foto: Paulo Nunes

Mas como é que uma prova com estas características pode ser adequada para famílias?

Há uma preocupação muito grande por parte da organização em incluir no programa do evento atividades para toda a família, como passeios e caminhadas pelo Parque Natural da Serra da Estrela, além de ações de reflorestação e outras de cariz ambiental e de responsabilidade social”, adianta Armando Teixeira.

Foto: Paulo Nunes

Além disso, acompanhar os atletas nesta aventura, aproveitando as zonas-espetáculo desenvolvidas pela organização, é uma boa opção para conhecer alguns dos principais pontos de interesse do percurso, contribuindo para animar os que se desafiam nas várias provas.

E, claro, entre uma atividade e outra, é aproveitar para provar o que a região tem de melhor!

Parceiros

Deixe um comentário