Gony Zubizarreta conquista a Triple Crown na Praia Grande

Praia Grande

Gony Zubizarreta

Arrancou em festa o Allianz Sintra Pro, na praia Grande, a quarta e penúltima etapa da Liga MEO Surf 2018, com Gony Zubizarreta a conquistar já esta sexta-feira, de forma antecipada, o troféu da Allianz Triple Crown. “Esta é uma vitória muito importante para mim e agradeço muito à Alllianz”, começou por dizer Gony após o triunfo, que lhe rendeu um prémio de 4 mil euros.

Praia Grande

A Praia Grande é a terceira e última paragem deste troféu especial e, depois de ter sido vice-campeão na etapa da Ericeira e campeão na etapa da Figueira da Foz, o surfista espanhol, que reside na Ericeira, precisou apenas de avançar dois heats durante o dia de hoje. Foi já ao final da tarde que Gony superou a 2.ª ronda, dando aí início à festa.

Nunca tinha vencido este troféu.
Já tinha estado muito perto, mas acabei por não conseguir.
Este ano já tinha um primeiro e segundo lugar e estava muito perto de conseguir vencer.
Tive a sorte de terem feito duas rondas hoje, consegui avançar e ganhar o prémio.
Estou muito feliz.
Obrigado a todos”, frisou Gony Zubizarreta, já com o cheque na mão.

Em jogo está ainda o título nacional

Em jogo está ainda o título nacional, com as contas a ficarem cada vez mais apertadas à medida que a competição avança. Filipe Jervis lidera esta luta particular e tanto ele como os principais concorrentes diretos, onde se incluem nomes como Vasco Ribeiro, Miguel Blanco ou João Kopke, avançaram na prova durante esta sexta-feira. Outro dos destaques do dia foi Tomás Fernandes, que com um 7,9 pontos (máximo de 10) conseguiu a melhor onda desta primeira jornada na Praia Grande.

Já na prova feminina foram realizados os trials e ainda a ronda inaugural, com destaque para um heat que opôs a atual campeã nacional Carol Henrique e a segunda classificada do ranking, Camilla Kemp. Ambas seguiram para a próxima fase, mas foi Carol a levar o triunfo, com um score de 11,40 (em pontos 20 possíveis). Kika Veselko, Mafalda Lopes e Yolanda Hopkins foram as outras vencedoras da ronda.

Carol Henrique

Em simultâneo com a prova, decorreu na Praia Grande uma ação de limpeza de praia, apoiada pela Fundação PT, que envolveu mais de 350 crianças de instituições do concelho de Sintra e que teve como parceiros a Plastic Sundays e o Movimento Claro Sintra. Para amanhã a limpeza de praia está destinada a voluntários e realiza-se das 10 às 13 horas.

Agenda para hoje, sábado, 7 de julho

09h00 – Canon: início de sessões práticas do workshop de fotografia por Ricardo Bravo
10h00 – Call segundo dia de competição
10h30 – Fundação PT: início de limpezas de praia com Plastic Sun Days destinada a voluntários
14h00 – Polen: workshop sobre pranchas de surf
15h00 – Moche: meias-finais do Moche Groms Cup Sintra (por confirmar)
16h00 – Renault: Expression Session (por confirmar)

Praia Grande
Gony Zubizarreta

O leque completo de sub-troféus em inclui a disputa pela melhor manobra na Renault Expression Session, pela melhor onda na Somersby Onda do Outro Mundo e o já referido Moche Groms Cup (cada um com 2.500€/anuais), que nesta etapa irá realizar-se em dose dupla. Por fim, o prémio Sintra Best Surfer, iniciativa da Câmara Municipal de Sintra, irá distinguir os melhores surfistas locais na etapa (masculino e feminino) com 1.500 euros. A premiação global da Liga MEO Surf 2018 é de 90.000€.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: AN Surfistas
Fotos: Pedro Mestre / AN Surfistas

Parceiros