Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

10º Mega Passeio “ Lisboa / Santarém ”

A caminho de mais uma edição do “ Festival Bike ” participaram cerca de 800 amantes da bicicleta no Mega Passeio, este ano em pedalada informal.

É o mais importante certame do setor da bicicleta realizado em Portugal, intitulado de “ Festival Bike ”, realiza-se há vários anos no Centro Nacional de Exposições (CNEMA) em Santarém.

Mega Passeio “ Lisboa / Santarém ”

Um evento é um espaço privilegiado para conhecer as novidades do mercado das bicicletas, e um ponto de encontro para todos aqueles que amam a mesma, seja de forma profissional, desportiva ou de lazer, se encontram ligados a este ramo.

O certame é a referência do mercado nacional e tem como objetivo realçar as marcas e as empresas nacionais e internacionais que operam nesta área, desde os importadores, lojistas, distribuidores, organizadores de eventos, comunicação social, atletas profissionais e amadores, e muito público interessado, transformam o Festival, um evento único e incontornável.

Mas por outro lado, tanto a qualidade, a diversidade de produtos em exposição, a oportunidade de apresentação de novos modelos de bicicletas, equipamentos e acessórios, como envolvimento de empresas e entidades promotoras da Bicicleta, enquanto meio saudável para a prática desportiva, ou ainda para momentos de lazer, vêm contribuído anualmente para o crescimento sustentado do “ Festival Bike ”.

Décimo Mega Passeio

E mais um ano, na sua 10ª edição consecutiva, a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) levou para a estrada este domingo, o seu “ Mega Passeio ”, ligando Lisboa a Santarém, numa distância de 80 quilómetros aproximadamente, onde participaram cerca de 800 pessoas, amantes das duas rodas sem motor.

Mais uma vez Parque Tejo em Lisboa, junto ao Rio Trancão, foi o local da concentração, que ocorreu a partir das 6,30 horas da manhã, sendo a partida da primeira equipa dada pelas 6.45, foi feito um abastecimento de água e fruta, e ainda a entrega da pulseira que deu acesso ao “ Festival Bike ”, para participantes e acompanhantes.

As pedaladas iniciaram-se com passagem por Sacavém, Estrada Nacional 10, Póvoa de santa Iria, Alverca, Alhandra, Vila Franca de Xira, Carregado, Azambuja, Cartaxo, e Santarém, onde os primeiros cicloturistas começaram a chegar pelas 10 horas.

O postal ilustrado:

Num domingo que acordou com uma temperatura amena, e o sol aqueceu os participantes, mais um ano este Mega Passeio teve um número considerado de participantes, este ano num formato diferente, não com o tradicional pelotão, mas, em passeio informal por equipas.

Esta nova experiencia vem ao encontro do pedido de muitos associados em fazer o passeio de forma diferente, onde cada um utiliza a velocidade que mais se enquadra em si, em autonomia com o seu ritmo, e cumprindo o código da estrada, como ainda algumas dificuldades nas última edições com o policiamento, já que os elementos que eram disponibilizados eram em número reduzido, ao mesmo tempo que existiam grandes dificuldades em controlar um grupo coeso do início ao fim do trajeto.

Nesta edição e por equipas decorreu bem, sem incidentes, que tornou o evento sem dúvida muito bom, com satisfação dos participantes, que este ano puderam pedalar à velocidade que mais lhe agradou.

O “ Mega Passeio ”, é já um evento de tradição, e considerado por muitos uma clássica.

Evento de tradição

Foi o evento que encerrou este ano o calendário oficial da FPCUB, e onde muitos fazem questão de participar, não só pelo Festival Bike, mas também por ser um passeio cheio de adrenalina, um passeio para relaxar, um passeio onde o convívio é imenso, e com um trajeto muito propicio para rolar, onde as maiores dificuldades apenas surgiram na subida para o Cartaxo, e já no final para Santarém.

E no final, sobre o evento tentamos saber a opinião da organização sobre este “ Mega Passeio ”, ao qual José Manuel Caetano presidente da FPCUB em entrevista nos dizia no final: “Este foi o passeio possível de fazer, com o número de participantes também possível.
Juntar estas pessoas todas a pedalar não é fácil, já que ainda se fazem notar algumas dificuldades, apesar da dita crise estar a ser superada.
Mas, o importante foi a participação, continuar este projeto, e trabalhar para que o mesmo possa continuar por muitos mais anos, e possamos chegar aqui a Santarém com as pessoas satisfeitas, o que para nós isso é importante, e fazendo assim o sucesso do evento

Belo passeio

E foi sem dúvida um belo passeio, a organização está mais um ano de parabéns, os participantes também, já que fizeram a festa, alegraram as estradas por onde passaram, num serpenteado colorido que faz o ciclista.

Por hoje pouco mais para dizer, apenas deixar os votos de bons passeios, boas pedaladas, esperando em 2018 voltarmos em mais uma edição do “ Mega Passeio ” Lisboa Santarém.

Visualize aqui o artigo de 2016.

Pode visualizar mais fotos aqui.

Texto / Fotos: José Morais

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta