Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

2.500 a caminho do S. João de Braga

O Museu Nogueira da Silva recebeu a apresentação oficial da 5ª edição da EDP Corrida de São João de Braga.

O Salão Nobre deste emblemático edifício foi palco desta conferência de imprensa que no final se estendeu para os seus jardins para uma atuação do grupo Rusga de S. Vicente.

S. João de Braga corre-se sexta à noite

Com a cidade já decorada com o tema das festas joaninas, Jorge Teixeira, diretor geral da Runporto, destacou a singularidade deste evento que se irá realizar este ano pela primeira vez à noite.

Esta novidade que a Corrida de S. João traz, vai permitir aos participantes usufruírem da cidade minhota numa noite de festa e desporto.

Sporting CP à conquista da vitória

O diretor da prova afirmou que estão inscritos atletas de 8 nacionalidades, mas que esta é uma corrida com uma linha da frente portuguesa.

Relativamente à vertente competitiva da prova, para além do trio sportinguista José Moreira, Hélder Santos e Rui Pedro Silva, todos presentes nesta apresentação, Daniel Pinheiro (Águias de Alvelos), Paulo Gomes (GDC Guilhovai) e Mihail Lalev (SC Braga) irão também entrar nesta disputa. No lado feminino da prova, Mónica Silva e Filomena Costa, do ACD Jardim da Serra, também irão marcar presença na próxima sexta-feira.

Vai ser possível seguir os atletas

Ao dispor dos atletas que irão participar nos 12 km vai estar disponível o serviço de Live Tracking. Este permite fazer o acompanhamento em tempo real dos atletas. Basta aceder ao site, e ao pesquisar pelo nº do dorsal ou pelo nome do participante, pode localizar-se o progresso de um atleta, familiar ou amigo ao longo do percurso, permitindo ainda a partilha automática da evolução do participante nas redes sociais (facebook e twitter).

João vai na frente da corrida

Uma curiosidade acerca dos participantes é que na competição pelo santo mais representado este domingo, o João está a vencer com 27 atletas com o seu nome, seguido por Pedro, com 25 atletas e, por último, por António, com 15 atletas.

A Vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Braga revelou que este é, para além de um evento desportivo, um evento turístico, que permite aos participantes desfrutarem de uma cidade que está em festa. Sameiro Araújo destacou ainda que desde que estes eventos começaram a decorrer na cidade, tem-se notado um aumento do número de bracarenses que pratica atividade física, o que torna a cidade dos Arcebispos um polo de desporto.

Este ano a Cidade Europeia do Desporto resolveu antecipar o evento para sexta-feira, para que a Corrida de S. João de Braga não coincidisse com a manhã seguinte aos festejos.

Promoção do desporto e da saúde é um objetivo

Este evento é uma festa do desporto, pois já não é apenas uma corrida para atletas e passou a ser um evento de convívio entre os atletas de elite, os corredores informais e as famílias.

Da parte do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Dias referenciou a importância da parceria entre a autarquia e a Runporto. Duas entidades que se unem pela promoção do desporto e pela prática de um estilo de vida saudável.

As vertentes recreativa e competitiva estão presentes na Corrida de S. João de Braga, que é mais uma parte importante do desenvolvimento do panorama desportivo nacional.

Para terminar a conferência de imprensa, Ricardo Rio destacou a importância do evento para o aumento do número de desportistas na cidade. Este evento é uma experiência única para a cidade, pois passa pelo centro de Braga que irá estar repleto de populares a apoiar e aplaudir os atletas.

A caminho dos 2.500 participantes

Segundo o Presidente da Câmara Municipal, a Corrida de S. João de Braga vai a caminho dos 2.500 participantes, um número que ainda pode crescer nos próximos dias. Este evento surgiu pela vontade dos bracarenses, tem marcado a diferença e valoriza a cidade na medida em que reúne uma organização de excelência e patrocinadores que se revêm nos valores do desporto.

A Corrida de S. João de Braga realiza-se dia 22 de junho de 2018, com partida marcada para as 21h30 na Av. João Paulo II e conta com uma corrida de 12 km e uma caminhada de 5 km.

Texto / fotos: Runporto

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta