Grândola demonstra que o Alentejo nem sempre é plano

Grândola

Decorreu no passado dia 5 de novembro o Ultra Trail Serra de Grândola, que este ano fazia parte do calendário competitivo da ATRP, e onde ficou demonstrado que o Alentejo nem sempre é plano.

A organização deste evento, esteve a cargo da Câmara Municipal de Grândola e do Clube Amiciclo.

As distâncias do Ultra Trail Serra de Grândola

A organização colocou à disposição dos atletas três distâncias competitivas e uma caminhada. Os atletas podiam desta forma escolher entre os 15km, os 25 km e os 50 km, para participarem neste excelente evento.

A Serra de Grândola é um verdadeiro parte pernas… não tem declives brutais, mas consegue oferecer um constante sobe e desce, que se porta como um verdadeiro pesadelo para os atletas.

Quem julga que o Alentejo é só planícies, rapidamente muda de ideias, pois o desnível positivo que esta prova apresenta é uma verdadeira surpresa: 650 D+ nos 15 km; 1500 D+ nos 25 km e 2500 D+ nos 50 km. Um percurso de um constante sobe e desce que vai deixando marcas ao longo da prova.

A organização

A organização esteve a bom nível, percurso bem marcado, abastecimentos com o essencial e muitos voluntários ao longo do percurso. Tudo foi feito para que os atletas tivessem uma manhã de grande nível, e é opinião generalizada que isso foi conseguido.

Este ano a partida e chegada aconteceram no Complexo Desportivo Municipal, zona ampla e de fácil acessibilidade e que permitia ter banhos logo ali à mão.

No geral, a satisfação dos atletas estava espelhada na cara de cada um e nas opiniões manifestadas nas redes sociais, facto este que dará sem dúvida uma força extra para que 2018 seja ainda mais épico.

Margarida Amaro – AMFC – Arrábida Trail Team

Seria importante que esta prova se mantivesse no calendário do circuito nacional da ATRP.

Número de participantes

Foram muitos os participantes, distribuídos pelas diversas distâncias:

Caminhada: 80 participantes
Trail curto: 156 participantes
Trail Longo: 143 participantes
Ultra Trail : 66 participantes
Pares Mistos : 20 participantes

Classificações

Trail Curto

O trail curto teve como vencedor Roberto Baião da equipa Juventude Atlético Clube com 1h23, seguido de Fábio Silva da equipa GDCT Repsol Polímeros com 1h29 e em terceiro Ricardo Gomes com 1h30.

Júlia Alves – Lince de Montemor – 2h01m42s venceu, com Susana Braga – individual – 2h01 em 2º lugar e o 3º a ir para Paula Barracho – Arrábida Obstacle Runners – 2h03.

Talentos Team, a quipa da Quinta do Conde venceu com 171 pts, seguida do Arrábida Obstacle Runners – 175 pts em 2º e em 3º lugar Casa do Pessoal de Pinheiro – 190 pts.

Trail Longo

No trail longo saiu vencedor Rodrigo Gregório com 2h34 e em segundo ficou Marcolino Veríssimo com 2h36 ambos da equipa AMFC Arrábida Trail Team seguido do atleta Grandolense Custódio António atleta do Beja Atlético Clube com o tempo 2h37.

A vencedora foi Margarida Amaro – AMFC – Arrábida Trail Team – 3h24, Ana Grade – Altimetria Trail – 3h33 no lugar imediato e Filomena Sabino – ATR – Algarve Trail Running – 3h39 completou o pódio.

A equipa de Sesimbra, o AMFC-Arrábida Trail Team com 19 pontos arrebatou a vitória, com a ATR – Algarve Trail Running – 89 pts e o G.D.R.São Francisco da Serra – 106 pts a obterem os lugares seguintes.

Ultra Trail

No Ultra Trail saiu vencedor Pedro Ribeiro com o tempo de 4h58, seguido de Tiago Godinho com 5h09 ambos do Caracol Trail Team e em terceiro ficou Frederico Cerdeira do Monsanto Running Team com 5h17.

Fátima Alendouro – Juventude Vidigalense

Fátima Alendouro – Juventude Vidigalense – 6h21 foi a vencedora, em 2º lugar Isabel Moleiro – SSCGD – 7h02 e em 3º lugar Ana Duarte – Falcões Selvagens – 7h18.

Colectivamente a equipa do Caracol Trail Team venceu com 17 pontos, seguida do Monsanto Running Team – 31 pys e Intermaché VRSA Trail Run – 116 pts.

Pares Mistos

Na competição de pares mistos (novidade desta edição) saiu vencedora a equipa de Nancy Cantante e Marcelino Batista – GD Piranhas do Alqueva com 3h56, seguido da dupla Raquel Duque e Vítor Marques – D’Arrasar com o tempo de 4h e em terceiro chegou a dupla Ana Fortes e Manuel Silva – Trilhos a 2 com o tempo de 4h08.

Nancy Cantante e Marcelino Batista – GD Piranhas do Alqueva

 

Alex Tondela leva OPraticante.pt ao pódio

O praticante fez-se representar no Trail Longo pelo atleta do Beira Mar Alex Tondela, que competiu na distância dos 25 km, tendo obtido um excelente 6º lugar à geral e 3º lugar no escalão M40, com o tempo de 2h50, e por Arminda Basílio foi a 141ª da geral, 5ª F45 com 6h06.

No Ultra Trail a representação esteve a cargo de Artur Basílio que obteve um 42º geral / 6º M40 – 7h42 e de Isabel Barra que não terminou a prova por problemas físicos.

Nos pares mistos do trail longo só João Saraiva terminou com 6h06, a Paula Saraiva por motivos físicos desistiu.

Mais artigos sobre o evento.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Viriato Dias / Alex Tondela
Fotos: Paula Câmara Municipal de Grândola

Parceiros