Grândola demonstra que o Alentejo nem sempre é plano

Decorreu no passado dia 5 de novembro o Ultra Trail Serra de Grândola, que este ano fazia parte do calendário competitivo da ATRP, e onde ficou demonstrado que o Alentejo nem sempre é plano.
A organização deste evento, esteve a cargo da Câmara Municipal de Grândola e do Clube Amiciclo.
As distâncias do Ultra Trail Serra de Grândola
A organização colocou à disposição dos atletas três distâncias competitivas e uma caminhada. Os atletas podiam desta forma escolher entre os 15km, os 25 km e os 50 km, para participarem neste excelente evento.
A Serra de Grândola é um verdadeiro parte pernas… não tem declives brutais, mas consegue oferecer um constante sobe e desce, que se porta como um verdadeiro pesadelo para os atletas.
Quem julga que o Alentejo é só planícies, rapidamente muda de ideias, pois o desnível positivo que esta prova apresenta é uma verdadeira surpresa: 650 D+ nos 15 km; 1500 D+ nos 25 km e 2500 D+ nos 50 km. Um percurso de um constante sobe e desce que vai deixando marcas ao longo da prova.
A organização
A organização esteve a bom nível, percurso bem marcado, abastecimentos com o essencial e muitos voluntários ao longo do percurso. Tudo foi feito para que os atletas tivessem uma manhã de grande nível, e é opinião generalizada que isso foi conseguido.
Este ano a partida e chegada aconteceram no Complexo Desportivo Municipal, zona ampla e de fácil acessibilidade e que permitia ter banhos logo ali à mão.
No geral, a satisfação dos atletas estava espelhada na cara de cada um e nas opiniões manifestadas nas redes sociais, facto este que dará sem dúvida uma força extra para que 2018 seja ainda mais épico.

Seria importante que esta prova se mantivesse no calendário do circuito nacional da ATRP.
Número de participantes
Foram muitos os participantes, distribuídos pelas diversas distâncias:
Caminhada: 80 participantes
Trail curto: 156 participantes
Trail Longo: 143 participantes
Ultra Trail : 66 participantes
Pares Mistos : 20 participantes
Classificações
Trail Curto
O trail curto teve como vencedor Roberto Baião da equipa Juventude Atlético Clube com 1h23, seguido de Fábio Silva da equipa GDCT Repsol Polímeros com 1h29 e em terceiro Ricardo Gomes com 1h30.
Júlia Alves – Lince de Montemor – 2h01m42s venceu, com Susana Braga – individual – 2h01 em 2º lugar e o 3º a ir para Paula Barracho – Arrábida Obstacle Runners – 2h03.
Talentos Team, a quipa da Quinta do Conde venceu com 171 pts, seguida do Arrábida Obstacle Runners – 175 pts em 2º e em 3º lugar Casa do Pessoal de Pinheiro – 190 pts.
Trail Longo
No trail longo saiu vencedor Rodrigo Gregório com 2h34 e em segundo ficou Marcolino Veríssimo com 2h36 ambos da equipa AMFC Arrábida Trail Team seguido do atleta Grandolense Custódio António atleta do Beja Atlético Clube com o tempo 2h37.
A vencedora foi Margarida Amaro – AMFC – Arrábida Trail Team – 3h24, Ana Grade – Altimetria Trail – 3h33 no lugar imediato e Filomena Sabino – ATR – Algarve Trail Running – 3h39 completou o pódio.
A equipa de Sesimbra, o AMFC-Arrábida Trail Team com 19 pontos arrebatou a vitória, com a ATR – Algarve Trail Running – 89 pts e o G.D.R.São Francisco da Serra – 106 pts a obterem os lugares seguintes.
Ultra Trail
No Ultra Trail saiu vencedor Pedro Ribeiro com o tempo de 4h58, seguido de Tiago Godinho com 5h09 ambos do Caracol Trail Team e em terceiro ficou Frederico Cerdeira do Monsanto Running Team com 5h17.

Fátima Alendouro – Juventude Vidigalense – 6h21 foi a vencedora, em 2º lugar Isabel Moleiro – SSCGD – 7h02 e em 3º lugar Ana Duarte – Falcões Selvagens – 7h18.
Colectivamente a equipa do Caracol Trail Team venceu com 17 pontos, seguida do Monsanto Running Team – 31 pys e Intermaché VRSA Trail Run – 116 pts.
Pares Mistos
Na competição de pares mistos (novidade desta edição) saiu vencedora a equipa de Nancy Cantante e Marcelino Batista – GD Piranhas do Alqueva com 3h56, seguido da dupla Raquel Duque e Vítor Marques – D’Arrasar com o tempo de 4h e em terceiro chegou a dupla Ana Fortes e Manuel Silva – Trilhos a 2 com o tempo de 4h08.

Alex Tondela leva OPraticante.pt ao pódio
O praticante fez-se representar no Trail Longo pelo atleta do Beira Mar Alex Tondela, que competiu na distância dos 25 km, tendo obtido um excelente 6º lugar à geral e 3º lugar no escalão M40, com o tempo de 2h50, e por Arminda Basílio foi a 141ª da geral, 5ª F45 com 6h06.
No Ultra Trail a representação esteve a cargo de Artur Basílio que obteve um 42º geral / 6º M40 – 7h42 e de Isabel Barra que não terminou a prova por problemas físicos.
Nos pares mistos do trail longo só João Saraiva terminou com 6h06, a Paula Saraiva por motivos físicos desistiu.
Mais artigos sobre o evento.
[divide icon=”circle” width=”medium”]
Texto: Viriato Dias / Alex Tondela
Fotos: Paula Câmara Municipal de Grândola