Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

O Verdadeiro Lama à solta no Trail Lama Solta

Decorreu o II Trail Lama Solta, evento realizado no passado dia 12 de agosto de 2018, na localidade de Louriçal, Concelho de Pombal numa organização da equipa Lama Solta da Associação Cultural Recreativa e Desportiva do Louriçal, e que contou com o apoio da Critérios & Tradições – Associação Recreativa, Junta de Freguesia do Louriçal e Câmara Municipal de Pombal.

Foto: Paulo Rosa

Louriçal

Remonta a 1166 a concessão do couto do Louriçal por D. Afonso Henriques ao Convento de Santa Cruz de Coimbra. Tendo recebido foral em 1514, por D.Manuel, o Louriçal virá a assistir nos séculos XVII e XVIII a um grande desenvolvimento a que não será estranha a presença e o apoio de algumas importantes famílias nobres como os Almeida Castelo Branco e os Meneses.

Será o século XVII e sobretudo o século XVIII que verão surgir o monumental convento do Desagravo do Santíssimo Sacramento. Na sua origem encontra-se uma jovem freira, Soror Mariana do Lado, que, embora não sendo originária do Louriçal aqui se fixou com companheiras suas, dando origem em 1630 ao Recolhimento das Terceiras, dois anos antes da sua morte.

A partir de 1836 o concelho do Louriçal deixa de pertencer à comarca de Coimbra para pertencer à de Pombal, iniciando-se assim o seu processo de extinção, sendo formalmente integrado no concelho de Pombal em 1855.

Trail Lama Solta – Louriçal

Nesta segunda edição a organização levou a efeito um Mini Trail na distância de aproximadamente 17 km com cerca de 500 metros de acumulado positivo e uma Caminhada na distância de aproximadamente 10 km com cerca de 200 metros de acumulado positivo.

Da esqª para a dtª Zina Fernandes, Nuno Fernandes, Florbela Fernandes, David Silva e Anabela Amaral,

Pelo segundo ano consecutivo estive presente neste trail tendo ficado classificado no lugar 140ª geral – 2h12m52s juntamente com os meus colegas de equipa Maria Pedro 174ª geral – 2h37m01s e David Silva 178ª geral – 2h42m43s a representar OPraticante.pt.

A prova deste ano teve um percurso totalmente diferente do ano anterior optando a organização e bem por levar os atletas a outros locais da vila, dando a conhecer novos trilhos de rara beleza paisagística.

Relativamente ao evento anterior em que a prova foi realizada ao final do dia e em que os vampiros ‘’Melgas’’ crivaram os participantes numa autêntica recolha de sangue, este ano foi bastante melhor efetuando-se de manhã com o tempo mais fresco e sem necessidade de repelente.

Foto: Eduardo Neves

Os trilhos e a história de quando era jovem

As novidades deste ano no que ao percurso diz respeito foram a introdução do trilho da Vinha Velha, que fez lembrar velhos tempos em que alguns de tenra idade eram levados para a vinha a fim de aprenderem a podá-las, o trilho do Caminho da escola, velhos tempos em que os jovens caminhavam uma hora para ir para a escola e ninguém reclamava, ao inverso da actualidade em que os pais levam os filhos de carro até a porta da mesma.

Trilho do Buraco do Cú – Foto: Paulo Rosa

De seguida surgiu o trilho do Buraco do cu, e o que dizer deste trilho? Sinceramente visto de cima realmente parece mesmo!!!

E o trilho do Crocodilo? Pensei que estava no Havai! Voltei à realidade, estava afinal no Louriçal, uma bela localidade perita no bem receber e na hospitalidade.

Lama
David Silva – OPraticante.pt com Florbela Fernandes e as Havaianas – Foto: Eduardo Neves

Lá para o final do percurso a organização reservou aos atletas uma dura tarefa, o Teste de fidelidade, aqui a organização meteu água, pois alguns com a cabeça maior ou mais armados tiveram de desistir e não conseguiram passar!!!!

Teste da Fidelidade

Os abastecimentos foram vários ao longo do percurso, com água bem fresquinha, o que não é normal acontecer noutras provas, compostos de marmelada, melancia, batata frita…não faltando a bela loirinha!!!

Foto: Filipe Marques

Parabéns aos colaboradores sempre bem dispostos, dados à brincadeira com pistolas de carnaval a disparar água bem fresquinha, aos que se encontravam nos cruzamentos estrategicamente colocados a zelar pela segurança, enfim, a todos em geral.

Este ano foi superado o número de participantes relativamente ao anterior tendo terminado a prova 200 atletas e em que os primeiros classificados não correram, mas voaram!!

Foto: Eduardo Neves

Os vencedores voadores

A Vencedora feminina Márcia Martins – DCI/Trilhos Luso Bussaco com 01:34:31 concluiu o percurso, Andreia Batista – individual – 1:40;00 e Estrela São Martinho -individual – 1:43;43 obtiveram respectivamente o 2º e 3º lugar.

Licinio Carreira – AC Vermoil foi o vencedor percorrendo a distância em 1h20m04s, Orlando Pires – Formobike Btt & Trail Running – 1:24;47 foi o 2º e Pedro Graça – Moinhos Da Gândara Trail – 1:25;14 completou o pódio.

Foto: Paulo Rosa

O Lama não faltou à festa

A organização surpreendeu este ano todos os participantes ao conseguir a presença do rei do evento o próprio Lama, mamífero ruminante da América do Sul, da família dos camelídeos, género Lama. É um animal de pelagem longa e lanosa, domesticado para a utilização no transporte de carga e na produção de lã, carne e couro.

Foto: Eduardo Neves

Para finalizar todos os participantes tiveram direito a uma bifana bem temperada, sopa, fruta, sobremesa, nata e uma bela loirinha para regar.

Na entrega de prémios a apontar duas críticas, a autarquia podia ter colocado uns tapetes no interior do pavilhão e deixado que a entrega de prémios e o convívio final fosse no mesmo e não à torreira do sol, os banhos tinham duas opções gelados ou a ferver, ou seja oito ou oitenta.

Os excelentes elementos que constituíram a organização deste evento – Foto: Eduardo Neves

Não percam o próximo evento desta associação já no próximo mês de setembro o XV Raid BTT Lama Solta para os amantes desta modalidade.

Estejam atentos à página de OPraticante.pt que trará novidades relativamente à 3ª edição do Trail Lama Solta.

Foto: Eduardo Neves

Parabéns pelo evento.

Texto: Nuno Fernandes
Fotos:

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta