Pedro Miguel Lopes triunfa no Grande Prémio do Minho

Pedro Miguel Lopes

Sprint em Melgaço permitiu ao camisola amarela Pedro Miguel Lopes confirmar a vitória na geral individual do 29.º Grande Prémio do Minho. Espanhol Guillermo Garcia (Bathco) venceu terceira e última etapa.

Espanhol Guillermo Garcia

O vimaranense Pedro Miguel Lopes (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact) levou “a carta a Garcia” e na conclusão do 29.º Grande Prémio do Minho confirmou-se como vencedor da classificação geral individual da corrida promovida pela Associação de Ciclismo do Minho.

Pedro Miguel Lopes confirma a vitória

Vencedor no primeiro dia em Cabeceiras de Basto, em igualdade de tempo com o rival Afonso Silva (Sporting/Tavira/Formação Eng. Brito da Mana), Pedro Miguel Lopes não conseguiu fazer a diferença para o rival na chegada a Vieira do Minho.

O último dia, porém, foi diferente e na chegada em pelotão compato em Melgaço, cumprido o circuito de três voltas equivalente a 106 quilómetros, na mais extensa etapa da prova, o natural de Mesão Frio confirmou a vitória com dois segundos ganhos ao rival sportinguista, apanhado num “corte” no pelotão.

A etapa foi ganha pelo espanhol Guillermo Garcia (Bathco), cabendo a Diogo Vieira (Tensai / Sambiental / Santa Marta – Bila Bikers), o segundo lugar do dia, antecendo o camisola amarela.

Do primeiro ao ultimo dia os mesmos

No alinhamento da classificação final, Pedro Miguel Lopes foi sucedido por Afonso Silva, cabendo o terceiro lugar a João Carneiro (RP-Boavista Formação).

O pódio da 29.ª edição da Volta ao Minho foi construído logo ao primeiro dia de competição dado que, os três primeiros de Cabeceiras de Basto não mais alteraram o seu posicionamento na geral.

Numa competição, com um imenso pelotão de mais de 20 equipas e de nível competitivo muito elevado, outros corredores foram premiados nas classificações secundárias.

As camisolas

Pedro Miguel Lopes, além da geral individual, venceu a camisola branca, destinada ao melhor corredor filiado na ACM; Diogo Vieira, segundo classificado na última etapa, triunfou na classificação por pontos e o espanhol Abel Álvarez (Bathco) foi o vencedor da classificação da montanha, cabendo a Afonso Silva o prémio do melhor jovem. Por equipas venceu a Academia Joaquim Agostinho / UDO.

Colectivamente a equipa da Academia Joaquim Agostinho / UDO foi a vencedora, a equipa espanhola Bathco foi a segunda e a equipa do Sporting Clube de Portugal / Tavira / Formação Eng. Brito da Mana completou no terceiro lugar

Rodrigo Caixas o melhor ciclista do CC A. Paio Pires

A equipa do LA Aluminios / SGR Ambiente / Clube de Ciclismo da Aldeia de Paio Pires teve Rodrigo Caixas o seu melhor atleta e mantendo o 7º lugar da geral a 1m15s do líder da prova, obteve ainda o 3º na camisola laranja, e 17º na classificação por pontos.

João Parreira saltou do 93º para um 74º a 38m13s, Jorge Soares passou de 74º para 76º a 38m45s fechando a participação da equipa, Francisco Ramalho e Cláudio Pereira não concluiram a etapa.

Colectivamente o Clube concluiu na 18ª posição entre as 20 equipas participantes.

 

Visualize aqui o artigo da 1ª etapa.

Visualize aqui o artigo da 2ª etapa.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Fotos: Rui Jorge – ACM

Parceiros