Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Pombal 22º Passeio marcado com muita chuva

O Clube de Cicloturismo de Pombal levou para a estrada este domingo 15 de abril, o seu 22º passeio de bicicleta, um evento que fazia parte do calendário oficial da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), numa extensão de 60 quilómetros.

Início do passeio, com a equipa organizadora na frente

Uma centena de amantes da bicicleta, resistiu às más condições climatéricas, e mesmo debaixo de chuva, não desistiram de pedalar, proporcionando à organização realizar assim, mais um grande passeio, exemplar na forma como o tem vindo a fazer ao longo dos anos, o qual é apreciado por muitos.

Concentração em Pombal

A Central de Camionagem de Pombal, foi o local da concentração a partir das 8 horas da manhã, derivado à mas condições climatéricas, e de acordo com todos, a partida foi atrasada em meia hora, começando os cicloturistas a rolar pelas 9,30.

Com passagem por, Venda da Cru, Aldeia dos Redondo, Pinheirinho, Casal Velho, Casal Fernão, Alto Cabaço, Barco, e Pombal, com paragem no Jardim Municipal, foi a primeira parte do passeio, seguindo-se um abastecimento a todos os participantes.

Seguiu a segunda parte do passeio, com a caravana a passar por, Barrocas, Casalinho, Vermoil, Tiroeira, Valdeira, Pombal, Caseirinhos, e Capela Nossa Sra. Belém, onde o passeio veio a terminar cerca das 12,30, com um final especial de roda livre com cerca de 500 metros, a partir de Caseirinhos até ao alto da Capela Nossa Sra. Belém, com uma inclinação sem dívida muito acentuada, mas onde alguns conseguiram superar a mesma.

O postal ilustrado:

Pombal é uma cidade portuguesa pertencente ao distrito de Leiria, foi fundada por Dom Gualdim Pais, Grão-Mestre da Ordem dos Templários, que mandou construir o seu Castelo, e deu-lhe Foral no ano de 1174.

Pombal é terra de história, de lendas e de gente ilustre, do grande Marquês de Pombal, do historiador e escritor João de Barros, do político Mota Pinto, da poetisa Martel Patrício, do médico e escritor Amadeu da Cunha, entre tantos outros.

Aqui podemos encontrar um sem número de coisas para visitar e descobrir, numa terra de grandes tradições, com locais maravilhosos, onde este domingo apesar da chuva que caiu, muitos puderam disfrutar dos mesmos, os quais se recomenda a visitar.

Armando Vieira “Satisfação de mais uma missão cumprida”

E foi por estes locais e terra de tradições que acompanhamos o passeio deste domingo, onde se não fosse a chuva, teria sem dúvida muitos mais participantes, mas, onde na opinião de Armando Vieira, presidente do Clube de Cicloturismo de Pombal, nos dizia no final com satisfação de mais uma missão cumprida.

Foi um belo passeio, apesar do número de participantes não serem numerosos, tivemos equipas que vieram de Lisboa, uma delas pela primeira, participantes da zona, de Leiria, Coimbra, Marinhais, todos com vontade de pedalaram, e muitos desde a primeira edição.

A chuva, foi uma das causas de menor participação, porem, outros eventos marcados para o mesmo dia divide participantes, o que por vezes em nada abona as organizações, ficando os números abaixo do esperado, mas continuamos a tentar dar o nosso melhor, e a garantir qualidade.”

Belo passeio

É foi sem dúvida um belo passeio, a organização soube antes, durante e após o evento satisfazer todos que marcaram presença, tentando esmerar-se para dar o seu melhor, o que tem feito de ano para ano, neste que já uma vez foi considerado o melhor passeio do ano.

Um passeio que não levou forças policiais, apenas elementos do Grupo de Motares de Pombal, os quais deram segurança a todo o pelotão. Finalizando o mesmo, com um almoço convívio, onde não faltou o tradicional e suculento porco no espeto.

Da nossa parte, temos de dar os parabéns por esta organização, ainda deixar o nosso agradecimento pela maneira que mais um ano fomos recebidos, fazendo votos de marcar presença novamente em 2019, se não for antes em mais uma edição das 14 horas a pedalar, ficando até lá os votos de bons passeios, boas pedaladas.

Podem ser visualizadas mais fotos deste evento.

Texto: José Morais
Fotos: Helena e José Morais

 

 

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta