Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

EDP Grande Prémio de Natal 60 anos sempre em forma

A 60ª edição do “ EDP Grande Prémio de Natal ” já conta com 5.000 inscritos!

Grande Prémio de Natal 60 anos sempre em forma

É uma das mais antigas provas de estrada de Portugal e celebra este ano a sua 60ª edição!

Só por este número, já merecia um destaque muito especial o “ EDP Grande Prémio de Natal ”.

Depois, merece ainda mais relevância pois na sua renovação não perdeu nada das suas raízes, bem pelo contrário, já que associativismo desportivo esteve na sua génese e está agora na sua execução.

De facto, a prova projetada em 1946, em período pós-guerra, foi uma iniciativa de um clube de Lisboa, o Sporting Clube de Portugal, e de um meio de comunicação social, o jornal “A Bola”.

Depois, com a Associação de Atletismo de Lisboa a levá-la a efeito, esta importante competição, das mais emblemáticas, durante largos anos exclusiva de atletas federados, permitiu a participação da elite nacional.

Carlos Moia

Na atualidade, volta a ser um clube a ter a liderança da sua organização, o Maratona Clube de Portugal, de novo tem uma parceria fundamental com um meio de comunicação nacional, a TVI, sendo a inovação a parceria com o setor privado, encabeçado pela EDP, patrocinador principal, que permitiu relançar a prova para as principais agendas, mantendo um cariz de elite entre os principais concorrentes, mas ampliando largamente a participação popular.

Recomeçam os embates Benfica – Sporting

Embora se realize no mesmo dia do Campeonato da Europa de Corta-Mato, que levará Portugal a apresentar equipas com vários dos melhores meio-fundistas nacionais, no que diz respeito aos corredores de elite, o “ EDP Grande Prémio de Natal ” vai regressar aos bons velhos tempos com uma grande participação dos clubes lisboetas, especialmente do clube que esteve ligado à sua estreia, o Sporting Clube de Portugal.

De destacar assim, a presença de atletas olímpicos, campeões europeus e nacionais que representam os maiores clubes portugueses, predominantemente atletas do Sporting e Benfica.

Foram homenageados o medalhado olímpico e campeão do mundo Rui Silva, a campeã olímpica Vanessa Fernandes e a campeã europeia, Sara Moreira (recordista do percurso).

Foto do grupo de atletas na apresentação do evento

A sportinguista Sara Moreira é a grande favorita ao triunfo individual, podendo ser figura de proa na equipa do Sporting para um triunfo colectivo, que contará ainda com Sandra Teixeira.

Do lado do Benfica, além da Vanessa Fernandes, vice-campeã olímpica em 2008, Melanie Santos é também a cabeça de cartaz da equipa.

Fora destas duas equipas, uma das atletas que poderá lutar pelos primeiros lugares é Doroteia Peixoto.

Um leque de atletas de qualidade presentes em masculinos

O Sporting Clube de Portugal apresentará muitos dos seus melhores atletas. O Luís Feiteira, duas vezes vencedor desta prova, estará na partida com Eduardo Mbengani, Pedro Ribeiro, Sérgio Dias, Hugo Correia e Hélder Santos.

Em masculinos, estão confirmados ainda Hermano Ferreira, El Kalay, Emanuel Rolim, Paulo Pinheiro, Pedro Ribeiro, Helder Santos, Marcelo Dias, Carlos Costa, Luis Fernandes, Ruben Pessoa e os olímpicos do triatlo João Pereira e Miguel Arraiolos.

No sector feminino, estão confirmadas também as atletas Ercília Machado, Claudia Pereira, Joana Costa, Silvana Dias, Catarina Guerreiro, entre outras.

Ercilia Machado

Uma nota especial para a presença de Paulo Guerra, um especialista em corta-mato, como o atestam a medalha de bronze nos mundiais, até aos quatro títulos europeus, que irá participar, simbolicamente, nesta competição.

Em 2016 a magia com o Grande Prémio de Natal invadiu Lisboa, como será em 2017 ?

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta