25.º Troféu Alpendre Internacional do Guadiana

Jordi Simon vence depois de 150 quilómetros em fuga

O espanhol Jordi Simon (Team Ecuador) venceu ontem a primeira etapa do Troféu Alpendre Internacional do Guadiana, uma tirada de 155,6 quilómetros com partida e chegada em Vila Nova de Cacela, e é o primeiro líder da competição.
Jordi Simon saiu do pelotão, na companhia do português Hernâni Broco (LA Alumínios-Antarte), com cerca de 4 quilómetros percorridos, conseguindo levar a escapada até à meta, onde venceu em solitário, ao fim de 3h40m57s, correspondentes a uma elevada média de 42,254 km/h, responsável por que o pelotão se partisse em vários grupos.
Hernâni Broco foi o segundo classificado, a 9 segundos, enquanto Ryan Anderson (Optum p/b Kelly Benefit Strategies), a 16 segundos, foi o terceiro classificado e primeiro do pelotão. Na geral, Simon comanda com 11 segundos de vantagem sobre Broco e com 26 segundos relativamente a Anderson.
“Esta é a minha primeira corrida do ano. Não esperava estar tão bem. Entrei na fuga com o Hernâni Broco logo ao quilómetro quatro, viemos sempre a render-nos e a vantagem subiu para mais de 8 minutos. Nos últimos 50 quilómetros o pelotão acelerou muito, mas conseguimos ainda discutir a vitória. Ataquei a cerca de quilómetro e meio da meta e consegui ganhar. Hoje quero celebrar esta vitória e amanhã logo se vê, porque foram muitos quilómetros escapado e poderei ter de pagar a fatura”, reconheceu o dono da camisola amarela, símbolo de comandante da geral individual, da verde, dos pontos, e da azul, da montanha.
Hernâni Broco reconheceu a superioridade do companheiro de aventura: “Entendemo-nos bem numa fuga de mais de 150 quilómetros, feita a alta velocidade e com muito vento. Só faltou mesmo a vitória, mas o Jordi Simon atacou já perto do quilómetro final, foi mais forte e está de parabéns”.

Rui Oliveira (Liberty Seguros/Carglass) lidera a classificação da juventude e Daniel Freitas (Anicolor) é o melhor ciclista das equipas de clube. Coletivamente, a primazia pertence à LA Alumínios-Antarte.
A 25.ª edição do Troféu Alpendre Internacional do Guadiana termina neste domingo com a realização da segunda etapa, 163,6 quilómetros com partida (10h50) e chegada (14h43) em Alcoutim. O percurso, muito ondulado, com três contagens de montanha, permite aos adversários de Jordi Simon pensarem em destronar o espanhol.
O Troféu Alpendre Internacional do Guadiana integra o programa Cyclin’Portugal Algarve, iniciativa da Federação Portuguesa de Ciclismo visando promover a região como destino privilegiado para a prática da modalidade, contribuindo, simultaneamente, para o desenvolvimento da competitividade do pelotão português, por via do contacto com as equipas estrangeiras presentes.

Classificações
Etapa 1: Restaurante Alpendre – Vila Nova de Cacela, 155,6 km
1.º Jordi Simon (Team Ecuador), 3h40m57s (Média: 42,254 km/h)
2.º Hernâni Broco (LA Alumínios-Antarte), a 9s
3.º Ryan Anderson (Optum p/b Kelly Benefit Strategies), a 16s
4.º Daniel Freitas (Anicolor), mt
5.º Pedro Paulinho (LA Alumínios-Antarte), mt
6.º Guillaume Boivin (Optum p/b Kelly Benefit Strategies), mt
7.º Jesús Ezquerra (ActiveJet), mt
8.º Rafael Silva (Efapel), mt
9.º Samuel Caldeira (W52-Quinta da Lixa), mt
10.º Rui Oliveira (Liberty Seguros/Carglass), mt

Geral
1.º Jordi Simon (Team Ecuador), 3h40m43s (Média: 42,254 km/h)
2.º Hernâni Broco (LA Alumínios-Antarte), a 11s
3.º Ryan Anderson (Optum p/b Kelly Benefit Strategies), a 26s
4.º Pedro Paulinho (LA Alumínios-Antarte), a 29s
5.º Samuel Caldeira (W52-Quinta da Lixa), mt
6.º Daniel Freitas (Anicolor), a 30s
7.º Guillaume Boivin (Optum p/b Kelly Benefit Strategies), mt
8.º Jesús Ezquerra (ActiveJet), mt
9.º Rafael Silva (Efapel), mt
10.º Rui Oliveira (Liberty Seguros/Carglass), mt

Parceiros

Deixe uma resposta