26º Corta Mato de Amora com recorde de participantes

 

O Corta-Mato Cidade de Amora está inserido no calendário de provas do Troféu de Atletismo do Concelho do Seixal e enquadra-se nos princípios orientadores do Plano Municipal de Desenvolvimento Desportivo do Concelho, que tem como objetivos promover a prática massiva do desporto, através da corrida ao ar livre em plena natureza; popularizar a prática da corrida de longa distância como variante desportiva acessível a todos; contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e combater o sedentarismo.

O belissimo circuito criado no Parque do Serrado, situado na Amora, voltou a ser palco deste magnifico evento, numa manhã que surgiu solarenta, para a espaços refrescar e presentear os presentes com algumas gotas de chuva, mas nada que impedisse o seu êxito.

Amora é o nome popular dado a diversas frutas de formato semelhante mas pertencentes a géneros e mesmo famílias botânicas diferentes, mas neste caso concreto é uma cidade e freguesia portuguesa do concelho do Seixal e distrito de Setúbal.

Amora é uma povoação bastante antiga, já referenciada em 1384, na Crónica de D.João I, obra do cronista Fernão Lopes. O escriba do rei refere-se a Amora quando localiza as galés do Mestre de Avis, que se encontravam abrigadas no braço do rio Tejo, que fica entre o Seixal, Arrentela e Amora.

Data deste período o aparecimento do primeiro núcleo populacional desta zona, situado em Cheira Ventos, na zona hoje conhecida como Talaminho.

A freguesia foi elevada a vila a 30 de Junho de 1989 e a cidade em 20 de Maio de 1993.

António Silva do Sporting Clube de Portugal, e Susana Cunha, do Sporting Clube de Linda-a-Pastora foram os grandes vencedores da 26.ª edição do Corta-Mato Cidade de Amora, que se correu hoje, no Parque do Serrado. A prova, que foi disputada por escalões, de benjamins B a veteranos, bateu hoje o seu record, ao contar com a participação de 1.156 atletas de 110 clubes de todo o País.

atletismo06
Da esquerda para a direita, Hugo Correia, António Silva e Nelson Cruz

Na prova de seniores masculinos, o atleta António Silva, do Sporting Clube de Portugal, concluiu a prova de 10 mil metros em 32 minutos e 20 segundos, seguido de Nelson Cruz, do Clube Pedro Pessoa que alcançou o tempo de 32 minutos e 25 segundos. O terceiro lugar pertenceu a Hugo Correia, do Sporting Clube de Portugal que cortou a meta aos 32 minutos e 48 segundos.

atletismo02
Susana Cunha

Já no setor feminino, a atleta Susana Cunha, completou os 6 mil metros em 23 minutos e 7 segundos, seguida de Raquel Trabuco, do Clube de Futebol “Os Belenenses” que cortou a meta aos 23 minutos e 50 segundos. O terceiro lugar deste escalão foi conquistado pela atleta Sandra Conceição, do CEFA-Marinha, com 25 minutos e 38 segundos.

atletismo04Pedro Marques, atleta do Clube Pedro Pessoa Escola Atletismo,  que obteve o 15º lugar de seniores com o tempo de 36m, 37s, prestou declarações a “O Praticante” sobre a prova e a sua prestação na mesma.

Que significado teve esta prova para ti?
O Corta-mato de Amora para mim é a prova mais importante realizada no concelho do Seixal e distrito de Setúbal. É certo que já foi uma prova com carácter internacional, no entanto tem servido agora de selecção para a equipa nacional e é uma prova a considerar colocar no calendário por qualquer atleta. Portanto finalizar esta prova, tem sempre uma grande importância para mim, pois tem sido no Seixal que tenho evoluído como atleta.

Ao acabares a prova, ficaste contente com o resultado alcançado, o que te deixou mais feliz ?
O resultado individual foi bom, melhorei o meu antigo melhor tempo de 2013 em 40 segundos. Poucos minutos depois de finalizar, fiquei ainda mais feliz por saber que o CPPEA, equipa que agora represento, ganhou por equipas nas provas principais de Sub-23 e Seniores M e F.

Aspetos a melhorar para a próxima prova?
Ao nível organizativo não tem havido grandes falhas, os resultados saem rápido. O público aderiu bastante, há que continuar o bom trabalho da Câmara do Seixal na modalidade do atletismo e voltar a tentar trazer os atletas africanos para que ainda haja mais publico, pois o seu apoio é de enorme importância para o desempenho dos atletas.

Em 2015, os campeonatos europeus da modalidade decorrem em França, na cidade de Toulon-Hyères, a 13 de dezembro. Tradicionalmente, o crosse de Amora é uma das últimas provas de seleção antes dessa prova internacional.

O Corta-Mato Cidade de Amora é organizado pela Câmara Municipal do Seixal e Junta de Freguesia de Amora, com o apoio do Movimento Associativo, Federação Portuguesa de Atletismo, Associação de Atletismo de Setúbal e de “O Praticante” como média partner.

Fotos: Miguel David / O Praticante

Clique aqui para ver os resultados

Clique aqui, visualize o álbum I

Clique aqui, visualize o álbum II

Parceiros