28º Encontro Internacional de Cicloturismo Sesimbra/Algarve

Depois de um interregno, voltou novamente á estrada este fim-de-semana, 3,4 e 5 de julho, mais uma clássica do cicloturismo nacional, denominada por Sesimbra/Algarve, um evento organizado pelo Núcleo de Cicloturismo de Sesimbra, em parceria com a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB).
Este evento que se realizou este ano pela 28ª vez, foi dos passeios mais populares do cicloturismo nacional, chegando a juntar mais de 3500 pessoas a pedalar entre Sesimbra, e o Algarve, atualmente os tempos são outros, os apoios poucos ou nenhuns, as dificuldades imensas, e estar dois ou três dias ausente de casa, trás imensas despesas aos participantes, muitas equipas que eram apoiadas pelas autarquias acabaram, muitos Núcleo vivem com imensa dificuldades, e muitos cicloturistas passam atualmente pelo desemprego, não possuem condições para este tipo de evento, o que optam muitas vezes por ir ao mais pertos da sua resistência.
Mas este ano o evento voltou á estrada, contou apenas com cerca de centena e meia de amantes da bicicleta, mas valeu a pena, palavras da organização, que na pessoa de José Manuel Caetano, presidente da FPCUB dizia á nossa reportagem: “Este ano voltamos novamente a apoiar este evento, existem dificuldades como todos sabem, mas este é um passeio de tradição e não queremos perder o mesmo, já interrompemos, muitos pedidos a que o mesmo fosse novamente para a estrada, e satisfizemos assim muitos dos nossos associados.
Tivemos uma participação não muito grande, mas satisfatória em relação á crise, tentaremos num futuro que este evento aumente o número de participantes, mas nesta fase o importante é o mesmo não morrer, e este ano apesar de serem poucos, valeu a pena o esforço de colocar novamente na estrada uma das clássicas mais antigas da modalidade”.
Foi sem dúvida mais um grande evento cicloturistico, apesar de pouca aderência, valeu a pena. O evento que teve início na sexta-feira, apenas facultativo, ligou Sesimbra a Setúbal numa extensão de 30 quilómetros.
No sábado começou o grande desafio, pela frente 86 quilómetros, ligando a Comporta a Vila Nova de Milfontes, com passagem por Carvalhal, Santo André, São Torpes, Porto Covo.
No domingo a derradeira etapa, 110 quilómetros ligava Vila Nova de Milfontes a Espiche, com passagem por Fataca, Odeceixe, Rogil, Aljezur, Alfambras, Carrapateira, Vila do Bispo e Espiche, onde veio a terminar o 28º Encontro Internacional de Cicloturismo Sesimbra/Algarve.
Este ano o evento percorrido por equipas, o que proporcionou aos participantes fazerem a velocidade que bem entendessem, existindo aqueles que percorreram o trajecto a uma velocidade mais elevada, também existiram outros que se deslumbraram com as paisagens, já que pedalaram descontraidamente, apreciando os belos locais por onde passavam, já que todo o passeio foi feito pela Costa Vicentina.
Num domingo onde o bom tempo se fez sentir, e o calor marcou presença, ficou a satisfação de todos, e a promessa de voltar em 2016, para mais um tradicional Sesimbra/Algarve, até lá ficam os votos de bons passeios, boas pedaladas.
Foto: José Morais

Parceiros