9º Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta” 2014
O Torreão Poente da Praça do Comércio em Lisboa recebeu no dia 17 de setembro, a 9ª edição do premio Nacional “Mobilidade em Bicicleta”, uma organização da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), este ano contou com mais doze galardoados, e foram eles; em Cidadania, Artur Lourenço, em Comunicação Social, Pedais.pt, José Barreto/TSF Bikes, em Dinamização Cultural da Bicicleta, Lisboa E-Nova, Cicloficina do Oriente, Fidalbyke, em Autarquias, Câmara Municipal de Ovar, em Empresas, RCICLA, Velocité Café, Polisport, Bike Zone, em Forças de Segurança, Polícia Municipal de Lisboa.
O evento iniciou-se com a receção aos participantes e convidados, pelas 17,15 iniciou-se a cerimónia, a mesa era composta por José Manuel Caetano, presidente da FPCUB, O vereador Sá Fernandes da Câmara Municipal de Lisboa em representação de António Costa, o Secretário de Estado da Administração Interna João Almeida, e Roque Oliveira, deputado e representante também da FPCUB.
O presidente da Federação abriu a secção, agradecendo a presença de todos, com um agradecimento especial para o Município da Murtosa, pela forma como recebeu em Julho a X Semana Europeia de Cicloturismo que juntou mais de 1200 participantes dos quatro cantos do mundo.
Seguiu-se Miguel Barroso da FPCUB, que apresentou a mesma, ao mesmo tempo que falou no novo código de estrada, e da importância cada vez maior da bicicleta na vida do cidadão. Seguiu-se o vereador Sá Fernandes que falou sobre o congresso Velo City, ao apresentar o projecto e a candidatura para Lisboa receber o evento, ficando confiante que o mesmo se possa realizar na capital. Seguiu-se a intervenção do Secretário de Estado da Administração Interna, que referiu as alterações feitas pelo governo, as alterações ao novo código da estrada, e o apoio que o governo promete para a bicicleta. Depois das intervenções, seguiu-se a entrega dos prémios aos galardoados, com a intervenção dos mesmos, agradecendo os mesmos.
A 9ª edição foi sem dúvida interessante, com prémios entregues em prol da bicicleta e da mobilidade, com pessoas a destacarem-se pelos seus feitos, e confirmada pelas palavras de José Manuel Caetano em entrevista á nossa reportagem que dizia; “Como todos os outros, este Prémio que é o 9º, decorreu com bastante afluência, e teve a justeza da parte da FPCUB de reconhecer quem ao longo destes anos, tem acompanhado a mobilidade em bicicleta, quer sejam autarquias, organismos públicos, cidadãos, empresas, entre outros. Achamos que cumprimos a nossa função, ou agraciar pessoas com bastante trabalho nesta área, o que nos veem ajudar no futuro, quer na divulgação da bicicleta, quer na continuação do trabalho que vão continuar a fazer, porque de certeza ficaram encantados com o prémio e vão continuar a trabalhar agora com mais entusiasmo, e este prémio será para continuar enquanto houver razões para isso”.
Perguntamos os projectos para o futuro, ao qual José Manuel Caetano dizia; “Já no próximo sábado vamos estar com um grande passeio em Lisboa, neste momento já temos mais de 1200 participantes inscritos, se o tempo ajudar serão sem dúvida ainda mais, a partir das 14horas no Terreiro do Paço vamos evadir o mesmo com bicicletas, outros grandes projectos existem ainda para este ano, e vamos acima de tudo lutar pela mobilidade, para que a bicicleta seja vista com olhos de ver, é uma alternativa”.
Estas as palavras do responsável máximo da FPCUB em reportagem no final do encerramento da Cerimónia, que terminou cerca das 19 horas, com mais um Prémio da Mobilidade sem dúvida muito positivo, onde “O Praticante” foi galardoado em 2013.
Pouco mais para dizer, deixando de seguida um resumo do que tem sido este evento, despedindo-me até ao próximo sábado, onde em Lisboa se espera uma grande adesão de bicicletas, na semana da mobilidade.
“Uma retrospetiva do Prémio da Mobilidade”
A FPCUB decidiu criar em 2006, o Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta” de forma a reconhecer publicamente o contributo de determinadas entidades ou pessoas individuais que tenham promovido a utilização da bicicleta nas suas múltiplas vertentes, através da criação ou melhoria de condições e facilidades em Portugal e/ou da divulgação de iniciativas fomentadoras do uso deste veículo não motorizado. No âmbito da atribuição do Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta” são anualmente consideradas as categorias: Autarquias, Cidadania, Comunicação Social, Empresas e Clubes, Ativismo e Intervenção Social, Dinamização Cultural da Bicicleta, Entidades Públicas. O Prémio é simbólico e constituído por peças em vidro artesanal português.
Em 2006 os premiados foram: Empresas de Transportes: CP – Comboios de Portugal, Metropolitano de Lisboa, FERTAGUS, Metro do Porto; Autarquias: Câmara Municipal de Aveiro, AMAL – Área Metropolitana do Algarve; Individuais: Crisóstomo Teixeira (ex. presidente da CP); Comunicação Social: Bike Magazine e Inês Boaventura (jornalista do Público).
Em 2007 os premiados foram: Empresas de Transportes: Soflusa, Transtejo; Comunicação Social: LUSA – Agência de Notícias de Portugal, SIC; Pessoas Individuais: Rui Godinho, Capitão da GNR Frederico Galvão da Silva, João Soares.
Em 2008 os premiados foram: Empresas de Transportes: Carris; Autarquias: Câmara Municipal de Almeirim, Câmara Municipal de Loulé; Individuais: Carlos Gaivoto, Mário Soares; Comunicação Social: Diário de Noticias, RTP, Transportes em Revista; Ensino: Universidade do Minho.
Em 2009 os premiados foram: Cidadania: Velocipédi@, Escolinha da Bicicleta do Núcleo Cicloturista de Alvalade, Fórum BTT; Empresas: Stand Jasma (SCOTT), Planbelas; Empresas de Transporte: Fertagus; Individuais: Tiago Andrade Santos (Marginal na Marginal), Maria Teresa Craveiro, Alexandre Ellis (Embaixador Inglês em Portugal); Comunicação Social: Jornal de Notícias; Entidades Públicas: Polícia de Segurança Pública; Autarquias: Câmara Municipal da Murtosa, Câmara Municipal de Lisboa.
Em 2010 os premiados foram: Cidadania: António Cruz, Comissão Nacional para as comemorações do Centenário da República; Comunicação Social: José Candeias (Antena 1); Criatividade: Johnny Galvão & Rui Reis; Empresas: Biclas.com, Camisola Amarela; Empresas de Transportes Colectivos: CP Lisboa; Metropolitano de Lisboa; Entidades Públicas: Assembleia da República, Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, I.P; Pessoas Individuais/individualidades: José Rocha Januário.
Em 2011 os premiados foram: Empresas: Cenas a Pedal, Comunicação Social Escrita: Ciclismo a Fundo, Autarquias: Moita e Vila Real de Santo António, Empresas de Transportes Coletivos: Fertagus, Comunicação Social Escrita: Freebike, Cidadania: Humberto Candeias e Raid 5000, Comunicação Social Online: Jornal Ciclismo, Individuais/individualidades: Leonel Mendonça.
Em 2012 os premiados foram: Cidadania: Paulo Guerra dos santos, Comunicação Social Escrita: Revista B- Cultura da Bicicleta, Comunicação Social Online: BTT TV, Empresas: El Corte Inglês, Velo Culture Porto e Inframoura, Empresas de Transportes Coletivos: Horários do Funchal Transportes Públicos SA e Transtejo Soflusa, Site: Ciclovias, Ativismo e Intervenção Social: Cicloficina dos Anjos, Dinamização Cultural da Bicicleta, Autarquias: Câmara Municipal do Porto.
Em 2013 os premiados foram: Cidadania: Bike Barreiro, Braga Ciclável, Major Poiares, Subcomissário Gancho, Comunicação Social: Idálio Revez, O Praticante e Jornal Pedal, Dinamização Cultural da Bicicleta: Festival Bike Portugal, Autarquias: Câmara Municipal de Torres Vedras e José Sá Fernandes – Vereador do Ambiente Urbano, Espaços Verdes e Espaço Público da Câmara Municipal de Lisboa, Empresas e Clubes: BK Portugal, CTT – Correios de Portugal, Sport Zone e Futebol Clube do Porto, Entidades Públicas: Grupo de Trabalho para a Segurança Rodoviária da Assembleia da República.